O Azarão - Trilogia Irmãos Wolfe #01 - Markus Zusak

Muitas pessoas já leram “A Menina que roubava livros” (que vai virar filme em breve), e/ou “Eu Sou O Mensageiro”, livros que já foram lançados aqui no Brasil há bastante tempo, e que são sucessos de vendas em todo mundo (para ler as resenhas das obras, basta clicar nos títulos). Juntamente com eles, vieram as críticas bem aclamadas sobre a escrita do autor Markus Zusak, que ganhou inúmeros fãs, porém antes mesmo destes sucessos ele já havia escrito histórias bem aclamadas pelo público, mas que ainda não tinham sido lançadas aqui no Brasil.
“O Azarão” é o primeiro livro de uma trilogia que conta a história de Cameron Wolfe, um menino de apenas quinze anos, que vive uma vida simples, humilde, e cheia de turbulências com sua família, seus pais e três irmãos em um subúrbio. Ele está sempre se metendo em confusões, mas nada sério demais. Sua vida pode ser descrita como o menino que admira o seu irmão mais velho, pois o acha bem sucedido, já que ele consegue tudo o que quer, tem um pouco de inveja do relacionamento da irmã, que vive no sofá beijando seu namorado sem se preocupar com a privacidade, e se mete em problemas tentando acompanhar o seu irmão que tem a idade mais próxima da dele.

Este é um livro que fala do cotidiano, dos problemas financeiros que uma família passa, dos problemas adolescentes em geral, do primeiro amor. Narrado em primeira pessoa, o protagonista sempre fala de seus medos e sonhos e de como é o mundo para ele, um adolescente brigando pelas suas crenças e tentando viver uma vida com o sonho de ser um dia melhor. Os personagens são incríveis, muito bem construídos e nos fazem criar uma certa simpatia ou até mesmo antipatia por eles, que contêm características especificas e  bem definidas.

Esta leitura nos faz refletir bastante sobre a vida e principalmente como é difícil passar pela fase da adolescência, e de como o mundo espera muito de você. O livro é bem curto, não chega a ter nem duzentas páginas e é fácil de ser acompanhado, já que ele possui um ritmo de leitura rápido e fluido, que quando percebemos já estamos na última página, e ficamos com um gostinho de quero mais quando termina, pois ficamos na expectativa de ver o menino que é o Cameron se tornar um homem, o que, creio eu, vai ocorrer nos próximos volumes.

A diagramação deste livro está ótima com letras bem espaçadas para a nossa leitura ficar confortável por mais tempo, além de conter páginas amarelas. A capa está bem interessante, apesar de não ser uma daquelas capas que eu olhe e ame de cara, quando paro para analisar, ela consegue transmitir um pouco do que se passa no desenrolar da leitura.

Recomendo este livro para todas as pessoas que gostem de um bom título, que aborda temas do cotidiano, sendo narrado por um menino de quinze anos que conta seus sonhos, medos e aventuras. Além disto, para quem já leu algum livro deste autor e goste de sua forma de escrever, não deve deixar de ler esta série, pois ela consegue nos cativar de uma forma incrível.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Deste autor eu só li A Menina que Roubava Livros, depois deste não tive a oportunidade de ler outros, mas estou encantada com essa série e com as capas!

    Adorei sua resenha, as fotos tbm ficaram lindas! *-*

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler algo do Zusak, dele comecei a ler 'A Menina que Roubava Livros', mas acabei abandonando. Quero retornar à leitura o mais breve possível.
    Sua resenha desse livro me deixou curiosa, é uma história que está sendo muito comentada atualmente. Cuti.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do Zusak =/
    Que vergonha né!! rsrsrs
    Nunca me interessei em ler resenha sobre esse livro mas agora que li TAI GOSTEI ;)
    E muito até, a historia e leve e mesmo assim aborda assuntos importante!!
    Pretendo ler!!
    Bjus

    ResponderExcluir