Azar o seu! – Carol Sabar

Apesar de eu ainda não ter lido nenhum livro da autora Carol Sabar, eu li varias resenhas sobre o seu primeiro livro, "Como (quase) namorei Robert Pattinson" publicado pela editora Jangada, inclusive a que foi publicada aqui no House of Chick por Tatha, que para conferir é só clicar no título, e fiquei morrendo de vontade de ler um dos livros desta autora. Agora, com seu novo título, “Azar o seu!”, tive a oportunidade de começar a leitura e venho contar para vocês as minhas opiniões a respeito desta história.
Em “Azar o seu!” conhecemos Beatriz, uma mulher de vinte e cinco anos, que perdeu recentemente o emprego, e pior, por justa causa, apesar dela jurar que tudo não passa de uma armação. Beatriz, então, acumula várias dívidas, e se vê obrigada a voltar a morar em sua cidade natal com seu pai, para trabalhar em uma floricultura da qual ele é dono.
Com tudo isso na vida de Bia, e ainda o fato de que ela nunca conseguiu esquecer o seu primeiro amor, o irmão de sua melhor amiga que deu o primeiro beijo que ela conta de verdade (pois tecnicamente foi o seu segundo), e que foi morar em Londres para seguir carreira musical, e quem Beatriz não vê há dez anos, ela ainda por cima acaba enfrentando um tiroteio no meio de um engarrafamento, e, para piorar, um cara que estava no carro ao lado, que ela nunca viu na vida, estava acenando para ela antes do acontecido, e foi a socorrer quando tudo aconteceu.



Nesta história vamos conhecendo um pouco sobre a vida de Bia, e por relatos dela sabemos como ela era inseparável de sua melhor amiga, Raíssa, e de seu irmão mais velho, Gustavo, também conhecido como Guga, e de como a vida acabou separando eles e deixando nossa protagonista triste e sozinha. Mas, como o mundo sempre dá voltas, muitas coisas acontecem em toda a história e vemos que esses personagens ainda vão estar muito presentes em todo o livro.
Essa obra foi narrada em primeira pessoa, com a visão de Bia, e, por isso, conseguimos entender melhor seus pensamentos e seus sentimentos, o que foi bem legal.  Às vezes sentimos vontade de entrar em cena e falar com a protagonista, dar pistas para ela do que está acontecendo, e principalmente sorrimos com ela, ficamos aflitas, etc. Criamos uma verdadeira amizade com a Bia.


A escrita de Carol Sabar é incrível, rápida, divertida e leve. Ela consegue usar um tom cômico em sua forma de escrever, que dá um ar mais engraçado à história, fazendo com que seja uma leitura divertidíssima, que nos proporciona ótimos momentos. A narrativa é rápida, fluida e gostosa e nos deixa com um gostinho de quero mais quando chegamos ao final.
Achei bem interessante que a autora utilizou diversos tipos de relacionamentos no livro, como de pai e filho, de amigos, amorosos, etc. para explicar sobre eles, já que todos estão bem presentes no nosso dia a dia.


A capa deste exemplar está muito linda, a editora Jangada, assim como no outro livro da autora, caprichou bastante e nos trouxe uma ilustração maravilhosa que tem tudo a ver com a história e ainda caprichou na diagramação, com letras espaçadas que nos ajudam a ler por mais tempo sem cansar a nossa vista, além de páginas amarelas.
Recomendo esta leitura para todas as pessoas que gostem de um livro super divertido, leve e espontâneo, que consegue nos prender do início ao fim com sua linguagem rápida e fluida e que nos deixa com um gostinho de quero mais no final. Além disto, ele foi escrito por uma autora brasileira, o que nos deixa ainda mais cheios de orgulho.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. O nome dela não me é nem um pouco estranho, mas não consegui lembrar qual é o outro livro dela, tive de clicar no link da outra resenha pra identificar o dito cujo. Eu comecei a ler o outro livro, sabe, mas quando a protagonista fez uma analogia onde o comparativo era a Xuxa ser morena, tive rir tanto que larguei o livro, pois era bem na época que ela tinha pintado o cabelo. Não faz sentido algum ter largado o livro, eu sei, mas foi o que eu fiz, e depois nunca mais achei ele na biblioteca. Bem feito pra mim.

    Sobre o livro em questão, pra começo de conversa eu achei o título muito divertido, eu leria o livro só por ele já. A capa também, é um trabalho muito bom. A editora está realmente de parabéns, o mesmo vale para o outro livro da Carol.

    Alguns pontos do livro me deixaram com o pé atrás, esse lance do tiroteio é o principal deles. Não sei, não curti. Talvez lendo a história seja algo diferente do que eu imaginei, e eu passe a gostar. Mas quando eu li aquele pequeno trecho inicial do livro, e pude conhecer a escrita da Carol, tudo isso passou a ser irrelevante. Estou apaixonada. Sério. Preciso ler esse livro, muito!

    Então eu queria parabenizar a ideia, muito sagaz, de colocar uma imagem com um trecho do livro, pois assim podemos ter um aperitivo de como ele será e irmos nos identificando com a narrativa do autor. Genial a ideia, adorei! :)

    Att.,
    Eduarda Henker
    equipesomaisum@gmail.com
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Chance Extra – Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio!” @somaisumblog

      Excluir
  2. "Tenho que começar a ler os nacionais". É o que sempre digo a mim mesma após ler uma resenha de um livro cujo autor seja brasileiro.
    A capa desse livro me encantou. Simples e sugestiva.
    Gosto de livros divertidos, e a vida da Bia parece ter esse ponto. Ou talvez a forma como ela vê os fatos. Fiquei me perguntando como tanta coisa pode acontecer a uma pessoa só. Meus deuses! A Bia deve ser a protagonista mais cheia de azar que eu ouvi falar.
    Se eu consegui dar risadas com a resenha, imagine o que o livro me aguarda.
    Fiquei super interessada neste livro. Quem sabe ele não vá parar na minha estante futuramente.

    Rita Cruz
    ritacruz17@gmail.com

    Chance Extra – Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @RitaCruz666

    ResponderExcluir
  3. Ultimamente eu estou lendo muito livros nacionais, sério, os livros que eu tenho, metade é nacional, sem brincadeira, os autores brasileiros melhoram e muito, a escrita melhorou, as ideias para criar um livro também, os temas estão bem legais.
    Eu achei essa capa super divertida, fofa, simples, tudo ao mesmo tempo rs. Também nunca li nenhum livro dessa autora, mas já conhecia, por causa de outro livro dela, "Como (quase) namorei Robert Pattinson".
    Estou curiosa para ler esse livro, quero saber o porque ela perdeu o emprego, rs, quero saber o que ela aprontou, já que foi por causa justa rs.
    Bom, como o mundo dá voltas, provavelmente ela vai reencontrar o Gustavo, e eu adoro livros com esse tipo de historia, aquele amor do passado, que volta e tal, eu acho fofo *-*
    Eu adoro quando o livro é narrado em primeira pessoa, a gente se coloca na história, prende a atenção do leitor e também revela mais sobre os sentimentos e pensamentos do narrador, que no caso é a Bia. Mas em terceira pessoa, se bem narrada, também é ótimo. Depende da qualidade de quem escreveu.
    Mas enfim, dá um orgulhoso saber que existem autores brasileiros realmente talentosos, com livros ótimos para serem descobertos, infelizmente ainda existe um pouco de preconceito, porque, as pessoas acham que só porque é do Brasil, é ruim, mas não é bem assim, existem muitos autores bons aqui, espero que a mente dessas pessoas mudem. Adorei a resenha *-*

    Andressa_100.147@hotmail.com

    “Chance Extra – Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio!” @AndressaPalmaS

    ResponderExcluir
  4. A capa realmente é um charme, e todo mundo anda falando muito bem do livro, com certeza vou querer conferir.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Não curto esse estilo de livro, acho tudo muito normal e me faz uma falta danada o sobrenatural. Não que eu não leia coisas mais realistas, no momento por exemplo estou lendo A Menina que Roubava Livros, mas é que quando o livro puxa muito para o chick-lit costumam não me agradar...

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. P.s Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @BruFinland

    ResponderExcluir
  7. Ai que inveja danada de grande de vc! kkkkkk
    Eu tenho muita vontade de ler um livro da Carol, mas gente! Não entra em promoção em lugar nenhum!!!! As duas capas são lindas demais, eu adoro capas que tenham desenhos, fico viajando neles!

    Adorei a resenha, só me deixou mais curiosa quanto ao livro!

    Bjo^^

    Rockanapcm1@gmail.com
    rock_anapcm
    https://www.facebook.com/rockanapcm

    Ps: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @rock_anapcm

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li "Como quase namorei Robert Pattinson", mas como uma fã de Crepúsculo que sou (sim, eu gosto da série) ainda pretendo ler, até porque a Carol Sabar sempre foi muito elogiada. Também só tenho lido coisas boas a respeito de "Azar o seu" e parece que ela está amadurecendo muito bem como escritora e o que mais me chama a atenção é o lado cômico que ela coloca na história. Acho que essa é uma leitura ideal para depois que terminamos um livro mais denso, mais introspectivo. Nada melhor que um bom chick lit descontraído para retomar o ritmo de leitura.

    ResponderExcluir
  9. A Carol é uma autora que tudo que ela publica me dá vontade de ler! Não que eu já tenha lido algum, rsrsrs, mas o tom cômico que ela dá as obras dela são muito atrativos! Gente quem não tem vontade de ler uma história que a portagonista é a maior azarada e só se mete em roubada?? Não é o tipo de protagonista incomum que é perfeita e tem tudo na vida, é o tipo de protagonista real, só que com uma dose de azar extra. Eu só nao entendi porque o livro nao ganhou a nota máxima, afinal de contas não vi nenhum ponto negativo sobre a obra na resenha...

    Inês Gabriela A.
    gabiserelepe@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance Extra – Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @46Kju

      Excluir
  10. Sabe o que eu acho incrível? A maneira como a sua resenha é bem escrita e articulada, e como você conseguiu transmitir tão bem para as palavras os seus sentimentos a respeito da leitura. Não conhecia esse livro, muito menos a autora, mas, a partir de agora, ele entrou para a minha lista de prioridades.

    Adoro histórias leves e divertidas, que nos fazem cair na gargalhada e nos proporcionam momentos maravilhosos e, pelo que vi aqui, tenho certeza de que irei encontrar essas características nessa obra de Carol Sabar. Além disso, adoro me encantar com personagens e torcer por casais, então já sei que vou ser conquistada nesse livro.

    Ah, não poderia deixar de comentar sobre as fotografias, que lindas elas estão! Você tem bastante talento! Fora que a capa é realmente maravilhosa, eu amo ilustrações e essa está perfeita.

    A Editora Jangada está de parabéns por publicar esse livro, e a diagramação, pelo que dá para perceber pela foto e o que você falou, está ótima. Aliás, tenho visto o trabalho da editora com seus livros e estou curtindo bastante todos eles, a revisão e tradução deles é sempre impecável, assim como as capas e o trabalho gráfico em geral.

    Falando em ilustrações, deixa eu comentar algo a respeito dessa nova do seu blog (eu sei que nada tem a ver com a resenha, mas eu precisa dizer mesmo assim!), ela é tãããão lindaaaaa! A artista tem muito talento e vocês estão de parabéns por escolher ela e pelas ideias maravilhosas, acho que estão representando muito bem o blog.

    Sou fã do blog há muito tempo, só não comento muito porque, admito, tenho preguiça. Kkkk Mas eu adoro mesmo o trabalho de vocês, os textos que vocês escrevem são sempre impecáveis e muito bem escritos, a criatividade para criar coisas novas é ótima, a equipe inteira, tanta as donas, quanto as colunistas, estão de parabéns! O House of Chick é um dos meus blogs preferidos e eu tenho orgulho de dizer isso para meus amigos. Rsrs

    A cada resenha que leio me encanto mais com a literatura, principalmente a nacional que não é tão valorizada assim, como vocês mesmo comentaram no outro post. E parabéns pela iniciativa de fazer essa semana especial sobre os talentos nacionais.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah esqueci de deixar meu e-mail - louisesoares19@gmail.com Beijinhos ♥

      Excluir
  11. Comprei o meu "Azar é o seu" na pré venda, e ainda n]ap tive a oportunidade de ler, estou com muitos livros de parceria atrasados e pouco tempo para ler um livro realmente escolhido por mim no momento, mas pretendo lê-lo em breve.

    O maior motivo que fez comprado não foi o conhecimento do otímo trabalho da autora, porque embora eu também tenha seu primeiro livro ainda não o li, foi s simples e bela curiosidade.

    Como assim o cara que vai salvar ela é o tal Guga? Algo desse tipo que começou a se agitar dentro de mim e ai foi, comprei! rs.

    Adorei sua resenha, só aguçou mais minha curiosidade.

    nasproximaspaginas.blogspot.com
    raah_varella@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Sou doida pra conhecer a escrita da Carol mas ainda não tive a oportunidade!!Não sei porque são tao caros alguns livros nacionais rsrsrs ainda mais da jangada =/
    Mas esta na minha listinha e pretendo compra-lo logo!!
    Livros bem humorados que fazem nos envolver totalmente com a historia tanto que da vontade de bater um papo com a protagonista é uma delicia néah!!A leitura flui tão bem que na hora que damos conta o livro já acabou!!
    Amei a capa, e vc tem razão!!O orgulho não cabe no peito por ser nacional!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Amei esse livro! Não conseguia parar de rir enquanto lia, a Bia é uma figura!kkkk Amei porque além de ser super divertido e leve, achei a história muito fofa! Principalmente o Guga! Foi um dos poucos livros que eu dei muitas risadas! Agora quero ler 'Como (quase) namorei Robert Pattinson' , que com certeza, deve ser uma verdadeira comédia!

    ResponderExcluir