A Cruz de Morrigan, Trilogia do Círculo #01 - Nora Roberts

Eu começo essa resenha dizendo que peguei esse livro para ler com muito receio, só tinha ouvido falar de Nora Roberts com romances aguados e amorosos, pelo menos nas sinopses, e já peguei o livro esperando que fosse isso com vampiros. Mas quebrei a cara, e feio! Sim existe um romance, mas ele faz parte da história e não é a parte fundamental.

Em A Cruz de Morrigan, o primeiro livro da Trilogia do Círculo, da editora Bertrand Brasil o mundo da magia da Irlanda se abre diante do leitor. Hoyt um feiticeiro de 1128, de Eire na Irlanda, se vê diante da pior perda de sua vida, seu irmão Cian foi transformado em vampiro pela poderosa vampira Lilith, e ele quer vingança. Mas  a deusa Morrigan tem outra missão para ele, uma missão maior, bem maior: Hoyt terá que ir para o futuro em Nova York, encontrar seu irmão e convencê-lo de lutar ao seu lado contra Lilith, que está formando um exército de vampiros para dominar o mundo. E ainda formar um círculo, formado pelos irmãos e mais quatro pessoas: uma bruxa, uma erudita, um guerreiro e aquele de múltiplas formas.

Narrado em terceira pessoa, o que nos permite conhecer o pensamento dos diversos personagens envolvidos na trama, A Cruz de Morrigan é um livro que passeia entre o tempo, embora passe-se na época atual conta com personagens de outras épocas, o que cria uma mescla interessante de uma linguagem mais rebuscada e a nossa linguagem coloquial. Os personagens são muito bem estruturados desde o seu passado quanto a sua personalidade.

Glenna, é a bruxa que provêm de Nova York atual, embora seja uma mulher moderna, é adepta a rituais e tradições. Mas não aceita ser a mocinha da história luta com magia e força para ser aquela que vai matar quando necessário, para isso trava uma luta continua com os homens da trama para ter seu lugar.

Hoyt, o feiticeiro, alterna sua mente entre o que deixou em sua passado e o amor que descobriu no presente. Nunca desiste do amor que tem pelo irmão, e é responsável por fazer Cian ter consciência de que o amor está ainda guardado dentro de si. Hoyt e Glenna formam o par amoroso da trama, mas não aguarde o casal impossível dos livros, eles decidem ficar juntos, ficam, e ponto final, e isso definitivamente é um ponto positivo do livro!

Cian, o vampiro tem charme e sedução, aliado ao poder e ferocidade de um morto vivo, mas traz dentro de si a sabedoria que conquistou em seus novecentos anos de vida. Moira, a herudita, é uma garota doce e sincera, que tenta ser forte para o que o destino lhe impôs, ao mesmo tempo em que é romântica, e espera poder voltar para seu mundo. Larkin, seu primo e metamorfo, é como um adolescente que precisa provar que é capaz de cuidar de si e matar alguns vampiros, alterna momentos de sabedoria com imaturidade.

A trama é muito bem estruturada, tanto do ponto de vista da história quanto dos detalhes que Nora Roberts traz para cada passagem e personagem. É focada no conhecimento das qualidades e defeitos de cada personagem, já que eles nunca se viram antes, e precisam criar uma unidade, enfrentando diferenças e muitas brigas. A capa conta com elementos que remetem a importantes elementos da história: fogo, vampiros e espadas, além de todos os efeitos ao mesmo tempo, verniz, relevo e letras em dourado. A diagramação é simples, com uma fonte agradável de ler.

Surpreendente é o que posso dizer sobre este livro, com um final de abrir a boca, A Cruz de Morrigan é um livro para os carentes de boas histórias de vampiros, e para aqueles que querem vampiros malvados sedentos por sangue, além de uma bruxa que sabe de verdade do que se trata a magia!

A trilogia é completada pelos livros O Baile dos Deuses e O Vale do Silêncio, ambos já publicados no Brasil.


Avaliação

                                   




                                         >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO







Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. achei bem interessante! =] fazia muito tempo q num via um livro assim, de pessoas com poderes sobrenaturais, porém sem parecer cópia de outros mais famosos, uma história completamente nova e criativa, vou ler se tiver oportunidade para conferir melhor =]

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  2. Hum... gostei muito de verdade... Eu nunca li um livro dessa autora, na verdade nunca tive interesse mesmo. Mas agora lendo a sua resenha e a sinopse me chamou atenção demais.... gostei de verdade... rsrsr Acho que vou comprar ele. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a capa deste livro! Tenho o primeiro mas ainda não li, fiquei mega curiosa agora.... Quero os outros dois antes de começar a ler!

    Adorei sua resenha... acho que vou passá-lo na frente! hehehehehehe

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, na minha opinião este é o livro mais fraca desta trilogia.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Quando sai o resultado do TOP COMENTARISTA DE JULHO???

    ResponderExcluir
  6. Oieee!!
    Eu tenho esse livro mas ainda não o li por não ter os outros dois.. =S
    Gosto de ter pelo menos boa parte da série ou a trilogia completa para não passar tanta ansiedade.. rsrs
    Fico contente que gostou e confesso que fiquei aliviada também estava receosa mas com essa resenha me animei ainda mais para completar a trilogia e começar a lê-lo quanto antes!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Nunca li algum livro da Nora, fiquei bem curiosa :)

    ResponderExcluir