Doce Vampira - Ju Lund

Em “Doce Vampira” conhecemos um mundo onde vampiros e humanos interagem de forma pacífica. Lógico que a relação entre eles está longe de ser perfeita, já que os vampiros ainda são vistos como uma abominação, porém vivem em harmonia com os humanos, têm direitos e deveres e sua alimentação é controlada pelo estado.
Nossa protagonista Eduarda, mais conhecida como Duda, sempre estudou na mesma escola pública a vida inteira, mas agora que está indo para o último ano, sua mãe acha que ela deve ir para uma escola particular para se preparar melhor para o vestibular. Ela acabava passando mais tempo nesta nova escola do que em casa, não fez muitas amizades, pois considerava as pessoas esnobes, fazendo com que ela se sentisse sozinha. Mas quando uma nova menina se matriculou na escola, uma garota de aparência linda, parecendo até mesmo uma modelo, e entrou na mesma sala que ela, logo elas acabaram virando amigas, fazendo tudo juntas. Mesmo que essa nova menina de nome Ester não seja da mesma raça que ela, já que ela é uma vampira.



Lógico que nossa protagonista não ligou nem um pouco para sua amiga ser uma vampira, pois ela não gosta de catalogar pessoas, etc. E quando essa amizade vira algo mais, e percebem que é amor, ambas as meninas tem que enfrentar juntas este preconceito, não só por serem lésbicas, mas por Ester ser uma vampira, o que era mal visto perante a sociedade.


Quando a família da nossa protagonista acaba descobrindo a verdade, separam as duas meninas, que planejam fugir juntas quando Duda fizer dezoito anos. Quando isso acontece, ambas acabam fugindo, mas indo primeiro para a casa de Ester, onde Duda percebe que existem verdadeira cobranças, e que ela não conhece Ester tão bem, fazendo com que este relacionamento deixe de ser tão prazeroso. Fazendo com que nós, leitores, fiquemos com algumas dúvidas na cabeça. Será que o amor das meninas vai conseguir vencer todos os obstáculos? Será que uma jovem mortal pode ficar com uma vampira?


Achei bem legal o tema abordado pela autora, e gostei bastante de como a trama foi escrita. Misturando realidade e ficção, Ju conseguiu nos levar para um universo cheio de amor, intrigas, preconceito, entre outras coisas que nos prendem na leitura do início ao fim.
A narrativa foi leve e descontraída, o que fez com que eu conseguisse manter um ritmo de leitura agradável, e contou com o ponto de vista de Eduarda, o que achei bem legal, já que pude acompanhar melhor tudo que estava se passando com ela. Confesso que algumas vezes eu gostaria de saber um pouco mais sobre o que Esther pensava, mas isso porque o livro foi tão bem escrito que me deixou curiosa de todos os lados.


Quanto à capa, eu achei bem interessante, apesar de achar que poderia ter sido um pouco mais elaborada, e ela remete bem a história. A parte de trás da capa está bem legal, tem a mesma textura que em todo o começo de capítulo. Achei isso o máximo! Quanto à diagramação, as folhas são em páginas amarelas e as letras estão com a fonte em um tamanho confortável, fazendo com que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista.
Recomendo esta história para todo mundo que goste de um livro cheio de acontecimentos, que relata temas bem discutidos pela sociedade, que é o preconceito, e ainda nos trás uma história intrigante, com amor, tristeza, e muitos outros sentimentos, e com um final que ficamos querendo mais.



Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. COMO eu nunca ouvi falar sobre esse livro? COMO?

    Autora nacional, gaúcha, romance com elementos sobrenaturais e queer. Eu realmente não sei como não conhecia o livro, estou chocada. Eu amei loucamente a premissa da história e agora decidi que preciso ler o livro pra ontem!

    Muito, muito obrigada por terem me apresentado ele!

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://www.blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Chance Extra – Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio!” @somaisumblog

      Excluir
  2. Eu amo vampiros, simples assim, logo tudo que sai sobre eles eu sempre quero ler, sejam eles da fonte Drácula, sejam fontes mais modernas e meio doidas rs.
    O Doce Vampira deve trabalhar bem a relação que os diferentes têm, não há quem não tenha sofrido preconceito, nós mesmo pq lemos e compramos mtos livros hahaha! Mas pelos menos enquanto eles ficam no escuro da ignorância nós lemos e nos tornamos pessoas mais críticas, e porque não melhores?!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  3. P.s Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @BruFinland

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm quero muito ler este livro! de inicio gostei muito da capa, mas não cheguei a ler nenhuma resenha ou sinopse. Agora fiquei ainda mais curiosa, pois não sabia que o tema era preconceito homossexual. na sociedade onde vivemos, é maravilhoso encontrar autores que escrevem sobre esse assunto e leitores que leem e gostam.

    Parabéns pela resenha!

    bjo^^

    Rockanapcm1@gmail.com
    rock_anapcm
    https://www.facebook.com/rockanapcm

    Ps: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @rock_anapcm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @rock_anapcm

      Excluir
  5. Eu já tinha ouvido falar de "Doce Vampira" mas muito superficialmente e nunca cheguei a ler uma resenha sobre ela, então essa é a primeira. Fiquei bem impressionada com a coragem da autora de juntar o sobrenatural com um tema ainda polêmico que é a homossexualidade mas parece que o resultado foi muito bom. Acho bem positivo que os autores nacionais estejam seguindo também por essa vertente dos liros de fantasia porque assim temos uma visão mais perto da nossa realidade sobre esse mundo sobrenatural.

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Desde a primeira vez que li uma resenha de Doce Vampira me apaixonei.
    Confesso que quando li o título pensei "Mas uma história chata sobre o amor de uma mortal e um vampiro." De fato, trata-se de uma história de amor entre uma mortal e umA vampirA! Foi isso que despertou minha curiosidade.
    Nunca antes tinha visto ou ouvido falar de um livro que tivesse como protagonistas um casal homossexual. Um tema que tem sido bastante repercutido ultimamente e gerado discussões a respeito.
    E estou ainda mais empolgada porque hoje descobri que a escritora é brasileira. Eu PRECISO desse livro!
    Está no topo da minha lista de desejados. Espero conseguir comprar no meu próximo pagamento.

    Rita Cruz
    ritacruz17@gmail.com

    Chance Extra – Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @RitaCruz666

    ResponderExcluir
  7. Eu não quero ler esse livro, realmente não. Eu realmente cansei de vampiros, tudo em relção a eles me irrita, de tanto que o tema já foi explorado é realmente complicado fazer um livro com um ser desses sem ser clichê. Acredito que a única coisa não clichê nessa história é que o romance acontece entre duas meninas, de resto é a mesma coisa. Totalmente parecido. Não quero ler esse livro de jeito nenhum, não gostei da capa tbm. A autora pode ser até bem vista pelos blogueiros, mas essa obra dela não me comprou. De fato não é pra mim! Mas boa leitura para aqueles que vão se arriscar!

    Inês Gabriela A.
    gabiserelepe@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance Extra – Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @46Kju

      Excluir
  8. Eu já conhecia esse livro, afinal, praticamente todos os blog que eu conheço já fizeram resenha sobre ele rs, que bom para a autora. Mas, sinceramente, eu não sinto vontade de ler esse livro. Não acho que seja preconceito por causa do relação entre as personagens, afinal, eu já assisti séries, e filmes com relacionamento gay, e tenho parentes também, e acho que já li um livro também. O problema, é a historia do livro, esse negocio de vampiro convivendo diretamente com humanos, não é legal, não é o tipo de vampiro que eu curto, gosto de sangue, morder pescoços, essas coisas, coisa de vampiro mesmo.
    Mas, tenho que admitir que a historia das meninas é bastante bonita, afinal, todo amor é valido, e achei bastante legal também, que mesmo com esse todo preconceito que elas sofrem, elas continuam juntas, lutam juntas, é lindo. Espero que elas consigam vencer todos os obstáculos e fiquem juntas.
    Eu achei a capa meio estranha, sei lá, não é feio, nem ruim, mas é estranho, poderia ser melhor. Adorei a resenha :)

    Andressa_100.147@hotmail.com

    “Chance Extra – Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio!” @AndressaPalmaS

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir
  9. Foi meu primeiro livro sobre homossexualidade. O livro é bom, só não simpatizei muito com a Duda que entrou para minha lista de chatonildas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. PRECISO LER ESSE LIVRO! Todas as pessoas que gostam de ler e de vampiros deveria dar uma chance, por um único motivo e o que mais importa: A quebra de preconceitos. Já estava mais do que na hora de alguém lançar um livro homosexual, mostrar o tipo de amor que tem dentro de uma relação assim, igualzinho o amor de um casal hetéro, ainda existem pessoas ignorantes a tal ponto de não entenderem que as pessoas são iguais, só mudam suas opções de vida, a autora já esta de parabéns somente por ter a conragem de lançar um livro tabu. Eu com certeza vou procurar saber mais e ler, para poder expo-lo no meu blog também, quanto mais pessoas se ineteressarem a conhecê-lo melhor.

    Outro fator marcante para eu esteja já no buscape.com consultando o preço do livro são os vampiros. Criaturinhas de dentes pontiagudos são as minhas paixões.


    Espero encontra nesse livro tudo que eu mais gosto com um contexto bom.

    nasproximaspaginas.blogspot.com
    raah_varella@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro e me interessei muito!!
    Primeiro por que adoroo vampiros e segundo por abordar o homossexualismo que não é comum no tema..É sempre valido discutir sobre preconceito e abrir cada vez mais a mente de muitas pessoas por ai =S
    Gostei da capa achei bem sensual e diferente!!
    Com uma narrativa leve e diferenciada mesmo não sendo bem escrito me chamou atenção!!
    Espero ler em breve!!Bjus

    ResponderExcluir