Pobre não tem sorte #02 – Leila Rego

Essa resenha é sobre a continuação de "Pobre não tem sorte" (para ler a resenha, basta clicar no título), mas não apresenta nenhum tipo de spoiler, nem do primeiro volume.
Com o subtítulo “Alguma coisa acontece no meu coração”, podemos continuar acompanhando a saga e as loucuras (no bom sentido da palavra) da protagonista Mariana Louveira, uma mulher super estilosa, que não sai de casa sem estar bem arrumada e com make completa, mas que, atrás de toda sua aparência de patricinha metida e sua antiga atitude arrogante e que se acha superior aos demais, tem um bom coração.
O que acontece é que Mariana era uma pessoa ótima até que ficou noiva de Edu, bonito, rico, educado, médico, fofo, e todas as qualidades que se pode imaginar, e de repente seu ego começou a subir e ela passou a tratar todos de uma forma diferente, além de ficar bem fútil (no sentido bem ruim da palavra) e ter atitudes que até mesmo ela se envergonha de lembrar agora. Até que uma coisa terrível aconteceu com ela, que passou a se olhar com outros olhos e começou a mudar e a crescer como ser humano.
Agora ela está se mudando de Presidente Prudente para São Paulo junto com sua amiga Clara, em busca de seus sonhos e de uma melhora de vida e de personalidade. Mas já para começo de conversa, em sua lista de prioridades, procurar emprego está em último lugar, primeiro ela precisa visitar os shoppings e escolher seu preferido, conhecer famosos, fazer umas comprinhas, frequentar lugares caros e badalados... espera, então Mari não mudou tanto assim.


Pois é, ela não poderia prever que a vida em Sampa seria mais difícil, mais competitiva e com um ritmo totalmente diferente do que estava acostumada. Longe de sua família e de Edu, e sem muitos amigos, ela vai precisar se desdobrar enquanto segue em sua busca por um emprego, afinal agora já está vivendo na reserva e com empréstimos da amiga. É a partir desse momento que Mariana vai realmente conseguir mudar suas atitudes e vai perceber que para ser uma garota descolada ela não precisa apenas se vestir bem e frequentar lugares badalados, e começa a olhar para si mesma e para o passado, e enxerga sua vida com outros olhos, passando a ver que existem coisas mais importantes e que precisa mudar suas prioridades.
Como já comentei em algumas resenhas minhas (quem acompanha já deve ter lido em alguma), eu gosto muito de ler livros onde o protagonista começa de um jeito não muito legal, passa por um crescimento, e no final termina mais maduro, me conquistando nesse processo e me fazendo torcer por ele. E foi o que aconteceu com “Pobre não tem sorte”, no primeiro volume Mari começou uma pessoa bem desagradável e, ao terminar de ler o segundo (mesmo que ela já tenha tido uma melhora significativa no primeiro), podemos ver a diferença do antes para o agora, e eu a adoro.
Como esse livro é um chick lit, já dá para imaginar que a história será recheada de humor e a personagem principal vai passar por diversas situações bem engraçadas e algumas absurdas, levando o leitor a dar muitas risadas. Mari também tem um quê de Becky Bloom, a consumista mais conhecida e adorável da literatura, inclusive há uma citação sobre ela nesse livro, o que eu adorei.


Achei muito legal que a Mari fez um blog de moda e textos, e nós pudemos conhecê-lo um pouquinho, inclusive eu amei a história de Duda e João Sabiá criada por ela, que mesmo bem curtinha me conquistou totalmente! Queria poder ler mais sobre eles, se Leila escrevesse esse livro, tenho certeza de que eu o leria.
Eu adoro todos os personagens criados pela autora, mesmo aqueles que quase não aparecem na história, mas que têm grande importância na vida da protagonista, e também os que vira e mexe estão participando de sua rotina, como seus pais, sua irmã mais nova, sua amiga Clara e seu novo namorado, um novo amigo super gracinha que surge em meados da história, todos foram bem construídos e adorei acompanhá-los.
Tem um capítulo narrado por Edu, que eu sinceramente adorei e fiquei querendo mais. Falando no personagem, gosto muito dele desde o primeiro livro e sempre torci para que eles ficassem juntos, mas não gostei das atitudes dele ao longo desse volume, então o resto acabou perdendo um pouco da importância e da magia para mim, o que foi uma pena.


Gosto muito da narrativa de Leila Rego, acho que ela é uma ótima autora e está no patamar das grandes. Ela consegue entreter o leitor de uma maneira ótima, que nos deixa super encantados com a história em si e com tudo o que está acontecendo, além de criar personagens incríveis e situações bem divertidas. Só não achei que ela situou bem o leitor em relação ao livro anterior, e como eu o li há bastante tempo, teve coisas que eu não lembrei e ficou por isso mesmo.
Sobre a parte gráfica, eu até gosto dessa capa e acho fofinha, mas acredito que se fosse melhor trabalhada conquistaria muito mais leitores. As fontes utilizadas estão em tamanho pequeno, o que pode incomodar algumas pessoas na hora da leitura e as páginas são brancas. Cada início de capítulo há um trecho de uma música nacional ou da Shakira, e eu adorei as escolhas, elas têm tudo a ver com o capítulo em questão. O nome dos capítulos, escrito de forma extensa, vem acompanhado de dois coraçõezinhos, iguais ao que foi utilizado na divisão dentro dos capítulos. E no final há algumas páginas com diagramação diferente, por causa do blog da Mari, o que eu curti bastante.
Só acho que a revisão poderia ter sido melhor, já que encontrei diversos erros de português, isso não costuma me incomodar quando aparece em pouca quantidade, mas nesse caso teve bastante.



Não gostei que os tamanhos dos livros são diferentes, o primeiro volume teve uma nova edição e, mesmo assim, ele continuou em tamanho menor do que o segundo, não entendo o motivo e acho que fica horrível na estante, inclusive porque eu tenho que separá-los por esse motivo e não gosto disso.
Se você busca um ótimo chick-lit nacional, com uma narrativa rápida e fluida, que vai te divertir, fazer com que você torça pela protagonista, para que ela possa alcançar tudo o que almeja, adora torcer por um casal, se gosta de personagens, inclusive os secundários, bem cativantes e que te conquistam facilmente, então não deixe de ler os dois livros sobre a vida de Mari Louveira, Pobre não tem sorte 1 e 2, Alguma coisa acontece no meu coração.


Avaliação





>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Ainda não tive oportunidade de ler o primeiro volume de "Pobre não tem sorte" mas sempre ouço falar muito bem dos trabalhos da Leila Rego. Em especial essa série me parece muito divertida e a cada vez que vejo uma resenha tão bem elaborada como a sua, fundamentando de forma tão apropriada a sua opinião, tenho vontade de sair correndo prar procurar o livro para ler. Todo esse toque de humor e esses personagens divertidos me agradam muito. Também acho um problema quando as editoras não seguem um padrão para os livros porque pra nós, que gostamos de tê-los bonitos na estante, faz muita diferença. Também acho bem complicado a falta de cuidado na revisão do texto, afinal, os autores merecem mais cuidado e carinho por parte dos editores e nós, leitores, também merecemos um texto bem revisado.

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Se eu disser que esse livro não tem nada haver comigo vcs acreditam né? Alias vcs já sabem =P Pois é, a começar pela capa que é mto frufru demais, a história que parece alegre demais rs. Enfim não tem nada que me chame atenção, não digo que nunca lerei pq a vida dá voltas, mas se depender de mim comprar não compro não =P

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  3. P.s Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @BruFinland

    ResponderExcluir
  4. Eu amo chick-lits, não sei por qual razão ainda não li Pobre não tem sorte. Sou uma idiota, provavelmente. Embora personagens mais "patricinhas" não sejam o meu perfil, nem um pouco, ainda assim acho que gostaria muito de acompanhar a história criada pela Leila. Ainda que não tenha lido nada dela, já ouvi falar muito bem dos seus livros. Preciso ler "Pobre não tem sorte" o mais rápido possível. :)

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.s Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @somaisumblog

      Excluir
  5. Concordo contigo! Acho que a história da Leila é muito boa, tem um potencial imenso, mas parte gráfica, inclusive a própria capa deveria ter sido melhor trabalhada, se isso acontecesse tenho certeza que ela iria ocnquistar muito mais leitores, até porque achei essa capa meio apagadinha e infantil, no meio de uma livraria com 32065236 livros de capa perfeita e esse com uma capa inferior e o leitor não conhece nenhum deles é claro que ela vai se interesse pelo da capa bonita, mesmo que a qualidade seja inferior.

    Também adoro quando um personagem amadurece, claro que não do nada e da noite pro dia, gosto quando ele amadurece porque cometeu erros e evoluiu, como todo ser humano, é assim que as coisas tem que ser! Aprecio mudanças, mas elas não podem ser repentinas, se não cadê a graça? Quem muda da noite pro dia e sem motivo nenhum?? Eu é que não!

    Inês Gabriela A.
    gabiserelepe@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Chance Extra – Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio!” @46Kju

      Excluir
  6. Eu preciso ler esses livros da Leila! Só leio resenhas boas sobre eles!
    Adoro qdo começo a odiar um personagem e depois passo a amá-lo! É isso o que um bom livro faz ao leitor!

    Adorei a resenha, já li a do primeiro e adorei igualmente!

    bjo^^

    rockanapcm1@gmail.com
    rock_anapcm
    https://www.facebook.com/rockanapcm

    ResponderExcluir
  7. Não sou fã de chick lit, e não acredito que algum livro vá mudar minha opinião. Sou bastante eclética quanto a minha leitura. Se me der um livro de presente, eu o lerei com certeza, independente do estilo. Mas chick lit não são meus favoritos.
    Gosto de mistérios, suspende e sou alucinada por fantasia!
    Adoro embarcar em u universo fantástico e me questionar como o autor pode pensar em tudo aquilo.
    Preciso ampliar meus horizontes, eu sei e dar uma chance a novos estilos, que podem acabar me conquistando. Mas sou muito chata quanto a chick lits.

    Rita Cruz
    ritacruz17@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @RitaCruz666

      Excluir
  8. Eu AMEI a Mariana, que em muitos momentos me fez lembrar da minha irmã. Suas peripécias renderam boas risadas, e com certeza vou querer conferir este outro volume.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nenhum livro dela, mas quero muito esse livro!!!
    Parece ser muito fofo e divertido!!!

    ResponderExcluir
  10. Adoro chick-lits e estou doida pra ler esse livro, não conheço o trabalho da Leila mas é sempre muito bem criticado positivamente claro!!
    Livros humorados com crescimento dos personagens bem visível me empolgam e a narrativa flui demais pra mim!!Uma pena os errinhos na impressão isso me incomoda bastante também quando é demais =/
    Acho a capa fofíssima!!Mais uma vez venho mostrar minha indignação!!PORQUE OS LIVROS NACIONAIS TEM QUE SER TÃO CAROS? =/
    Bju

    ResponderExcluir