A Gata Borralheira – Toni Brandão

Nessa história super fofa (um dos meus contos de fadas preferido, o outro é A Bela e a Fera), conhecemos a protagonista, carinhosamente chamada de Gata, e horrivelmente de Borralheira por causa do borralho, sujeira que sai da lareira, já que ela está sempre suja assim.
Gata perdeu a mãe ainda novinha e o pai se casou novamente, pensando que daria uma família a ela, até que morreu e a deixou com a madrasta (e bota má nisso!) e sua duas filhas feiosas, Joélica e Narilda, que são um trio infernal e vivem maltratando Gata, fazendo-a trabalhar mais do que um ser humano poderia aguentar, fazendo as piores coisas, como limpar os pinicos super sujos das irmãs.
O Rei King, cheio de dívidas e querendo dar um jeito no Príncipe Alexandre, que só pensa em farrear, resolve fazer um baile convidando todas as moças ricas e solteiras para encontrar a pretendente ideal para se casar com o Príncipe.

Com a ajuda da Fada Madrinha, seus três amigos ratinhos, uma abóbora e muitos retalhos, Gata ganha a aparência de uma verdadeira princesa com seus novos sapatinhos de cristal, mas só tem até meia-noite para aproveitar a festa antes que o feitiço acabe.
Para quem não sabe (mas acredito que todos já devem saber), Gata Borralheira é um outro nome dado a história da Cinderela, e essa versão super fofa foi escrita pelo autor nacional Toni Brandão e ilustrada pela talentosa Ana Raquel.

Com uma linguagem bem jovem, leve, descontraída e recheada de diálogos, essa história que flui muito bem, foi narrada em terceira pessoa e acompanha vários personagens, inclusive os três ratinhos super fofos, Zeca, Juca e Kiko, mas a protagonista é a Gata Borralheira.

Não há muito o que comentar a respeito dessa obra, já que todo mundo conhece o conto, mas há uma algumas pequenas mudanças nessa versão de Brandão, como, por exemplo, o lugar e o modo como Gata e Príncipe Alexandre se conheceram, que funcionaram muito bem.

O que faz a maior diferença, além das mudanças sutis, é a parte gráfica, que está muito bem feita. O livro está em um formato maior do que o padrão, o que chama a atenção, as folhas são em papel couché, aquele que parece de revista, só que grosso, todas as páginas estão na cor lilás, exceto as de ilustrações, que estão lindas e parecem quadros, e ocupam a página inteira e possuem margens de cores diferentes. A capa está lindinha, dá a impressão de livro antigo de contos de fadas mesmo, e há verniz localizado no título e no nome do escritor. A parte de trás das capas é laranja e só há uma orelha, na qual há uma mini biografia do autor e da ilustradora.

Recomendo essa edição desse clássico infantil para todos aqueles que gostam de contos de fadas, para relembrar os bons momentos da infância, ou tem vontade de presentear alguém com um livro especial.
Avaliação





>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Achei um livro muito fofo, gostaria que meus sobrinhos fossem um pouco maiores para que eu pudesse dar ele pra eles. Mas apesar de pequenos, eles tem apenas 1 anos e três meses, eles já amam livros. A Laura ao menos ama, adora a história do Peter Pan, ehehe.

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Chance Extra – Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio!” @somaisumblog

      Excluir
  2. Lindíssima essa edição, que eu ainda não conhecia. Tenho uma filha de cinco anos que já está começando a ler e adora livros então essa sugestão veio em boa hora. A diagramação está muito caprichada e pelo que pude ver, tudo foi feito com muito carinho e bom gosto. De fato, um presente maravilhoso!

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. De todos os contos de fadas, A Gata Borralheira é a minha favorita.
    E essa edição está divina!
    Se tivesse uma filha, ou até mesmo uma sobrinha, esse livro já teria um destino certo. como não tenho, e o interesse de adquiri-lo para mim é nulo, me contentarei apreciando as fotos desta obra.

    Rita Cruz
    ritacruz17@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @RitaCruz666

      Excluir
  4. Na verdade esse tipo de conto é clássico! O que difere uma versão e outra é a criatividade do autor e a parte gráfica, e é geralmente aí que as editoras mais investem para poder atrair mais leitores. Assim como você sou fã da história A Bela e a Fera, meu conto favorito!

    Inês Gabriela
    gabiserelepe@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @46Kju

      Excluir
  5. Acabei de dizer na resenha de Uma Porta para um Quarto Escuro que amo uma parte gráfica bem feita, e eis outro livro que já me ganhou ai. Por isso que se vc olhar na minha estante aqui e a colá tem uns infantis, ainda poucos, mas eu chego lá e compro tds os fofinhos! =P

    Qt a história de Gata Borralheira sou suspeita neh. Cinderela era minha favorita na infância, hj estou mais p/ Branca de Neve, mas por conta dos anões (elementais, sabe como é!). Mas não é novidade p/ ninguém que eu amo contos de fadas e quero td sobre eles! Não conhecia essa versão =P

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. Também gosto desse conto!!!!
    Amei as ilustrações!!!#

    ResponderExcluir
  7. que lindo!!!!!
    Adorei! O livro é lindo demais, que ilustrações mais fofas! Nossa, to babando aqui!
    Adoro Cinderela, é minha personagem preferida. Depois que assisti "Para Sempre Cinderela" me apaixonei ainda mais!

    Adorei o livro, a resenha.... tudo!

    bjo^^


    rockanapcm1@gmail.com
    rock_anapcm
    https://www.facebook.com/rockanapcm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @rock_anapcm

      Excluir
  8. É um dos meu contos favoritos também e fiquei encantada com essa versão!!
    Cheio de ilustrações belíssimas e com uma narrativa que flui muito bem!!Lendo sua resenha votei ao tempo e até fiquei nostálgica =)
    Amei quero pra mim!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Ahhh eu quero, nunca tinha visto livros com páginas lilás :) Parece ser muito amor (Fiquei curiosa para ver como o autor modificou o encontro da Gata com o Príncipe) vou colocar no meu skoob.

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir