Um menino e um urso em um barco – Dave Shelton

Em “Um menino e um urso em um barco” acompanhamos uma aventura inusitada, que ocorre em um pequeno barco chamado Harriet, onde o urso capitão e o menino se conhecem, quando este resolve embarcar numa viagem até o outro lado, somente com sua bolsinha. Mas a história é muito mais do que apenas isso, apesar de esse ser o único cenário que conhecemos, e é nessa convivência entre os dois, passando por diversas situações inesperadas, entre elas algumas bem entediantes e outras muito perigosas, com as quais eles precisam lidar, é que uma bonita amizade surge.
A narrativa é em terceira pessoa e não sabemos os nomes dos personagens, eles são denominamos exatamente assim, menino e urso. O urso é um personagem que esconde seus sentimentos com muita facilidade, mas é alto astral, tranquilo, aprecia coisas simples e é muito seguro, mesmo quando o cenário não é nada favorável. Já o menino é inseguro, ansioso, e fica entediado rapidamente. Acho que o autor acertou nessas características dele, já que acredito que a maioria das crianças nos dias de hoje se comportariam assim em alguma situação parecida com a vivenciada pelo menino.

Com essa capacidade de fazer nossa imaginação voar, Dave escreveu uma história super envolvente, que me deixou cheia de expectativas para saber o que iria acontecer em seguida e como eles lidariam com tudo aquilo.

Só sei que esse livro me deu muita agonia, não porque é ruim, mas às vezes eu me pegava me imaginando no lugar do menino e refletindo o que eu iria pensar naqueles momentos. Admito que provavelmente ficaria meio desesperada se passasse por algo desse estilo, então fiquei muito agoniada o tempo inteiro, não pude evitar.

E não curti muito o final, justamente porque eu prefiro livros que acabem com algo mais concreto e isso não aconteceu aqui, a conclusão ficou em aberto para o leitor imaginar sozinho. Se você é alguém que aprecia esse método de finalização, acredito que irá gostar do deste livro.

Além de um ótimo escritor, Shelton é um maravilhoso ilustrador e foi ele quem fez todas as ilustrações desse livro. Achei fofo um trecho que tem na orelha que diz o seguinte: “Quando Dave Shelton tinha mais ou menos doze anos, sua professora de inglês, a Srta. Ball, viu seus desenhos e disse: “Sabe, David, quando você crescer poderá escrever livros e fazer todas as ilustrações.” Provavelmente ela estava brincando, mas isso acabou acontecendo.”

A parte gráfica dessa obra é um caso à parte, como vocês podem conferir olhando as fotos, pelo menos um pouco, já que ao vivo é ainda mais bonita. A capa foi impressa em soft touch, aquele material emborrachado, o título está em alto-relevo com verniz localizado e o barquinho também apresenta verniz. Quando abrimos o livro logo vemos uma página cheia de silhuetas do menino com o urso remando no barco, que também está presente na página que contém o título e em cada início de capítulo. Fora isso, encontramos lindas ilustrações dos personagens e das situações que passam dentro do barco em diversos momentos da história, que ajudou a completar o que foi contado, dando um ar ainda mais bonito e fofo para a história. Nas orelhas há fotografias ilustradas, na da frente do urso e na de trás do menino, ambas também com verniz localizado. As páginas são brancas, mas acho que isso ocorre por causa da grande quantidade de ilustrações, e a fonte está grande, com ótimos espaçamentos.

A leitura flui bem mesmo com uma narrativa poética e simples, onde tudo acontece sem pressa, e essa história encantadora e divertida sobre a amizade promete conquistar leitores de várias idades.

- Todas as fotos desse post são de minha autoria. Caso queira utilizá-las em algum lugar, favor colocar os créditos.
Avaliação



  >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Infelizmente esse livro não é muito meu tipo de leitura. Só que meu irmão vai amar

    ResponderExcluir
  2. Antes de qualquer coisa: QUE LIIINDA a capa do blog! Apaixonei, haha *-*
    E adorei saber sobre esse livro, parece ser bem fofo, ainda mais com as ilustrações!

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!!! Adorei as ilustrações e as suas fotos!!! Ficaram lindas mesmos!!! Todas as resenhas serão assim???? *-* rsrsrsrsrs

    Tbm gostei muito da resenha, não é um livro que eu leria, mas tbm fiquei curiosa.... O.O

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Parece bom, mas não é o tipo de livro a eu gosto, então eu acho q não leria..

    ResponderExcluir
  5. O livro é bem bonito néah, tanto capa quanto diagramação!!
    Adoro ilustrações pois instigam mais a imaginação!!
    Mesmo assim acho que não leria exatamente pelo tipo de final, ficaria muito frustrada =/
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa e as ilustrações. Fiquei um pouco na duvida em que faixa etária esse livro se classificaria, pois embora ele seja uma história infantil e tenha muitas ilustrações me parece realmente uma história e não um peque "conto" como na maioria dos livros do gênero. Algo para crianças mais crescidas não é? Embora eu já seja bem crescida haha adoro histórias assim, não costumo ler com frequência, mas confesso que depois de ler sua resenha e ver as fotos me bateu uma certa curiosodade. A única parte que não me atraiu é o final, também gosto de livros com finais concretos.

    nasproximaspaginas.blogspot.com
    raah_varella@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Livro simplesmente apaixonante,cheio de aventuras e suspense.Além de uma linda lição de união e amizade.

    ResponderExcluir
  8. eu adoro esse livro leio todas as vezes antes deu dormi isso me faz gosta ainda mais de livro

    ResponderExcluir