In Our Living Room – Liliane Prata


Hoje tem mais um post da coluna In Our Living Room, e a convidada da vez é a autora nacional Liliane Prata, que já teve vários títulos lançados, sendo o último deles “Três Viúvas”, publicado pela Editora Planeta.
Sobre a autora: Liliane nasceu em 20 de outubro de 1980 numa pequena cidade de Minas chamada Formiga, cresceu em Belo Horizonte, mora em São Paulo e vive de escrever. É formada em jornalismo pela UFMG e em filosofia pela USP. E por 8 anos foi colunista da revista Capricho. Já publicou os livros infantojuvenis “O Diário de Débora” 1 e 2, o chick lit “Uma bebida e um amor sem gelo, por favor”, o romance adulto, “À revelia”, o juvenil “O Novo Mundo de Muriel” e o romance “Três Viúvas”. Ela gosta de escrever todo tipo de texto, embora o seu preferido seja ficção.
Para conhecê-la melhor: Facebook | Twitter | Blog

Agora confiram a entrevista que ficou muito legal.
1. Você sempre sonhou em ser escritora, ou foi algo que surgiu ao acaso?
Quando eu era criança e me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse, eu costumava responder: “escritora”. Quando descobri que não existia faculdade para escritor, decidi que cursaria jornalismo. Na faculdade, ficava preocupada porque gostava muito mais de criar e escrever histórias do que de fazer reportagens. Trabalhei como jornalista por algum tempo, sempre buscando pautas mais lúdicas, mais  autorais, pois eram as que tinham mais a ver comigo. Então, ser escritora não aconteceu por acaso: sempre foi algo muito sonhado por mim. Eu queria ser ficcionista desde criança, antes mesmo de saber o que significava essa palavra.
2. Que conselho você daria aos jovens escritores que querem publicar seus livros?
Ler muito. Escrever todo dia, ou quase todo dia. E ter paciência com os nãos.
3. Qual a coisa mais difícil no processo de escrita? E a mais fácil?
Traduzir o que eu sinto, o que eu vejo, o que experencio em palavra escrita: essa é a parte mais fácil para mim, mais agradável, mais natural. A mais difícil era todo esse processo de procurar editora, esperar respostas, mas, desde que arranjei uma agente literária, essa parte ficou bem mais tranquila. Também existe uma ansiedade, uma expectativa pelo retorno daquele trabalho que, muitas vezes, me ocupou por muito tempo, e a instabilidade financeira.
4. Você já escreveu livros para diversos tipos de públicos, tanto para os mais jovens, quanto para os mais maduros. Com qual público você se identifica mais?
Vejo duas vantagens em escrever para o público adulto: estou escrevendo o que gostaria de ler agora, com a minha idade. E tenho um retorno mais legal dos meus amigos, familiares e conhecidos, porque o livro é voltado para eles. Mas o processo de escrita, em si, acho muito parecido, ele independe do público.
5. Em relação a escrita, como era Liliane antes da publicação do seu primeiro livro e como é agora, depois da publicação de seu último livro?
Quando eu tinha 20 e poucos anos, me sentia muito mais à vontade para escrever mais ou menos do modo como eu falava ou como já havia falado até pouco tempo antes, na adolescência, e ficava muito mais restrita ao meu universo. De lá para cá, minhas referências se ampliaram e minha habilidade como ficcionista cresceu – o que significa que aprendi a jogar com diferentes narradores, estilos, focos narrativos e realidades mais distantes da minha.
6. Como foi sua experiência como colunista da revista Capricho? Ela teve alguma influência na sua escrita?
Eu adorava ser colunista da Capricho. Era muito bacana ver um texto meu toda quinzena nas bancas, e eu gostava muito de falar com as leitoras sobre o que elas tinham achado. Ainda falo com muitos leitores pelo meu blog e minha fanpage, e gosto bastante. E, com a regularidade das colunas, acabei aprendendo a escrever um tipo de artigo muito específico, bem-humorado, com alguma reflexão e bem fechadinho, amarradinho.
7. Você tem algum novo projeto em mente? Se sim, poderia nos contar um pouco sobre ele?
Estou escrevendo um livro atualmente, mas não gosto muito de falar durante essa fase, não – só depois que termino. Mas é um romance adulto, e que está demandando algumas entrevistas com psicólogos e psiquiatras.
8. Atualmente, os blogs fazem muito sucesso por toda internet, podendo ser possível achar blogs específicos para todos os tipos de públicos. Você acha que os blogs literários são importantes para sua carreira?
Acho muito bacana a ideia de haver blogs que divulguem livros e convidem leitores a trocar ideias entre si. É o espaço do leitor, que divide suas impressões, compartilha o que gostou, critica o que não gostou. Vejo mais blogs literários para o público jovem, mas penso que é muito bacana ter para todos os públicos.
9. Muito obrigada pela entrevista. Você gostaria de deixar algum recado para os leitores do House of Chick?
Obrigada! E meu recado é: se lerem “O novo mundo de Muriel” ou “Três Viúvas”, me contem o que acharam, quero saber :)
10.   Para finalizar, vamos brincar de Ping-Pong? Eu falo uma palavra e você diz a primeira coisa que vier à sua mente:
a) Liliane Prata: sempre em busca.
b) Um autor: o último que li.
c) Um livro: “Os jovens e a leitura”, de Michèle Petit, que li semana passada e me deixou apaixonada.
d) Uma frase: “A leitura é a mais civilizada das paixões”, de Alberto Manguel.
e) Um sonho: atualmente, tirar férias!

 >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Estou adorando essa semana! Além dos livros, estou conhecendo autores que não conhecia e apreciando muito seus trabalhos.
    A entrevista ficou linda, adorei! Parabéns meninas!!!

    bjo^^

    rockanapcm1@gmail.com
    rock_anapcm
    https://www.facebook.com/rockanapcm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @rock_anapcm

      Excluir
  2. Acho que ser colunista da Capricho é uma coisa que a maioria das meninas que querem fazer jornalismo e seguir por esse caminha da Liliane querem fazer. Achei a entrevista bem bacana, ser escritora no Brasil é uma coisa extremamente complicada de se escolher como profissão, por isso a instabilidade financeira que a Liliane passou por um tempo. Mas o fato de ter uma agente ajuda muito, só o extresse poupado...
    Ela já tem um montão de livros publicados, não li nenhum, mas seria muito bacana. Parece que agora a editora 'padrão' dela é a Planeta né?! Enfim, muito sucesso pra você Liliane, trabalhe duro que o reconhecimento sempre chega, no seu caso ela já chegou! Parabéns por tudo!

    Inês Gabriela A.
    gabiserelepe@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @46Kju

      Excluir
  3. Não conhecia nenhum livro da autora apesar de ser um leitora acidua da caprichoamei a entrevista e com certeza vou ler um de seus livros me apaixonei !

    ResponderExcluir
  4. Sempre digo que gosto de saber do processo de escrita dos autores, saber por exemplo que ela está fazendo entrevistas com psicos e psiquiatras p/ o próximo livro dá um bom crédito ao livro dela. Não tem nada pior que um autor sair criando td de sua cabeça sem a menor pesquisa em relação ao tema.
    Um livro pode ter um mundo tirado da sua cabeça, mas existem coisas que precisam ter os pés na realidade, ou um conhecimento da realidade p/ distorce-la.

    Miquilis: Bru

    ResponderExcluir
  5. P.s Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @BruFinland

    ResponderExcluir
  6. Acho muito interessante as entrevistas com os autores porque podemos conhecer um pouco mais da pessoa por trás do livro. Concordo muito com ela que é importante conviver com os "nãos". Mas o jeito é não desanimar e seguir em frente, principalmente se estiver fazendo o que gosta.

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de poder conhecer os autores por trás das obras. Dá um sentido a mais pro livro, sem falar em todo o aprendizado que tiramos disso, a questão da persistência, de buscar o seu caminho, tudo!

    Att.
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.s Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @somaisumblog

      Excluir
  8. Adoro ler entrevistas.
    Além de conhecer um pouquinho mais sobre o autor, sob sua própria perspectiva, podemos conhecer um pouquinho sobre suas obras também.
    Eu adorava ler a capricho, e depois dessa entrevista, percebi que adorava lia os textos da Liliane e só agora tomei conhecimento das suas obras.
    Achei ela uma pessoa divertida, e ri um pouco com a entrevista, principalmente na parte que ela disse que seu sonho é tirar férias.
    Liliane, partilhamos do mesmo sonho!

    Rita Cruz
    ritacruz17@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @RitaCruz666

      Excluir
  9. Que delicia de entrevista ♥
    Achei a Liliane muito bem humorada e centrada!!
    Não conheço os trabalhos de la AINDA!!Mas pretendo ;)
    Lia muito capricho quando adolescente mais isso já algum tempo rsrsrs Deve ser um máximo fazer parte de uma revista tão famosa voltada para um publico especifico!!
    Bjus

    ResponderExcluir