Os Segredos de Landara – Bruna Camporezi

Em “Os Segredos de Landara”, livro de estreia da brasileira Bruna Camporezi, conhecemos Landara, uma ilha bem peculiar, com criaturas extraordinárias, poderes mágicos e civilizações bem diferentes, através de uma jovem que acaba acordando sem memória nenhuma (ela não sabe nem o próprio nome!) em uma prisão no local.
Assim que ela acorda, sem saber onde está e nem o motivo de estar ali, vai em busca de respostas, mas não tem como ir muito longe já que está trancada em uma cela. Logo tenta se comunicar com o prisioneiro vizinho, James, um pirata que acaba se tornando seu amigo, e, juntos, conseguem escapar e partem em busca de desvendar os mistérios do local e montam um plano para, também, ajudar a outras pessoas que estão encarceradas injustamente, como eles.
Para isso, a garota, primeiro, vai precisar encontrar um cientista que pode ajudá-la a recuperar sua memória e, junto com James, vão acabar descobrindo que ele esconde algo muito poderoso que pode destruir tudo o que conhecem se cair em mãos erradas. No caminho eles acabam fazendo novos amigos, que passam a acompanhá-los nessa aventura, e enquanto a jovem começa a desvendar seu passado, aprende e descobre mais sobre a ilha misteriosa e seus habitantes.


Adorei a história criada por Bruna, a autora é novinha e tem apenas 20 anos, mas sabe como escrever muito bem,  e muito melhor do que muita gente mais velha, sua narrativa é envolvente, fluida e bem desenvolvida, com personagens e criaturas incríveis, um enredo bem objetivo e rico em detalhes, mas sem ser descritivo demais, tem romance e aventura na medida certa.
Falando em criaturas, há muitas delas com nomes bem diferentes, mas deu para entender, imaginar e gravar tudo direitinho, já que ela conseguiu passar as explicações de forma simples e muito bem feitas, sem confundir o leitor.
Como esse é o primeiro volume de uma trilogia, ainda falta muita coisa para acontecer, e esse livro acabou tendo um teor mais introdutório. Nós conhecemos Landara, aprendemos mais sobre o local e as criaturas que ali vivem, conhecemos também os personagens e já podemos nos identificar bastante com eles, e descobrimos alguns segredos que rodeiam a história. Há ação em algumas cenas, mas o propósito maior que eles buscam ainda está por vir, aqui nós só estamos sendo levados a ele, mas ainda falta para alcançá-lo. Só espero que os próximos volumes não demorem tanto assim para serem publicados porque eu quero saber como a saga continua e, claro, como vai terminar.

O romance, apesar de ter sido meio rápido, me conquistou. Os personagens têm química e o modo como a protagonista meio que lutou contra a atração física imediata que sentiu pelo seu “pretendente” antes de, enfim, se envolver, foi ótimo, inclusive porque ela faz uns comentários engraçados.
Ah, e para os que não curtem triângulo amoroso, uma ótima notícia, ele não existe aqui. Em alguns momentos, no começo, você pode acabar acreditando que a autora vai dar início para algo do tipo, com mais de um pretendente, mas quando você conhece de quem ela realmente vai gostar, isso fica bem claro, não existe outro para ela.
A narrativa é em primeira pessoa e é bem leve e divertida, mesmo nos momentos de tensão há alguma coisa, como um comentário, para aliviá-la. Não espere algo cheio de ação e sangue porque, apesar de essas duas coisas existirem, elas não são exploradas de uma maneira forte.

Gostei de todos os personagens de modo geral, mas minhas preferências são pela protagonista, por Derick, nem preciso comentar muito sobre ele, além de: “Meninas (e meninos), vocês vão querer um desses para vocês também!” (Aliás, antes mesmo de ler, já sabia que ia gostar do Derick pela forma como a autora fala dele. Hahaha), e por James, ele é um pirata hilário, amigo e leal, e me conquistou logo no começo do livro.
O que eu achei bem interessante da escrita de Camporezi é que, além de possuir uma criatividade imensa, ela não deixa nada ser óbvio, mesmo quando a gente pensa que aquilo era algo forçado para fazer com que as coisas dessem certo, ela coloca uma explicação que faz todo sentido e deixa aquela parte se encaixar muito bem com o resto e sem soar artificioso.
A autora tem um vocabulário muito bom, bem amplo, mesmo mantendo a simplicidade, e achei a revisão do livro muito bem feita, só acho que houve um uso excessivo do verbo rir ou semelhantes. Não é a primeira vez que leio algo assim em um livro, mas admito que me incomoda.
O final é daqueles que acabam em um ápice e eu gosto bastante desse recurso, mas prefiro quando sei que a continuação não vai demorar a ser lançada, o que eu estou torcendo muito para que aconteça logo. E, claro, estou super ansiosa para saber o que vem pro aí.

A parte gráfica está muito bem feita. A capa está bem bonita e passa bem o clima do conteúdo do livro. A fonte está em um tamanho grande e bem espaçada, permitindo que o leitor não se canse, e as páginas são amareladas.
O único detalhe dessa parte que não gostei é que há uma divisão no meio dos capítulos (representada por ***) que achei desnecessária, já que várias vezes cortou um diálogo ou uma cena no meio, para ter continuidade logo depois dessa divisão. Prefiro quando esse artifício é usado para encerrar uma parte e começar uma nova, como em um outro lugar, cena ou dia.
Além de talentosa, a Bruna é uma fofa, e tem entrevista com ela aqui no blog. Para conferir, vocês podem clicar AQUI.
Com uma mistura de fantasia, aventura e romance, com personagens bem desenvolvidos e cenários muito bem construídos e apresentados, a obra de Bruna Camporezi definitivamente vale um lugar especial na sua estante.
Avaliação



 >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Eu quero muito ler este livro! Tive a oportunidade de conhecer a Bruna e me encantei por ela, é uma fofa de carterinha!

    Parabéns pela resenha, é a primeira que leio que destaca bem os pontos positivos do livro!

    bjo^^

    rockanapcm1@gmail.com
    rock_anapcm
    https://www.facebook.com/rockanapcm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @rock_anapcm

      Excluir
  2. Acho que a Bruna criou um livro com uma premissa maravilhosa, história bem desenvolvida e escrita muito bacana! Apesar da capa não ser feia e muito menos o trabalho gráfico o fato é que houve um descuido da editora com esse livro. Sério! A capa realmente não é feia, mas poderia ter sido melhor trabalhada, tudo poderia ter sido melhor trabalhado na parte gráfica para chamar atenção do leitor em uma livraria ou em qualquer outro lugar, ele leria a sinopse e imediatamente iria querer comprar. Acho ainda que existem muitas obras com potencial, muita mesmo, que com um trabalho gráfico melhor deslanchariam, esse é o caso de Os Segredos de Landara! Até mesmo essa questão dos '***' que você disse que atrapalhou.

    Mas falando da obra em si, a Bruna é mesmo uma fofa! Gente, a premissa do livro é muito boa, eu não cheguei a lê-lo ainda, mas eu tenho aqui em casa! Inclusive agora estou com vontade de ler, acredito que vou fazê-lo o mais breve possível! Adorei tudo e o fato da autora não querer cair no óbvio já soma muitos pontos heim! Não ter triângulo amoroso tbm!

    Inês Gabriela A.
    gabiserelepe@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @46Kju

      Excluir
  3. Olá... Gostei muito da resenha... Estou com o livro aqui na minha estante doida para começar a leitura... e conhecer um pouco dos segredos de Landara, já que você disse que o segundo não vai demorar tanto para sair rsrsrsr ai minha expectativa só aumenta rsrsrrss. Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Conheci "Os segredos de Landara" da mesma forma que conheci muitos outros livros deste selo: através da Denise Flaibam, autora de Os Mistérios de Warthia.

    Lembro que os livros que mais me encantaram inicialmente, junto a OMW claro, foram Supernova, Híbrida, Os Segredos de Landara e A Linhagem. Sendo assim li muitas resenhas sobre os livros em questão, sinto que eu os conhecesse quase como se tivesse lido, embora isso não faça sentido algum. Dos livros citados acima só tenho Os Mistérios de Warthia e Híbrida por enquanto, o próximo a ser comprado é Supernova. Mas isso não diminui o fato de que eu estou muito curiosa para conhecer os livros da Bruna e da Carol, pois estou. E muito.

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @somaisumblog

    ResponderExcluir
  6. Não fazia ideia de que a autora era tão jovem e jovem e talentosa, diga-se de passagem. Ainda não li Os Segredos de Landara mas parece uma série que tem muito potencial para ser explorado e pelo visto a autora sabe fazer isso muito bem. Ela teve o senso de fugir do triângulo amoroso, tão comum nas histórias hoje em dia e a capacidade de criar personagens diferentes também é muito louvável, por ser algo bastante difícil de fazer. Notei, pela resenha, que o primeiro livro termina de forma a deixar um "gancho" muito bom para a sequência, pois a resenha ficou muito entusiasmada e passou essa curiosidade pelos próximos volumes para mim, que ainda nem comecei a ler o primeiro.

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. As palavras mágicas que me atraem nesse livro definitivamente são criaturas fantásticas, se tem um ser humano que ama elas sou eu. Sou encantada com tds as variações que os autores criam, das reciclagens que outros fazem do folclore.
    Então sem maiores firulas eu digo que o mais breve possível vou ler esse livro e me esbaldar nas criaturas S2!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  8. P.s Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @BruFinland

    ResponderExcluir
  9. esse é o tipo de história que quando você vê a capa ou sinopse pensa uma coisa e quando começa a ler é outra completamente diferente.
    Quando eu vi a capa, pensei se tratar de algum Chick-lit clichê, nada contra os chick-lits ou os clichês, mas não são meus favoritos.
    Fiquei animada quando li sua resenha. E eu simplesmente não resisto quando um livro chama a minha atenção dessa forma. Eu preciso dele na minha estante! E eu sou tão fã-nática por fantasia!
    Mas, ao saber que se trata de uma trilogia, não fiquei com tanta pressa em adquiri-lo. Afinal, ainda não tem data de publicação, certo?

    Rita Cruz
    ritacruz17@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @RitaCruz666

      Excluir
  10. Já faz um tempo que tenho a curiosidade sobre o trabalho da Bruna!!Quando o livro tem muitos personagens e no caso seres mágicos diferentes tem que se tomar um certo cuidado mesmo para a a narrativa não ficar cansativa e confusa e no caso parece que ela certou e como o tema me interessa bastante fiquei ainda mais curiosa...Só que por ser uma trilogia meio que me deixa receosa acho que nunca li trilogias nacionais e acho que vou arriscar!!
    Amei a capa!!*-*
    Bjus

    ResponderExcluir