O Circo da Noite - Erin Morgenstern

" Ladies and Gentlemen,
Welcome to the Freakshow!" - Mysteria - Edguy

Leitores e Leitoras do House of Chick sejam bem vindos ao Le Cirque des Rêves, mais conhecido como O Circo da Noite, da autora Erin Morgenstern pela editora Intrínseca. Uma viagem mágica por um universo preto e branco com pequenas pitadas de um vermelho escarlate!

No final do século 19 dois magos rivais resolvem mais uma vez se enfrentar, colocando seus aprendizes para duelar. O palco para a competição? Um circo, mas não qualquer circo. O Circo da Noite abre apenas durante a noite, tem como suas cores o preto e o branco, suas atrações são as mais variadas e diferentes possíveis, e o que sustenta tudo isso é um mistério que nos envolve em uma bolha de magia.

Fazer uma sinopse para esse livro é o primeiro desafio que esse livro me apresenta, afinal a sinopse criada pela editora sem dúvida não faz juz ao que o livro é. Embora o duelo tenha como resultado o circo, ele na verdade é apenas um pano de fundo da trama. Se você espera ver um duelo frente e frente, com disputas sangrentas ou até fortes não é o que você vai encontrar.

O livro é muito mais metafórico, filosófico e subjetivo do que costumam ser os livros de hoje. Não é um livro para qualquer um, mas uma vez que você aceita o convite para entrar nestas tendas elas te tragam como um buraco negro para um universo peculiar e único. A narrativa é em terceira pessoa, mas tem duas linhas, em algumas páginas encontramos o narrador incluindo o leitor na trama, como se você estivesse no circo, e nos demais capítulos a narrativa acompanha os diversos personagens, focando-se em Celia e Marco, os magos. E também a história que acontece em um futuro próximo de Bailey, que se junta a história de Celia e Marco no final da trama.

É muito rico o modo como a autora trabalha a formação do circo, todos os detalhes dele depois de pronto e seu funcionamento. Os detalhes são tantos que foi fácil me imaginar lá, entres as atrações como o Jardim de Gelo. O pé na literatura fantástica é gigante, embora ele penda para o maravilhoso, e de fato seja um livro maravilhoso, em muitos trechos da obra ficamos em dúvida do que é real e do que é trabalho de Celia e Marco, visto que a tecnologia disponível da época é também trabalhada com o relógio do circo por exemplo.

Celia é a ilusionista do circo, aceitou o fardo posto por seu pai mesmo sem compreender as regras do jogo. É sensível ao mundo e tem a marca da morte prematura da mãe como sombra, fruto do amor impossível pelo pai. Viveu sua vida toda confinada em teatros e treinando para o duelo, tem dificuldade de lidar com a vida real fora do circo.

Marco é o ajudante do produtor teatral Chandresh Christophe Lefèvre, acaba por aceitar o que lhe é oferecido porque não tinha nada mais em sua vida, e entre ser alguém e continuar no orfanato ele agarra a proposta do homem de terno cinza. Seu sim culmina com ele já crescido e trabalhando para Chandresh. É um personagem encantador, sedutor, mas não no sentido normal da palavra, é uma coisa mais sutil.

Bailey surge em trechos da história que se passam no futuro como já comentei, é um menino que tem uma vontade de ser mais do que um fazendeiro de maçãs que seu pai deseja, mas ainda não sabe o que quer ser. Quando encontra o Circo da Noite sua vida muda, e nunca é mais a mesma.

Os demais personagens como os irmãos gêmeos Poppet e Widget  que nascem no momento da abertura do circo; Herr Friedrick Stefan Thiessen relojoeiro que cria o grupo dos rêveurs: seguidores e adoradores do circo; Tsukiko a contorcionista; Isobel e seu tarot entre outros completam a história de maneira adorável. Amei acompanhar a história de cada um deles, como a criação do grupo de rêveurs.

Existem boatos da adaptação do livro para o cinema, mas não encontrei nada oficial a respeito. O fato é que se o livro for bem adaptado vai se transformar em um filme único!

Rêveur de carteirinha eu receio não ter conseguido fazer uma resenha a altura do livro, ele é tão surreal que é difícil colocá-lo de forma linear sem que para isso spoilers surjam. Abra seu coração, sente com uma caneca de chá em mãos, e esqueça do tempo, pois O Circo da Noite é um livro único que vai lhe apresentar um amor único, a magia que transcende a matéria e um sonho que onde nada é impossível.


Avaliação



                                         >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO








Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu não tinha gostado da sinopse, mas gostei muito da sua resenha! A capa é linda demais!

    Adoro livros que nos levam a conhecer os lugares descritos e este parece ser assim!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro e concordo!!Não é um livro pra qualquer um não!!
    Tem que ter uma certa paciência com ele no começo por que eu mesmo demorei a me encontrar na historia e entender tudo que se passava!!
    Mas quando isso aconteceu eu simplesmente viajei no circo preto e branco!!
    Amei a historia é muito magica e complexa!!Acabei não resenhando ele com medo de não conseguir passar tudo que o livro passa mas a sua resenha ficou ótima!!
    E a diagramação desse livro é perfeita !! ♥
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha me interessado muito pelo livro mas acho que não tinha prestado muita atenção nele até hoje. Sua resenha foi bem esclarecedora mas parece que é difícil enquadrar o livro em um gênero, não é mesmo? Dá a impressão que ele é uma mistura de muitas coisas ao mesmo tempo, mas mesmo assim o resultado parece ter ficado bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Resenhei este livro do meu blog dêem uma olhadinha ;) http://paradoxorefletido.blogspot.com.br/2014/09/resenha-3-o-circo-da-noite-de-erin.html

    ResponderExcluir