A Destinada – Paula Ottoni



Eliza Stewart, uma jovem brasileira, filha de mãe americana com pai brasileiro, se mudou ainda novinha para os EUA, quando os pais se separaram. Quando chegaram ao país, ela foi morar na fazenda do avô no interior, onde conheceu o filho do vizinho, que é amigo do avô, com quem logo criou uma amizade verdadeira por anos, até que ela foi embora para uma cidade grande com a mãe e a irmã mais nova.
Anos se passaram e Eliza está vivendo uma vida normal, prestes a entrar na faculdade, sem nada de muito emocionante acontecendo ao seu redor. Só que ela não é uma pessoa como todas as outras, Eliza tem um tipo de poder, a vidência, ou seja, ela visualiza acontecimentos que ainda não se concretizaram, podendo, assim, avisar aos entes queridos quando algo de ruim aconteceria, fazendo com que eles consigam evitá-los.
Ela já estava mais do que acostumada com isso, porque já teve diversas visões em sua vida, mas agora parece bem diferente. Primeiro porque ela não conhece o garoto que vê sendo sequestrado em um trem, segundo porque agora ela pode encontrar com esse garoto em sonhos bem vívidos, e ele revela que vai ser assassinado e ela é a única que pode impedir que isso aconteça.

Eliza não poderia deixar um inocente morrer, mesmo que não o conheça, porque nunca iria se perdoar na vida, mas a missão que precisa enfrentar é muito perigosa, então ela decide fugir de casa levando poucas coisas além de seu passaporte, e viaja atrás de pistas e respostas para as suas perguntas para, enfim, salvá-lo.
Gostei muito da história criada por Paula Ottoni, o amor é um sentimento tão bonito que eu não me canso de ler nada sobre o assunto. Só que, infelizmente, achei muito rápido para eles se apaixonarem com tamanha intensidade, sendo que só se viram apenas três vezes e com visitas muito breves, e não deu nem tempo de se conhecerem direito, e isso acaba me incomodando, já que eu gosto de um grande desenvolvimento na relação amorosa. Tem um tipo de explicação para isso mais para a frente, por causa de uma ligação no passado deles, mas ainda assim senti que faltou um algo a mais.
Vou explicar uma parte que não me agradou com relação a isso, mas pode conter spoilers, então vou deixar em branco. Caso você queria ler, é só passar o mouse. Logo no começo do livro, descobrimos que há um personagem que Eliza encontra no presente, mas que era o seu amigo de infância, aquele citado lá no começo da resenha. O fato de não lembrarem um do outro foi meio esquisito, pois viviam brincando juntos apenas 6 anos atrás, sendo que ele gostava dela desde sempre, mesmo naquela época, pois ela foi “a garota que ele amou por toda a infância”, e ele era o único amigo dela. Não acho que suas aparências possam ter mudado tanto assim para ficarem tão irreconhecíveis aos olhos um do outro.

Ottoni sabe escrever muito bem, seu desenvolvimento é ótimo, a narrativa é bem fluida, rica em detalhes e descrições, sem soar chato, descritivo (daquele jeito pesado demais) ou cansativo, muita coisa acontece, sendo tudo no tempo certo sem apressar ou retardar nada, os personagens são ótimos e muito bem construídos, com características bem evidentes e bem reais.
Gostei muito da Eliza na maior parte do livro, seu crescimento é evidente e ela se torna uma personagem destemida, que luta pelo amor sem se deixar abalar e, mesmo com medo, enfrenta tudo na cara e na coragem, só que isso acaba resultando em muita impulsividade, o que pode soar irritante em certas ocasiões. Mas no final ela parece outra pessoa, fica toda dependente do garoto, e não gostei de suas novas atitudes, pelo menos ela melhorou novamente no epílogo.
Também curti o Joe, mas queria ter conhecido mais do personagem, já que tudo o que sabemos sobre ele, inclusive suas características, aconteceram no passado, ou nos sonhos, ou o que Eliza pensa dele. Somente no finalzinho mesmo é que podemos conhecê-lo um pouco mais no presente. Não é um ponto negativo da trama, só queria conhecê-lo mais por causa de sua importância para a protagonista.

Mas meu personagem preferido foi o Will, e acredito que muitas pessoas que lerem vão pensar como eu. Ele é um fofo, educado, simpático, bonito, charmoso, leal, preocupado, e muitas outras características positivas. Não apenas ele, mas todos que estavam presentes no cenário italiano foram bem adoráveis, bem alto astrais, divertidos, companheiros. E as cenas na Itália foram as melhores partes do livro, em minha opinião.
Há um tipo de menção a um triângulo amoroso, mas a protagonista não transmite nenhuma dúvida sobre de quem ela realmente gosta e com quem quer ficar no final, o que eu achei muito importante, porque às vezes fica muito chato ter que ficar acompanhando a indecisão dos personagens, principalmente quando há muita enrolação nessa área, o que acontece em muitos livros.
 “– Vamos ser muito felizes – prometeu.
Eu sabia que a parte do “para sempre” não existia. Não nas histórias reais. Sabe o que mais? Isso é ótimo. Eu fico bastante satisfeita com o “feliz” somente, com umas infelicidades e dificuldades às vezes, porque feliz o tempo inteiro não é bom. Foram as dúvidas, as angústias e os prantos que me fizeram mudar e alcançar um novo patamar, uma evolução; foram o que me fizeram caminhar para um nível maior, me tiraram da minha vidinha, sempre a mesma, repleta de medo.
Acabei percebendo algo.
– Eu já sou feliz agora.”


Duas questões me incomodaram bastante, a primeira delas é que os sentimentos nesse livro foram surgindo rápido demais, não apenas entre Eliza e o garoto dos seus sonhos, mas com outros personagens também. Como afirmei acima, gosto de um melhor desenvolvimento nessa área. Segundo é que Eliza teve muita sorte em diversos momentos, porque tudo se encaixa perfeitamente, ela está no lugar certo na hora certa com frequência, passa despercebida em cenas que outras pessoas não conseguem, entre outros detalhes, o que acabou soando meio forçado, como que para encaixar na trama.
Uma parte muito legal é que, apesar do romance ser importante para a jornada da protagonista, ele não foi o foco da história em si, e acho isso um ponto positivo para aqueles que não gostam de livros em que o casal ou o amor ganham maior destaque do que todo o resto.
A narrativa é em primeira pessoa, muitos pontos positivos para isso, já que eu prefiro assim. A trama é bem original, mas senti falta de algumas explicações em determinadas situações, principalmente em relação ao dom da protagonista, que foi pouco explorado, e o dom de Joe, que foi menos ainda. Achei ótima a apresentação do cenário, deu para me sentir situada nos locais, sem achar esses trechos cansativos de ler.

Sobre o final, gostei de algumas soluções e o rumo que a história tomou, principalmente porque ainda existem acontecimentos depois que o arco principal é resolvido, mas tiveram questões que ficaram insatisfatórias ou a informação passada ficou incorreta (não conheço leis, mas acho que houve um equívoco com algo que aconteceu no final). Ah, e gostei da brincadeirinha que a autora fez com o leitor no epílogo.
Eu simplesmente adoro essa capa, ela passa bem a ideia do livro, com a menina loira e a Itália à sua frente. A diagramação está muito bem feita, com letra e espaçamento confortáveis para a leitura e páginas amarelas, e a cada início de capítulo há, depois do título (eu adoro capítulos com títulos!) e de uma silhueta de folhinha, um trecho ou citação famosa. Gostei muito das escolhas das frases.
Esse título foi publicado pela própria autora de forma independente, assim como seu livro anterior, “Uma Princesa em meu Lugar”, e eu adorei sua iniciativa, principalmente porque gostei bastante de tê-lo conhecido. Mas uma boa notícia é que, em breve, sua nova trilogia, “A Garota da Torre”, será publicada pela Editora Gutenberg. Desejo parabéns e muito sucesso à autora.

Essa é uma leitura bastante agradável, que vai conseguir conquistar diversos leitores, já que possui suspense, aventura, romance, e uma pitadinha de sobrenatural, sem deixar o lado realista esquecido, além de ser divertido, apresentar personagens espirituosos, um cenário maravilhoso, e deixar o leitor ávido por mais a cada página e super ansioso para saber o desfecho da trama, que termina nesse mesmo livro, já que essa é uma obra única, ou seja, sem continuação.

Quem quiser conferir o book trailer:
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Gostei da resenha, pelo que pude perceber o livro em si apresenta personagens cativantes sem ficar preso nos protagonistas, gosto disso em uma livro. Fiquei curiosa pelo desenrolar desse mistério.

    profanofeminino@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livro por aqui mas ainda não sei qd vou ler....vcs sabem a lista é infinita, espero que seja assim sempre hahahaha =D

    Parece ser um triller legal, afinal deve ser super tenso saber que alguém vai morrer e só vc pode ajudar! Acho que vou morrer de tensão hahaha =P

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  3. P.s Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @BruFinland

    ResponderExcluir
  4. É a primeira resenha que leio de Destinada e confesso que não tinha muita ideia do que se tratava o enredo, apesar de sempre ouvir falar da obra da Paula Ottoni. Em vários livros eu tenho percebido essa coisa de de repente tuo se ajeitar, tudo tomar forma, às vezes sem grandes explicações. Mas apesar disso, pelo que você colocou e pela avaliação de quatro casinhas, acho que é uma leitura que vale muito a pena e o fato o romance não ser o único foco da história, acho que contribui muito para a qualidade do livro.

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia a autora nem o livro, mas gostei muito da capa e da sua resenha. Parece ser um livro muito bom, só fiquei meia em dúvida por causa dos seus pontos negativos... mas que sabe neh?

    Bjo^^

    rockanapcm1@gmail.com
    rock_anapcm
    https://www.facebook.com/rockanapcm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @rock_anapcm

      Excluir
  6. Eles usaram a mesma torre na parte de trás do livro que eles usaram na capa de Os Segredos de Landara *--------*. Mas enfim, vamos falar sobre o livro, entendo muito bem sua parte quando fala que uma relação se torna intensa da noite pro dia não convence. Você está certa, totalmente certa! O fato da protagonista estar no lugar certo na hora certa tbm é duvidoso, tudo isso faz com que o leitor questione a história. Isso é triste, eu quando leio gosto de acreditar em tudo que foi dito, pode ser até fantasia, mas se as coisas tiverem um 'ar' mais forçado não me convencem. Isso é triste! Até porque sempre que eu começo a questionar tudo que foi dito eu duvido da história e todo o resto se torna patético.

    Tbm não gosto de sentimentos fortes da noite pro dia, ainda mais quando os protagonistas só se viram 3 vezes. Gente, vendo uma pessoa só 3 vezes eu não me sinto nem mesmo a vontade para ser amiga(o) dela, ainda mais nutrir um sentimento forte. Esse ponto de não reconhecer uma pessoa que você viu a 6 anos atrás tbm é meio complicado, até porque ninguém muda tanto assim, tudo bem que são 6 anos, mas mesmo assim! É muito difícil disso acontecer. Sua resenha teve tantos pontos negativos que eu achei que você fosse dar menos que 4 estrelas *o*, mas perdi a vontade de ler...

    Inês Gabriela
    gabiserelepe@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @46Kju

      Excluir
  7. Também não gosto de livros onde o romance se desenvolve muito rápido. Se for algo mais no sentido de atração, beleza. Mas quando é aquela coisa de "amo você", "não vivo sem você" e blablabla, não rola pra mim.

    O livro parece ter uma boa premissa e uma boa história para contar, pelo que eu percebi com a resenha. Só não sei se seria meu tipo de leitura.

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @somaisumblog

      Excluir
  8. Essa era a resenha pela qual eu estava esperando desde que fiquei sabendo da "Semana Especial do Autor Nacional."
    Essa é uma história que eu vou ler, com toda a certeza.
    Não gosto de histórias que tenham o romance como seu foco principal, então pontos a essa história por isso. Claro que é um elemento importante, mas nem sempre é tudo.
    Eu me apaixonei por essa capa, foi o que primeiro me chamou atenção no livro. E tem como cenário a Itália. E eu sou apaixonada pela Itália.
    Gostei do book trailer e da quote do livro. Fez a vontade de lê-lo crescer ainda mais.

    Rita Cruz
    ritacruz17@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @RitaCruz666

      Excluir
  9. Amei a resenha!!Fiquei bem curiosa em lê-lo, apesar dos negativos que vc citou na resenha gosto de pessoas com premonições da um toque de suspense na historia que me envolve demais, e o fato do romance não ser o foco também me agrada pois livros com essa temática tendem a ser mais focados no dom e eu gosto disso!!
    A capa é maravilhosa!!!
    Bjus

    ResponderExcluir