Desenrola - Juliana Lins e Rosane Svartman



Em “Desenrola” conhecemos Priscila, uma garota de dezesseis anos que vai ficar com a casa só para ela por três semanas, já que sua mãe vai sair em uma viagem de negócios. Esse é o desejo de várias garotas de sua idade, incluindo ela mesma, e é claro que vai aproveitar bastante, e é nesse período que muitas coisas acabam acontecendo.
Nessa adorável história nós acompanhamos vários jovens recheados de hormônios, passando por uma fase deliciosa em suas vidas, cheia de mudanças, relações platônicas, primeiro amor, primeira vez a ter uma relação sexual, gostar de alguém que goste de você de volta, muitas dúvidas, incertezas, medos e inseguranças provenientes da idade, quando tudo é mais intenso e, claro, muita diversão!
Gostei bastante desse livro! Ele foi baseado no filme homônimo (quando o peguei para ler, imaginei que ele tinha servido de base para o filme, mas foi o contrário, na verdade o livro foi criado a partir do roteiro do longa-metragem) e os personagens foram protagonizados por esses atores que estão na capa, e enquanto eu ia lendo, não conseguia evitar pensar neles nos devidos papéis, mas realmente gostei da escolha do elenco.

“Desenrola”, como vocês podem perceber, é brasileiro, e esse é mais um ponto positivo, afinal é sempre ótimo prestigiar os talentos nacionais. A narrativa é leve, de uma maneira legal, bem descontraída e atual, e vale muito a pena a leitura. Se você curte o estilo juvenil de comédia romântica essa é uma ótima dica.
Gostei muito da construção de todos os personagens, muitos tipos de personalidade foram representados no livro, então o leitor vai acabar se identificando com pelo menos um deles. Admito que não gostava tanto assim do par da Priscila (com quem ela termina o livro), e não vou contar aqui quem é, porque seria spoiler, porém sua personalidade foi amadurecendo com o passar das páginas e das situações e acho que o final do livro não seria tão legal assim se ela não tivesse ficado com ele.

A história é narrada em primeira pessoa, mas existem três narradores, Priscila, Boca e Amaral. Gostei muito de conhecer cada um deles mais a fundo, já que podemos acompanhar seus pensamentos, principalmente porque temos a impressão de que o personagem está conversando com a gente, tamanha a proximidade transmitida por suas palavras.
O final, que por sinal foi muuito fofo, acabou me surpreendendo porque esperava algo diferente e eu não vi o filme antes de ler, o que foi um ponto positivo, pois teria estragado a surpresa.

Um detalhe que acho super interessante é a frase da capa: “Baseado numa história real: a minha, a sua, a de todo mundo.”, justamente porque acho que ela tem total fundamento com o conteúdo do livro e sua relação bem próxima à realidade, já que grande parte dos jovens passam por momentos muito parecidos com os vivenciados nessa obra.

A parte gráfica está bem legal. Adorei a capa, com as fotografias em estilo colagem, os diversos desenhos, o post-it, a fonte utilizada, tudo junto teve uma harmonia ótima para parecer como se fosse uma capa de uma agenda, por exemplo. A diagramação está muito bem feita e a cada início de capítulo há uma fotografia de uma cena vivenciada pelos personagens, junto com várias ilustraçõezinhas, dando um ar mais divertido à página em questão. Os títulos dos capítulos, que são alternados, ora narrados por Priscila, ora por Boca, ora por Amaral, estão em uma fonte diferente do resto do texto, além disso, a numeração de todas as páginas é com uma fonte divertida, acompanhada de uma estrelinha, super fofa. O único ponto negativo para alguns leitores é que as páginas são brancas.

Com uma linguagem bem juvenil, uma narrativa ágil e personagens muito cativantes, essa obra chega tão próximo de nossa realidade que muitas pessoas podem (e vão!) acabar se encontrando nos dramas vividos por Priscila e seus amigos. Se você é mais novo e está passando por uma fase parecida, com certeza deve se identificar bastante, se você tem mais idade e já passou dessa fase há muito tempo, tenho certeza de que vai adorar relembrar os velhos (e bons!) tempos.
Avaliação





>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 16 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Eu não sabia que tinha o livro. O filme já saiu a um bom tempo é quero muito vê. Gostei de saber que tem o livro, vou vê o filme e se gostar ai decido se vou ler o livro ou não.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã desse tipo de literatura teen, embora tenha achado o livro interessante.
    Não assisti ao filme, e não vou mentir, não tenho interesse em assistir.
    Mas gostei do fato do livro ter 3 personagens, assim dá pra conhecê-los um pouquinho melhor, já que sob a perspectiva de um único narrador, eles poderiam ficar um pouco apagados.
    Gostei da constituição dos capítulos. Legal a ideia das fotos.
    Realmente dá pra se identificar com os personagens, e aposto que gera boas risadas.
    Não seria um livro que eu leria com facilidade, por não ser um estilo de livro que eu curta muito.

    Rita Cruz
    ritacruz17@gmail.com

    Chance Extra – Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @RitaCruz666

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser bem legal, por causa desses jovens, com várias fases, hormônios, relação sexual, primeiro amor essas coisas, é um tema bastante legal. Quero saber o que a Priscila vai aprontar, já to até vendo... Festas, bebidas, rs, coisas de jovens, né, espero não estar enganada rs.
    Sinceramente, eu pensei que o filme fosse baseado no livro, na verdade, eu nem sabia que existia o livro desse filme rs.
    Eu ainda não assisti o filme, eu não curto muito filmes brasileiros, não que seja preconceito, sempre estou dando uma chance, mas, ultimamente, os filmes vem me decepcionando, é muito idiotisse, coisas sem graça, tentativas de comédias que na minha opinião não tem nada de comédia, rs, cara, é muito coisa sem noção rs.
    Eu gosto de livro mesmo, entre livro filme, prefiro livro, sempre. Mas, o filme desse parece ser bem legal, vou dá uma chance, vou ver se alugo, ou baixo sei lá, rs. Mas enfim, novamente autores nacionais, rs, é bom saber que temos tantos talentos aqui.
    E agora estou curiosa pra ler o livro, quero saber com quem Priscila vai ficar, com quem vou me identificar, afinal, é um livro com personagens jovens, e eu sou também, então, provavelmente, vai ter alguém com atitudes igual a minha rs.
    Eu gosto muito de livros narrados em primeira pessoa, afinal, como vc disse na resenha, dá impressão de que o personagem está conversando com a gente, e isso é muuuuuuito legal.
    Eu também curtir bastante essa frase na capa do livro, realmente, a historia é minha, certeza que tem algo no livro que é parecido comigo, atitudes, momentos da vida... Adorei a resenha *0*

    Andressa_100.147@hotmail.com

    “Chance Extra – Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio!” @AndressaPalmaS

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir
  4. Mooooorro de vontade de ler esse livro, parece ser muito legal, gostei da resenha.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah a adolescência, todo mundo tem histórias para contar dessa fase sejam das coisas que fez, das coisas que apenas desejou, o fato é que essa fase da vida é intensa e única como se o que sentimos fosse maior que nós, transbordasse e não pudesse simplesmente estar no coração.
    Eu me lembro de como amava o Hanson, de como desejava ardentemente por um namorado, de como a dor era imensa, o não era gigante rs. Td besteira olhando hj rs! Uma pena que não podemos passar novamente por essa fase com um pouco de maturidade, eu acho que não ia perder tempo com mimi e só ia ler mto hahaha =P

    Qt ao livro embora eu até seja fã dessa fase como descrevi a cima, e tenha saudades não acho que o livro vai me agradar mto, pelo menos pelo que espiei do filme =P

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. P.s Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @BruFinland

    ResponderExcluir
  7. Mais um livro para ler com olhos de adolescente e não com críticas de adulto. Acho muito válido que tenhamos autores que explorem o dia a dia do jovem brasileiro, porque já lemos tanto sobre os jovens americanos e ingleses! Acho que trazer essa discussão dos "problemas" adolescente para um âmbito nacional é muito positivo e acho que é mais um incentivo para os mais jovens começarem a ler. E eu não sabia que o livro foi baseado no filme. Acho que a analogia entre os personagens do filme e do livro é impossível de não ser feita, não é mesmo?

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já vi o filme desse livro umas 3 vezes, nunca me canso porque adoro! Em minha opinião é um dos melhores filmes nacionais direcionados para o público adolescente.Trata de temas complicados da fase, mas não tem aquela atmosfera sombria e estranha de As Melhores Coisas do Mundo. Eu tbm achei que o filme tinha sido inspirado no livro, rsrsrs, mas o filme fez tanto sucesso que criaram o livro inspirado no filme. Fico imensamente feliz por isso, eu gostei tanto da história que não queria que ela acabasse, agora eu posso ler um pouco mais sobre ela. Gente a Pri é como qualquer uma de nós (adolescentes), faz loucuras por uma paixão não correspondida, cai na de um cara galinha, paga mico, faz tudo pra ficar com o cara errado, quebra a cara, chora, ela é real. O final também não foi aquele final de contos de fadas em que o galinha se converte pra ter um final feliz com a mocinha. O final foi realista. EU adoro cada parte dessa história porque ela é real, porque ela me lembra que pra aprender você tem que quebrar a cara, tem que correr atrás, nem tudo que você acha que é o melhor pra você realmente é. É uma história que transmite de uma forma muito bacana essa fase da vida, tão complicada, e a transmite de modo leve e suave, deixando seu recado, mas sem horrorizar o leitor/telespectador.
    Adorei os personagens porque eles são baseados em fatos reais, como você mesma disse, em mim, você... Lá na minha escola mesmo tem uma Priscila, tem um Boca, tem a piriguete, o galinha bonitão que todas querem. No final das contas não é como se você estivesse acompanhando a história, é como se a história estivesse acompanhando você! Perfeito demais!

    Inês Gabriela A.
    gabiserelepe@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @46Kju

      Excluir
  9. Que livro lindo! Adorei a capa e a diagramação, esta linda demais! Tbm não conhecia o livro nem o filme... vish! Quantos talentos temos e que não são divulgados heim!
    Apesar de não ser meu gênero preferido, leria só pela diagramação do livro, adoro livros bem enfeitados!!! rsrsrrsrs

    Bjo^^

    Rockanapcm1@gmail.com
    rock_anapcm
    https://www.facebook.com/rockanapcm

    Ps: Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @rock_anapcm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @rock_anapcm

      Excluir
  10. Nunca me interessei muito pelo livro, não sei exatamente o motivo. Só, sabe como é, não tinha vontade realmente de ler. Mas agora a tua resenha me despertou uma curiosidade sobre o livro que eu não tinha antes. Quem sabe em um futuro muito breve eu não venha a ler ele?

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou seguindo todas as contas no Twitter e quero mais uma chance para concorrer ao sorteio! @somaisumblog

      Excluir
  11. Ainda não assisti ao filme, por pura falta de oportunidade. Até pensei em assistir quando lançou, mas esqueci a ideia após descobrir que tinha um livro. Sempre prefiro ler antes d ever o filme, como você mesma disse, não gosto de estragar as surpresas.

    Eu leria, mas não é um dos meus desejados do momento. Embora eu adore esse quesito dos livros nacionais: Eles sempre fazem com que nos identifiquemos com alguém ou alguma situação, bem brasileiro mesmo =)O livro vai ter que esperar um pouquinho, assim como o filme.


    nasproximaspaginas.blogspot.com
    raah_varella@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Oieee...Não conhecia o livro muito menos o filme e como adoro uma boa comédia romântica juvenil me encantei com a resenha e fiquei super curiosa!!
    Deve ser uma delicia ler esse livro e com uma narrativa fluida acho que não vou conseguir largar antes de acabar!!*-*
    Entrou pra minha listinha!!!Primeiro o livro depois i filme ♥
    Bjus

    ResponderExcluir