Magia ou Loucura - Justine Larbalestier

Magia ou Loucura? O que define cada uma delas? Loucura segundo Michaelis é o estado de quem está louco, desarranjo mental que, sem a pessoa afetada estar ciente do seu estado, lhe modifica profundamente o comportamento. Já magia, segundo o mesmo, é a religião dos magos, ciência e arte em que se pretende empregar conscientemente poderes invisíveis para obter efeitos visíveis. Mas será que isso pode ser posto assim dentro de paredes tão delimitadas? Essa é uma das perguntas que ficou do livro Magia ou Loucura da autora australiana Justine Larbalestier, da editora Galera.

Razão é uma adolescente de quinze anos que vive pela Austrália com sua mãe Sarafina, sempre fugindo de sua avó Esmeralda, uma bruxa que pratica magia negra. Razão nunca teve uma casa por mais de cinco meses em um mesmo lugar, logo nunca teve amigos e sua única referência é sua mãe que lhe ensinou: tudo sobre a matemática.

Entretanto, depois que sua mãe enlouquece, Razão se vê no lugar que mais temia, na casa de sua avó Esmeralda em Sidney. E tentando escapar desta, se vê atravessando a porta da cozinha e chegando não ao quintal da casa mas a cidade de Nova York.

Magia ou Loucura é o nome que de fato melhor define a trama, já que em boa parte do livro a personagem alterna explicações entre a loucura e a magia, nem ela nem nós temos certeza das respostas. Narrado ora por Razão em primeira pessoa, ora pelo ponto de vista de Tom ou Jay-Tee em terceira pessoa, a trama tem um ritmo lento e demora a se desenrolar, o que entretanto só vem a incomodar depois do meio livro quando de fato você se vê querendo entender o que afinal o livro quer trazer.

Razão embora tenha quinze anos parece uma pré-adolescente quando não uma criança, já que foi criada apenas pela mãe privada da companhia de outras pessoas, de televisão e etc. É extremamente infantil e quando se vê sozinha na casa da avó passa a questionar as verdades que sua mãe lhe passou. Quando vê que sua mãe não lhe dizia só a verdade tem que não só crescer mas descobrir suas próprias verdades.

Tom é um personagem interessante, é um bruxo que está aprendendo magia com a vó de Razão, e ao mesmo tempo sonha em ser um estilista famoso. Se encanta desde a primeira vista por Razão e se vê na posição de defender os interesses de Esmeralda ou os de Razão. Jay-Tee parece ser uma garota que vive para se defender do mundo e sobreviver, embora tenha tido uma família e sua história de vida tenha sido muito mal explicada, passa a ser uma amiga de Razão e também busca por respostas quanto a magia.

A capa é abstrata e não é bonita, traz referência a árvore da casa da avó de Razão (pelo menos eu acho!) e a diagramação é simples.

Embora tenha tudo para ter uma trama envolvente Magia e Loucura tem muito poucas explicações para muitas perguntas que surgem, você passa o livro inteiro lendo em busca de compreender mais sobre a magia que aparece no livro e quase nada lhe é explicado. Se você busca magia como a que encontra em Harry Potter e tantos outros livros do gênero, aqui você não encontrará.

Mas embora do ponto de vista da história algumas peças tenham faltado, um questionamento ficou para mim, viver a vida intensamente faz com que ela dure menos no final? Ou viver passivamente, apenas se focando no intelecto traz a loucura a longo prazo? Embora isto tenha sido colocado no livro sobre a magia enxerguei como uma metáfora da vida.

O livro faz parte de uma trilogia, que segue com os títulos Lições de Magia e Filha da Magia (todos já publicados pela editora Galera), e espero que eles me tragam as explicações para as perguntas que ficaram sem resposta em Magia ou Loucura.

P.s Publicado anteriormente no Blog Criando Testrálios.


Avaliação


           >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 15 - FORMULÁRIO




Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Adoro livro que falam sobre bruxas, mas este não me cativou...
    Quem sabe eu ainda o leia...

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Apesar de gostar muito de livros com adolescentes e magia, esse não me chamou a atenção... Pareceu muito infantil...

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros adolescente com aquele toque de magia e mistério!!
    Mas depois de ler a resenha parece que a historia de Magia ou Loucura não ganhou um lugar em meu coração!! rsrs
    Não gostei da capa =/ e a historia me pareceu mio xoxa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Este eu não me interessei muito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Esse é um livro que eu já vi diversas vezes em promoções em sites. Quase sempre por um valor irrisório, mas nunca tive vontade de compra-lo ou se quer, de saber sobre seu conteúdo. Sei que é feio, mas eu sempre me deixo levar pelas capas e a capa desse livro simplesmente nunca me chamou a atenção. Foi ótimo ser sua resenha sobre ele. Embora sua opinião tenha sido um pouco negativa gostei da premissa. Se eu encontra-lo novamente na promoção vou pensar em lhe dar uma chance.

    nasproximaspaginas.blogspot.com
    raah_varella@hotmail.com

    ResponderExcluir