Eu Sou O Mensageiro - Markus Zusak


À princípio de conversa, devo comentar que, uma vez que leio livros desesperadamente desde os sete anos, tive experiências com diversos tipos de histórias. Algumas divertidas, outras que me fizeram chorar, suspirar e desejar que tudo aquilo fosse realidade. E também aquele tipo de livro que passa uma mensagem, às vezes tão intensa, que faz você repensar sua própria vida.
Foi exatamente à procura desse tipo de história que peguei Eu Sou O Mensageiro, de Marcus Zusak, para ler. Embora a sinopse seja até interessante, o que realmente me impulsionou a ler esse livro foi o outro trabalho do autor, A Menina que Roubava Livros. E não me arrependo de ter lido esse livro—ele é um poço de reflexões e críticas à sociedade atual que me fizeram repensar sobre meus próprios valores.
Que tipo de pessoa, pelo menos uma vez nada vida, não sentiu que era um perdedor? Todas as pessoas já passaram por essa fase.  E Ed Kennedy, nosso personagem principal, um jovem de apenas 19 anos, não seria diferente: ele se sente um perdedor, e analisando bem a vida que ele leva, podemos concluir que isso é exatamente o que ele é. Vive uma vida medíocre, num emprego sem graça de motorista de táxi, jogando baralho com uma turma de perdedores iguais à ele, nutrindo uma paixão platônica pela melhor amiga que já dormiu com metade da cidade e vivendo num apartamento simples, tendo como única companhia um cachorro velho. Seu pai era um alcoólatra que morreu há pouco tempo, e a mãe se dedica à espezinhá-lo a todo momento.
As coisas mudam quando, numa coincidência, ele impede um assalto à um banco. De repente, a mídia está toda em cima dele, considerando-o um verdadeiro herói, e é claro que isso traria consequências negativas — de repente, Ed começa a receber cartas de baralho: ases de ouros, paus, espadas e copas, cada uma contendo endereços e charadas a serem desvendadas. Movido pela curiosidade, Ed acaba mergulhando no desafio, sendo levado à pessoas com dificuldades diversas, e se envolvendo em muita confusão para ajudá-las. Mas, a cada conquista, ele se sente mais confiante do que pode fazer, e muitas vidas são mudadas com isso. Inclusive a dele.
O livro é narrado pelo próprio Ed, e isso dá um gosto a mais para a história. No início, Ed é um pessimista, um cara sem ambições e medroso. Mas sua evolução ao longo do livro é algo a se notar — Ed cresce de uma forma impressionante. Ele enfrenta seus medos, seus traumas, revela verdades, desvenda segredos, e, enquanto acha que está ajudando as pessoas lhe designadas, está ajudando a si mesmo.
Também existem partes de humor, principalmente as relacionadas ao melhor amigo mão de vaca e pão duro de Ed, Marv, e ao cachorro de Ed, o Porteiro. A linguagem do livro, cheia de gírias e palavrões, pode estranhar à princípio, mas ela dá mais integridade à história — você sente que está lá, assistindo aos dramas de Ed, e torce para que ele consiga.
A Intrínseca fez um ótimo trabalho com esse livro. A diagramação está muito boa, e eu não encontrei erros de português que prejudicassem a leitura. Os desenhos das cartas de baralho que separam as partes do livro são simples, mas achei que ilustraram bem a história. E a capa, na minha humilde opinião, é muito bonita e passa uma impressão de melancolia que combina bem com o livro.
Resumindo: eu só tenho elogios à esse livro! Simplesmente tocante, e o fato de eu ter o lido numa fase meio depressiva só ajudou a aumentar essa admiração. Embora eu tenha ficado meio decepcionada no final (eu esperava uma coisa bem mais chocante, admito), acho que a mensagem que Markus Zusak quis passar ficou bem clara: todos podem mudar sua vida, se a vontade for realmente essa.
Markus Zusak é realmente um poeta, e eu espero sinceramente que as editoras consigam trazer os outros títulos dele para o Brasil. 
Avaliação




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 02 - FORMULÁRIO 


Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. *..*
    puxa vida
    eu tenho a menina que roubava livros, li ano passado
    gostei muito
    por isso adicionei este livro ai em cima no skoob para ler algum dia, mas nem tinha parado pra elr sinopse ou algo assim, fui mas pelo titulo e a capa
    agora vejo que vou acabar adorando
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Também li esse livro num momento depressivo e ele me ajudou bastante.

    Não entendi direito o final, parece que foi criado só pra não deixar tudo em aberto... a explicação que o autor dá é meio surreal.

    Fora isso, concordo que ele é realmente um poeta.
    Curti algumas frases específicas do livro.

    Foi bem traduzido num sentido que tradutor indentificou a linguagem popular que é usada ao longo do livro, com as gírias e palavrões e tudo mais.

    Vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  3. Eu não imaginei que esse livro fosse desse jeito.
    Acho que pelo autor ter escrito "A menina que roubava Livros" e por este parecer sério (eu ainda não li e por isso não sei direito como é e não posso afirmar se é ou não).
    Fiquei pensando que este seria um livro que não me despertaria tanta vontade de ler.
    Erro meu. Ainda bem que essa resenha veio parar aqui no House of Chick (blog que eu amo) e pude conhecer o ponto de vista da Júlia que me fez ter muita vontade de ler Eu sou o mensageiro.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. simplesmente quero ler esse livro right now! *-* adorei a resenha, a capa, a história contada, tudo!! qro ler jah!!! *-*

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  5. uma capa simples porém muito bonita, parece uma história muiiitoo boa, super fiquei animada para ler. beijos.
    @sosobrelivros

    ResponderExcluir
  6. eu ainda não li a menina que roubava livros, que só pelo título me fascinou. E esse, sendo do mesmo autor, parece ser muito bom, história bem interessante!

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente AMO esse livro!
    Ganhei de uma amiga meio sem querer assim há dois anos no meu aniversário, não tinha ouvido falar nem nada, mas foi começar a ler pra me encantar.
    Realmente me emocionou, me revoltou e mexeu comigo. Fiquei com vontade de me mexer de verdade, de mudar, de viajar. Hahahaha. Uma loucura.
    Agora só falta eu ler A menina que roubava livros, mas estou esperando meu aniversário, pois uma outra amiga disse que me dará de presente ^^

    ResponderExcluir
  8. Vou adicionar nos desejados no Skoob AGORA! Adorei sua resenha, agora estou louca pra ler o livro! *___*
    bjão!

    ResponderExcluir
  9. Amei a sua resenha e achei linda a capa do livro. Quero muito ler, ou melhor preciso hehehe

    Parabéns pela resenha que ficou bem legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Uma história tocante, com certeza vou querer ler. Gosto muito de livros que nos fazem pensar e refletir sobre nossos atos.
    Muito boa a resenha, parabéns!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro livros que contam histórias de personagens que dão uma reviravolta em suas vidas, é bom para nos fazer refletir, e mesmo que não mudemos tão drasticamente quanto os personagens do livro, fazer mudanças na nossa própria vida sempre é positivo.
    @mcrisaragao

    ResponderExcluir
  12. Vc falou a palavrinha mágica crítica a sociedade que agora me faz querer ler o livro, eu simplesmente sou do lado revoltado para sempre!

    Miquilis:
    Bruna Costenaro (bruheadbanger@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha visto ou lido sobre esse livro antes...e infelizmente, ele não me agradou muito...
    a capa até que é bonitinha, mas não gostei muito...
    @drielymeira
    driely.meira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Adoro um livro que faça refletir. E "A menina que roubava livros" é um dos meus preferidos, então qualquer trabalho do autor se tornou leitura desejada... bom saber que continua com boas histórias!
    A capa é realmente melancólica... linda!

    @gaveta_aband

    ResponderExcluir
  15. SPOILER DO FINAL DO LIVRO: Oi, quanto ao final do livro eu fiquei muito confusa e decepcionada a primeira vez que eu li mas depois lendo atentamente e inconformada acabei juntando a teoria de que o personagem que aparece no sofá de Ed no final é nada mais nada menos que Markus Suzak, posso estar sendo ridicula, mas perceba algumas compatibilidades na narrativa e umas mensagens subliminares como "rosto de menino, voz de homem" "cabelos curtos, castanhos"... Espero que eu não esteja parecendo louca e equivocada.

    ResponderExcluir
  16. Markus Zusak* meu erro tipico, perdoe-me

    ResponderExcluir