Lulital – A Magia Começa – Pri Beletato


Em “Lulital”, conhecemos Cindy, que viaja para Luanda, cidade onde morou alguns anos atrás, quando sua mãe desapareceu. Ela não queria voltar para lá porque aquele local trazia lembranças muito tristes, mas não teve escolha: seu pai precisava voltar e ela teve que ir junto. Quando chegou, reencontrou velhas amigas, com quem a amizade parecia nem ter sofrido uma pausa, já que continuou tão forte quanto se ela nunca tivesse deixado a cidade.
Juntas, elas decidem explorar a floresta perto da cachoeira, onde sua mãe havia sido vista pela última vez, e enfrentam uma situação que faz com que Brenda, uma de suas amigas, desapareça também. Cindy fica intrigada e resolve que está na hora de procurar respostas.
Encontra, então, um livro escrito por sua mãe, que conta a história de um reino mágico, que acaba sendo de grande ajuda na descoberta de uma lenda da qual ela é a protagonista. Cindy acaba encontrando a passagem entre seu mundo e o das fadas e, junto com Tati (a outra amiga) e Lucas, se vê envolta em muitas aventuras.
Gostei da leitura, mas achei meio fraca. Faltou alguma coisa. Talvez se tivesse mais páginas e consequentemente mais desenvolvimento para algumas ações, a história ficaria mais agradável. Os elementos de aventura, apesar de estarem bem presentes no livro, aconteceram muito rápido, e os personagens logo conseguiam enfrentar o que estivesse pela frente, sem muitas dificuldades. A história do casal principal também foi bem fraca. Do nada, eles se gostaram – em uma cena não tinham nada e na seguinte já eram apaixonados. Achei essa situação bem forçada.
Não é que eu ache que todos os livros precisam apresentar tantos detalhes, mas acredito que existe um mínimo para nos deixar mais envolvidas com a trama, e até entender mais alguns pontos importantes para o desenvolvimento da história. E foi aí que a autora pecou, Pri poderia ter incluído mais argumentos para nos contar mais sobre seus personagens e os cenários pelos quais eles passaram.
As cenas, os diálogos e a narrativa são mais voltados para um público bem jovem, com passagens bem simples e de fácil entendimento. A trama também trás alguns elementos bem parecidos com Alice no País das Maravilhas e não consegui deixar de comparar as duas histórias, mesmo essa tendo um tema diferente: fadas.
Mas gostei de como o mundo mágico das fadas foi introduzido na trama, acho que as explicações foram bem pensadas. E foi legal que ela não tenha deixado de lado toda essa magia, já que essa é uma das grandes características desses seres.
Apesar desses detalhes, “Lulital” tem potencial. Como iniciante, Pri Beletato começou bem, e se modificar algumas coisas em sua maneira de escrever (como desenvolver mais algumas situações e os personagens), tenho certeza que só vai crescer cada vez mais nesse universo literário.
Um ponto que realmente não gostei foi a capa que a Dracaena colocou nesse livro. Se eu fosse julgar o livro só por ela, não leria, com sinceridade. A capa anterior (coloquei no final do post para vocês compararem), que a autora tinha produzido de forma independente, estava muito mais bonita do que essa atual (e foi ela que me inspirou a procurar a sinopse), uma pena que foi modificada para pior.
O livro é bem fininho, a leitura é rápida e flui muito bem, então dá para acabar de ler em um dia apenas. O final apresenta um bom gancho para o próximo. E, como quem acompanha minhas resenhas sabe, eu gosto bastante desse recurso. Então, com certeza quero ler o próximo livro da série para saber como vai continuar a saga de Cindy.
Recomendo para quem gosta de uma leitura leve, rápida, com bastante aventura e elementos mágicos que o mundo das fadas tem a sensibilidade de trazer até nós.
 
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 02 - FORMULÁRIO 


Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Verdade a capa que a autora produziu e muito melhor que pena.
    Mesmo assim eu gostaria de ler o livro
    ele parece bem legal, principalmente porque eu gosto de fadas

    ResponderExcluir
  2. mto lgl a resenha! não curto mto livros de fadas, mas realmente acho que leria soh por essa capa da autora! *-* uma pena msmo q a editora mudou =[

    Você já viu a Gincana de Revitalização que estamos realizando no blog? A primeira prova já tá rolando, corra e participe para ganhar vários prêmios, pois ainda dá tempo! http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/04/gincana-de-revitalizacao-001.html

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto esse livro antes, mas nunca li nenhuma resenha sobre ele.
    e para falar a verdade, não curti muito não, parece meio infantil...
    mas a capa até que é bonitinha...
    @drielymeira
    driely.meira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. O primeiro comentário que ia fazer sobre esse livro vc fez, a capa traz um ar super fake para o livro, como uma coisa mto amadora e definitivamente não me atraiu...mas tem um fato que me atrai as fadas, eu simplesmente amo td que tem fadas...se um dia aparecer naquele precinho que vc sabe que eu gosto rs eu compro pra dar uma espiada, mas sem esperar mto, pelo que vc falou ainda é uma autora que precisa amadurecer um pouco e eu sou meia sem paciência com isso, chame on me!! rsrsrs

    Miquilisssss

    Bruna Costenaro (bruheadbanger@hotmail.com)

    P.s Ótima resenha Thata =]

    ResponderExcluir
  5. Oi Thata linda!
    Concordo com cada ponto da tua resenha.
    Ainda não consegui fazer a resenha de Lulital porque não saberia escrever minhas críticas de maneira construtiva. Acho que o enredo tem potencial, mas deixa muitas coisas que poderiam ser mais exploradas.
    A escrita da Pri tem muito o que melhorar, mas como ela escreve por amor acredito que com experiência ela vai sanar esses pontos que deixam a desejar.
    Achei a história completamente voltada para o público super novo, e não consegui mergulhar no enredo.

    Resenha muito bem escrita, parabéns :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  6. Também acho que não compraria esse livro pela capa, prefiro a capa que a autora tinha feito.
    Tatha, gostei muito da sua resenha e da forma como você soube fazer críticas que podem ajudar a autora a melhorar.
    Não me lembro de já ter visto uma resenha desse livro, mas depois de ler a sua resenha acho que o livro não vai me agradar tanto, mas gostaria de estar enganada, pois fadas é um tema que sempre me atrai para um livro.
    O mais importante é que a autora tem potencial e só tem a melhorar nos próximos livros que escrever.

    @Danny_Demarchi

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a resenha e concordo com umas das meninas que comentaram, você soube fazer as críticas construtivas.
    Tomara que a autora leia e saiba arrumar esses pequenos deslizes que aparecem em primeiros livros, e que os próximos sejam ainda melhores.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Realmente, a capa independente era bem melhor - só acho que mudaria aquela fonte do título e do nome. A capa da editora deu um ar meio infantil, não sei.
    Não chamou atenção a história...

    @gaveta_aband

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha! Ainda não li o livro, mas imagino que a leitura deve ser fraca.

    A capa não é tão bonita quanto a primeira, a editora deveria ter mantido a original.

    Não sei quando vou ler esse livro, nem se ele chama muito a minha atenção. Mas pelo que você falou, a história parece ser interessante!

    Beijos

    ResponderExcluir