A Hospedeira – Stephenie Meyer


Ao lermos a sinopse do livro “A Hospedeira”, de Stephenie Meyer, imaginamos uma ficção científica de tirar o fôlego (pelo menos eu imaginei). Uma raça de alienígenas invadiu a Terra, as chamadas almas, que invadem a mente dos humanos, tomando o controle delas e também de seus corpos. Nenhuma aparência exterior é notada—as almas continuam vivendo a vida dos humanos como se nada tivesse mudado. A maior parte da sociedade foi dominada pelos alienígenas, e a pouca resistência humana luta para sobreviver.
Melanie Stryder, uma de nossas personagens principais, é uma selvagem que acaba de ser capturada, e o livro começa com a inserção de nossa outra protagonista, a alma Peregrina, sendo inserida em seu corpo. Tudo deveria estar normal para Peregrina, exceto por um pequeno detalhe: Melanie se recusa a desistir do controle da própria mente, e cria muitas dificuldades para a alma, ofuscando as lembranças mais importantes e mostrando para a alma apenas o que ela deseja que Peregrina veja. Na maior parte do tempo, Melanie ocupa sua mente com imagens de Jared, o homem que ela ama, o que faz Peregrina também se apaixonar por ele, levando as duas numa perigosa busca por Jared e o resto da resistência que está com ele.
É sob este contexto que o livro se desenrola. Tal como eu disse na primeira linha desta resenha, eu imaginei, com a sinopse, uma ficção científica violenta, alguma coisa impressionante e dinâmica. Infelizmente, não foi bem isso que encontrei. Da mesma forma que fez na Saga Crepúsculo, Stephenie Meyer se focou muito mais no lado sentimental de toda a trama do que nos detalhes que realmente interessavam. A princípio, nos é apresentado um triângulo amoroso com apenas dois corpos, que depois se torna um quadrado amoroso com apenas três corpos e a história gira basicamente em torno disso.
As primeiras cem páginas se desenrolam de forma dinâmica e emocionante, o que dá a falsa impressão de que o livro todo será assim. Mas a partir disso o livro se torna parado, com algumas passagens desnecessárias e alguns poucos eventos isolados que incitam um pouco mais de emoção. Em muitas horas Peregrina/Melanie divagam sobre os sentimentos sobre Jared, tornando certas partes repetitivas e maçantes. Enfim, as últimas duzentas páginas se tornam as melhores do livro, decaindo novamente no final, que é vago e decepcionante. Não sei se há uma previsão de continuação—mas certas coisas não foram explicadas, e esse é outro ponto negativo para a história.
É claro que eu não posso deixar de dar para Stephenie Meyer o seu mérito—novamente ela vem com uma narrativa leve e de fácil compreensão, com suas descrições precisas e sua escrita impecável. Com sinceridade, para quem esperava um romance, a história deve ter agradado mais, porque, em termos gerais, este é um ótimo livro. Parte da minha decepção vem realmente do fato de eu estar esperando uma coisa completamente diferente da que li.
A Intrínseca foi inteligente em manter a capa original que é bem simples, mas combina bem com a história do livro. Infelizmente, não posso dizer o mesmo da diagramação—alguns travessões foram completamente esquecidos, deixando as falas confusas, e nomes foram trocados, o que, na minha humilde opinião de leitora, é quase imperdoável.
Resumidamente, para quem quer romance, um pouco de emoção, muitas reflexões sobre a vida humana, seus sentimentos, suas fraquezas e também diálogos profundos sobre os diferentes tipos de amor, esse livro é a jogada perfeita. Mas não o abra esperando uma ficção científica habitual—isso é a última coisa que você encontrará. Basta saber se Stephenie Meyer pretende uma continuação para esse livro, porque, apesar de tudo, os detalhes não explicados me deixaram curiosa e, de certa forma, querendo mais.
O que não, porém, não acontece com o filme, com estréia marcada para 29 de março do ano que vem. Sempre fui muito apegada à descrições, e os atores escolhidos para os papeis principais não tem nada a ver com as características físicas descritas no livro. Saoirse Ronan pode ser uma ótima atriz, mas, combinemos, não tem nada a ver com a Melanie descrita no livro. E o ator escolhido para o papel de Jared, então? Decepcionante. Mas eu sou muito exigente, então talvez tudo não seja assim tão drástico... É esperar para ver.
Avaliação

>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 02 - FORMULÁRIO 


Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. Gostei da sua resenha, você demonstrou sua opinião, e isso é importante. Mas eu gostei bastante do livro sabe? Embora seja puxado mais pro romance do que para ação, eu realmente gostei.

    Ouvi falar que seria uma trilogia, mas depois vi que a tia Steph cansou de escrever e não quer mais dar continuidade, é uma pena, muita coisa ainda tem que ser esclarecida. Eles conseguiram expulsar as almas do planeta terra? E os outros grupos de resistência? Aaa, seria bom ter uma continuação...

    Um grande beijo.
    Beatriz Nathaly
    http://escrevendomundos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei bastante da resenha da Júlia!

      Eu não sabia que seria uma trilogia não hehehehe
      Eu ainda não li esse livro, imagino que deve ter ficado faltando bastante coisas para o próximo mesmo.

      Obrigada pelo seu comentário!

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Júlia, então eu li esse livro faz uns quase 03 anos já, rs
    Eu achei a leitura (até a metade do livro) bem tensa e cansativa, depois os personagens se soltam e até que fica bom.
    Infelizmente e os filmes mudam completamente o que o livro apresenta, mas mesmo assim espero que o filme sobre o livro seja bom!

    Beijo, até mais!
    http://enfimdeasasabertas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Eu ainda não li o livro, mas também espero que o filme seja bom.
      Vamos torcer né?!

      Obrigada pelo seu comentário!

      Beijos

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha! Já li A Hospedeira e confesso não ter gostado. Achei o começo do livro sem pé e sem cabeça, e o restante da história totalmente confusa. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!

      Ainda não li o livro, por isso não sei se gosto ou não.

      Obrigada pelo seu comentário!

      Beijos

      Excluir
  4. Concordo com você em tudo o que disse sobre o livro. Eu até gostei, mas não era o que eu imaginava.

    Beijos.

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  5. Júúúlia! Até que enfim uma resenha que consegue expressar na íntegra o que senti ao ler esse livro.
    Se eu contar que levei quase um ano (ou foi mais?) para conseguir terminar, tu acredita?
    O que me incitou a continuar foi a esperança da Peg ficar com o Ian. E o final me agradou muito <3 Pena que tu não curtiu.
    Se não fosse por eles, nunca teria terminado de ler.
    Melanie é uma personagem totalmente odiosa, irritante e muito egoísta. Nem comentarei sobre Jared.
    Eu esperava bem mais da Tia Steph no quesito ficção científica de alto nível.
    Mas ela nasceu foi pra escrever romances <3
    Mais uma vez: resenha linda! Bem argumentada e bem escrita, parabéns.
    Beijos!
    @piulitolimao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LoolaB! Tudo bem?

      Fico feliz que você tenha gostado da resenha da Júlia, eu também adorei.

      Também achei bem argumentada e escrita!

      Obrigada pelo seu comentário!

      Beijos

      Excluir
  6. gostei da resenha! ainda não sabia bem do que a história se tratava, mas agora fiquei com o pé atrás para ler, eu gosto bastante da escrita da stephenie mas ficar soh focado no romance não da >.< quanto ao filme, eu tbm sou bastante exigente, estão fazendo a msma coisa com dezesseis luas, jah estou ateh perdendo a vontade de assistir o filme sem nem ter saído nada fora os atores confirmados D:

    Você já viu a Gincana de Revitalização que estamos fazendo? As inscrições vão somente até 25/04, corre lá e participe dos desafios, concorrendo a vários prêmios! http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/04/gincana-de-revitalizacao-001.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha da Júlia!

      Vamos torcer para que esse filme seja bom!

      Obrigada pelo seu comentário!

      Beijos

      Excluir
  7. A descordo da quantidade de casinhas, o livro é ótimo, tenho ele e pretendo reler, sinceramente achei o livro tão bom que supera a saga crepusculo
    *.*

    ansiosa para ver o filme :p


    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara!

      Que legal que você tenha gostado tanto!
      Eu ainda não li, então não sei o que vou achar.

      Também estou ansiosa para o filme.

      Obrigada pelo seu comentário!

      Beijos

      Excluir
  8. eu comprei esse livro apenas pela sinopse! e gostei da sua resenha e vou ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Fico feliz que você tenha gostado da resenha da Júlia!

      Obrigada pelo seu comentário!

      Beijos

      Excluir
  9. Tenho esse livro faz mtoooo tempo, mas ainda não me animei para ler não....não faz mto meu gênero, eu me empolguei a comprar pelo preço mesmo...
    Vou acabar vendo o filme primeiro que o livro rs...

    Miquilis:
    Bruna Costenaro (bruheadbanger@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Eu provavelmente vou fazer que nem você. Irei ver o filme primeiro!
      O preço dele é realmente bom =D

      Obrigada pelo seu comentário!

      Beijos

      Excluir
  10. Amei a sua resenha!
    Ainda não li este livro e não sei bem se tenho vontade de ler.

    Vejo mesmo muitas opiniões diferentes sobre ele.
    Acredita que eu ainda não sabia que iria virar filme hahahhaha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa!
      Eu também amei a resenha da Júlia!
      Fico feliz que você tenha gostado =D

      Obrigada pelo seu comentário!

      Beijos

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ah, acho que não tem resenha nenhuma que me faça ler esse livro =/ Acho que é alguma coisa com a autora, que eu não consigo gostar das historias dela xD Mas admito que a narração dela é excelente!
    Adorei a resenha! Tbm sou muito exigente como leitora, e erros de diagramação são o uó! Tá dificil achar um livro sem nenhum nome trocado ou frase junta >.<
    Não sei se vou ver o filme ou não =/ (Provavelmente não u.u')
    Enfim, uma pena que o livro não foque na ficção cientifica =/

    Beijooos

    PS: tinha esquecido o meio de contato >.<'
    Sorry
    @deborahtupa

    ResponderExcluir
  13. Acho que li algumas poucas resenhas desse livro, mas nunca tive taaanta curiosidade assim pela história.
    isso ainda não mudou, quem sabe ainda nesse ano, eu compro e leio.
    mas devo dizer que essa capa me enlouquece, é muuito linda...realmente.
    @drielymeira
    driely.meira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Li esse livro há um bom tempo, então já não me lembro tão bem dos detalhes, mas lembro que gostei dele.
    Confesso que não sou muito fã da autora (algumas coisas que ela fez na série Crepúsculo me incomodaram muito), mas acho que ela escreve muito bem. Acabei comprando "A Hospedeira" por que o livro estava na promoção, por isso fiquei feliz por ter gostado da história, principalmente do romance.
    Espero que o filme fique legal e o mais fiel possível ao livro, mas as escolhas dos atores também me preocupou um pouco.
    Gostei da resenha, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  15. Esse é um livro que comprei (estava muuuuuuuuito barato) e ficou paradinho na estante. Pelo jeito vai continuar mais um tempo.
    Gostei da série Crepúsculo, mas a escrita dela as vezes se perde mesmo. É muita melação, muita enrolação em algumas partes. Pelo visto esse segue a mesma linha, uma pena!
    Só quero ver se leio antes de lançar o filme, ao menos.

    @gaveta_aband

    ResponderExcluir