Mindfulness – O Livro de Colorir – Emma Farrarons

Com este boom de livros antiestresse de colorir para adultos (que podem ser feitos por pessoas de qualquer idade), a BestSeller, selo do Grupo Editorial Record, não poderia ficar de fora. Eles publicaram esta edição da designer gráfica Emma Farrarons, “Mindfulness – O Livro de Colorir”, que tem cento e doze páginas com ilustrações bastante variadas para pintarmos como bem desejarmos.
O intuito do Mindfulness é nos fazer esquecer nosso dia a dia estressante e apenas sentar e relaxar, deixando de lado qualquer distração, ruído externo ou mental, e prestando atenção unicamente na atividade, recuperando, assim, a calma e a tranquilidade, não importando onde você esteja. E esta é a proposta deste livro, fazer com que a gente vá colorindo as páginas como um exercício calmante, aproximando-nos da meditação.
Emma não se focou exatamente num tema específico, apesar de seus traços em todas as páginas seguirem um tipo de padrão mais geométrico, então vamos encontrar formas, como triângulos, círculos quadrados, retângulos, entre outros, soltos e também dentro das ilustrações de animais (minhas preferidas deste volume), como gatos, pássaros e peixes, elementos da natureza, como folhas, flores, insetos, cogumelos, etc., e até no interior de objetos, como xícaras. E os traços de Farrarons são mais abstratos, a maioria de suas ilustrações possui elementos circulares ou linhas retas, e também estilos que dão a impressão de dimensão.

O livro é uma graça e as ilustrações são relativamente fáceis de colorir, mas talvez tenha faltado detalhes e algo um pouco diferente ou mais elaborado, e este é o motivo que faz com que este exemplar deixe um pouco a desejar em relação a alguns outros títulos do mesmo estilo já publicados aqui no Brasil.

Vale a pena a aquisição para quem gosta desta proposta divertida e relaxante, principalmente porque, se você quiser fazer uma pintura bem diferente, tem que deixar a criatividade rolar solta para não obter resultados simples, que é a primeira ideia que passa pela nossa cabeça com este estilo de desenho. Mas acho que isto é uma coisa interessante, porque nos faz sair da mesmice, nos faz pensar em como transformar aquelas ilustrações em algo belo e único.

Emma Farrarons é uma ilustradora e designer gráfica francesa, que estudou cursos em várias escolas diferentes, e desenvolveu um amor especial por estampas e impressões em tecido, usando como inspiração o design francês, o escandinavo e o japonês.
Quando recebi este exemplar em mãos, confesso que me espantei um pouco com seu tamanho, já que ele é bem fino e tem 14 cm x 21 cm, e eu estava esperando algo um pouco maior. Mas esta não é uma característica ruim, já que, por conta disso, é super confortável de carregarmos na bolsa para qualquer lugar, deixando-nos prontos para tirar um tempinho de nosso dia lotado onde quer que estejamos.

Sobre a edição, só tem um ponto que realmente me incomodou bastante. Pelo fato de o livro ser pequeno e a colagem e a lombada serem bem fechadinhas, as páginas não abrem completamente, então fica bastante difícil pintar perto do meio, do miolo, o que nem dá para fazer na maioria das folhas. Fato que piora ainda mais nas ilustrações de página dupla, comprometendo todo o desenho. E, mesmo para colorir as pontas, precisamos colocar alguma coisa para apoiar o livro e não nos atrapalhar, tomando cuidado para ele não fechar na hora do processo, nos fazendo borrar nosso trabalho.
Adoro esta capa, que passa realmente a ideia dos desenhos encontrados nas páginas do miolo. E, em mãos, ela é ainda mais bonita, pois tem verniz localizado nas linhas pretas das ilustrações de ondas, assim como no título, nome da autora e logo da editora. A impressão interna está muito bem feita, com traços bem escuros.

Indico esta terapia em forma de colorir para aqueles que buscam mais um livro interativo antiestresse, saindo um pouco da padronagem de florestas e plantas e encontrando algo mais geométrico e abstrato. É bastante interessante esta nova abordagem, que com certeza vai nos fazer soltar a criatividade e relaxar no processo.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário