Alif, O Invisível – G. Willow Wilson

Quando fiquei sabendo que a famosa autora de várias graphic novels e criadora da primeira heroína muçulmana em quadrinhos pela Marvel Comics, G. Willow Wilson, havia escrito um livro que mistura o mundo físico com o digital sendo um cyberthriller com vários elementos de fantasia, fiquei maluca para começar a ler esta história. Claro que assim que foi possível, passei este título na frente de alguns outros e comecei a minha leitura. Agora, venho compartilhar com todos vocês as minhas opiniões a respeito desta obra que foi lançada aqui no Brasil pelo selo Fantástica da Editora Rocco.
Neste volume conhecemos Alif, um jovem hacker do oriente médio, que mora em uma periferia chamada Cidade, onde a tradição e a modernidade se fundem. Ele trabalha protegendo os seus clientes contra os agentes do governo que censuram o que é publicado na internet. Seus dias se resumem em ser um cara invisível e se encontrar com Intisar, sua namorada do Bairro Antigo. Tudo estava indo bem na sua vida, até que ele acaba sofrendo uma grande desilusão amorosa, já que a mulher por quem estava apaixonado está com data marcada para casar, rompendo com ele e dizendo que nunca mais quer vê-lo.
Transtornado por tudo o que aconteceu com sua amada, ele tem uma ideia de criar um programa bem legal, quase impossível. Porém, ele o coloca no foco da mão, uma misteriosa pessoa que representa o Estado, cujo objetivo é identificar e acabar com qualquer resistência governamental online, para que ninguém exponha suas opiniões na internet.
Agora, nosso protagonista se torna um foragido político perseguido pela polícia, e, para completar, Intisar o envia um livro chamado Alf Yeom, conhecido por nós como “Os mil e um dias” onde, em sua grande aventura, ele não pode deixar de jeito nenhum o livro cair em mãos erradas.
A narrativa deste livro é descritiva, rápida, envolvente, e mistura realidade e fantasia com um pano de fundo incrível que consegue nos prender do início ao fim.  A história é narrada em terceira pessoa, o que em minha opinião foi bem legal, já que, assim, conseguimos acompanhar tudo de uma forma mais ampla. Neste volume você vai encontrar grandes reviravoltas, muita ação e adrenalina, uma pitada de romance e cenas engraçadas.
A autora conseguiu criar um universo incrível e ainda mesclar vários elementos como diferentes culturas, preconceito, amor, política, religião, sobrenatural, tecnologia, etc., tudo de uma maneira bem entrelaçada, ficando leve e descontraído, sem pesar a leitura, e deixando-a bem fluida e gostosa.
Os personagens são incríveis, e, apesar de existirem vários deles, que nos deixam até perdidas em determinados momentos, conseguimos, à medida que vamos lendo, identificar cada um e gostar bastante da história, assim como do papel de cada um individualmente nela.
A edição impressa está realmente maravilhosa! A começar pela capa, que é linda e tem absolutamente tudo a ver com o conteúdo e o título está em alto relevo. A obra também apresenta detalhes internos, como uma folha de guarda muito bonita com um padrão gráfico nas cores grafite e branco, e um mapa muito legal antes de iniciarmos a leitura. A fonte e os espaçamentos do texto estão bastante confortáveis para uma leitura agradável e as páginas são amarelas.
Depois de terminar esta leitura só posso chegar a uma conclusão: Uau! Não me surpreende que tenha sido bastante aclamado pela crítica mundial e ainda tenha ganhado prêmios, nominações e indicações de autores consagrados.
Recomendo este livro para todos os leitores que adoram histórias incríveis, cheias de reviravoltas, ação e adrenalina. Tudo isso com uma pitada de romance em uma narrativa rápida e envolvente que nos prende a cada virada de página, misturando vários elementos e com um desfecho incrível que vai fazer você amar este volume.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário