360 Dias de Sucesso - Thalita Rebouças

Desde que fui ao café da manhã com a editora Rocco e pude participar da explicação que a própria Thalita Rebouças fez sobre esta obra, fiquei encantada com tudo o que escutei e doida para começar esta leitura. Inclusive saí de lá cantarolando a música, que, como a autora falou, virou um chiclete e ficou grudada na minha cabeça, e queria muito conhecer mais sobre estes personagens que fazem uma banda. Como cheguei atrasada, já que moro em Niterói e o evento foi no Rio (a ponte às vezes engarrafa e é terrível), não pude ganhar a sacola de livros que eles deram no começo do evento, e, por isso, não tive este exemplar de imediato. Porém, assim que foi possível, garanti o meu, e agora venho compartilhar com vocês as minhas opiniões.
Em “360 Dias de Sucesso” conhecemos a história de jovens adolescentes do Rio de Janeiro que formaram uma banda (que não vou dizer o nome para não dar spoiler para vocês), sendo ela composta por Theo (cantor), Gualter (baterista), Pá (baixista), Pedro (guitarrista) e mais tarde também pela Mari (tecladista e vocalista). Neste volume Gualter nos conta sobre como ele e seus amigos tiveram 360 dias de sucesso, o que aconteceu neste período e após ele.
Conhecemos a histórias destes jovens desde o início da formação da banda, que começou apenas com Pedro e Theo, amigos desde a infância, e que tiveram o incentivo de Paulão, pai de Pedro, que viu que eles tinham chance de se tornar um sucesso. Porém, o que os colocou no alvo da fama foi a composição da música que Gualter fez, de nome Amor na Hora Certa, que levou esses jovens à grande popularidade.
Agora, com todo esse sucesso, muitos fãs, um vídeo clipe e shows lotados, esses meninos provam o lado doce e também o amargo da fama, já que, acompanhado dela, os problemas começam a aparecer e as brigam surgem.
Este é o primeiro livro que a Thalita escreve tendo como protagonista um homem, e achei bem legal, já que ela conseguiu dar voz a ele de uma maneira leve e descontraída, sem perder a essência ou parecer forçado. A narrativa é rápida, envolvente e fluida, sendo também bastante divertida e irônica, nos conquistando em todo momento com personagens incríveis e um pano de fundo maravilhoso.
A capa é bem legal e super colorida, e apresenta um show de sucesso, passando a ideia do que o livro realmente representa ao mesmo tempo em que demonstra que é voltado para o público jovem. O mais legal da edição impressa é que o título está em alto relevo e ainda com um efeito furta-cor completamente magnífico, que faz a luz refletir brilhos de cores diferentes conforme mexemos com o exemplar, deixando-a ainda mais bonita. A parte atrás da capa está em um tom de verde-água lindo também.
Além de tudo isso, a diagramação interna é uma graça, cheia de detalhes gráficos, tanto na primeira página de cada capítulo, onde fica o título, quanto na parte superior das folhas, onde o título também aparece, só que eu tamanho menor, e também há alguns outros espalhados no meio do texto. A fonte não é muito grande, mas não incomodou minha vista, e os espaçamentos estão em tamanhos confortáveis. As páginas são brancas.
O livro foi narrado de uma forma leve e divertida, que consegue nos conquistar com personagens encantadores e uma história fofa e cheia de acontecimentos. Além disso, foi escrito por Thalita Rebouças, uma grande autora nacional, e só por este motivo fica ainda mais gostoso, pois os locais citados são aqui no Brasil, assim como os programas de televisão (por exemplo, Caldeirão do Huck), trazendo uma maior identificação do leitor brasileiro pela história, como se os personagens fossem nossos amigos e estivéssemos acompanhando-os naquele momento.
Recomendo este volume para todas as pessoas que gostariam de conhecer uma obra que retrata jovens que encontraram na música os seus 360 dias de sucesso, e como isso afetou a vida de cada um deles, e o que a fama acabou lhes trazendo. Adorei a leitura e, se você curte livros contemporâneos para jovens, também vai gostar muito.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário