A Panqueca Fugitiva, O Resmungão e Outros Contos Nórdicos – Augusto Pessôa

O autor nacional, Augusto Pessôa, pesquisou, analisou e adaptou oito contos nórdicos para uma linguagem escrita de fácil entendimento e deliciosamente bem narrada, que vão conquistar leitores nacionais de todas as idades. Os personagens são bem variados e vamos conhecer e acompanhá-los vivendo momentos incríveis e outros nem tanto, como princesas, reis, bruxas, animais, nobres, pessoas com menos condições, entre outros, e até mesmo uma panqueca.
Confesso que não conhecia nenhum dos contos, pelo menos não que eu me lembre, e achei todos bem interessantes porque são diferentes dos que eu conhecia, apesar de terem as essências semelhantes e esta questão de nos deixar com uma mensagem no final.
Várias histórias deste exemplar tomaram rumos que me surpreenderam porque eu estava esperando outra coisa, muitas delas me divertiram bastante, outras me levaram em uma gostosa aventura. E eu adorava descobrir os segredos contidos em cada pedacinho das tramas, enquanto deixava minha imaginação rolar solta com cada trecho que estava lendo.
Os que mais gostei foram “Os Três Corvos”, que mistura um pouco mais de magia, e “O Resmungão”, que por coincidência são os dois contos mais extensos do livro. Já o que eu menos curti foi “A Raposa e o Urso”, porque fiquei com pena do urso e pessoas como a raposa me irritam.


O mais legal desta obra é que todas as histórias apresentadas nela vêm da Escandinávia e foram compartilhadas e passadas de geração em geração pelos povos germânicos graças ao discurso oral, com o intuito de ensinar valores e comportamentos para os mais jovens, mas também servem de inspiração para os mais velhos.

Mesmo com o título enorme, este exemplar é bem fininho e conta com oitos contos em apenas noventa e seis páginas, ou seja, cada um deles é bem rápido de ler, mas nem por isso menos gostoso. Algumas histórias, inclusive, são bastante fofas.

O exemplar impresso está a coisa mais linda do mundo! O formato dele é um pouco diferente, com 13,7 cm x 23 cm, a cor da capa, um tom de azul, é maravilhoso, assim como os detalhes gráficos em branco, outros em preto e ainda há aquelas pequenas ilustrações em verniz localizado que pela imagem da internet não dá para ver, mas ao vivo são simplesmente incríveis, e também estão presentes nas orelhas.

Cada conto apresenta uma folha individual com o título e pequenas ilustrações da designer gráfica Nina Millen relacionadas ao texto do momento, várias outras cenas ilustradas durante as páginas de história, e ainda uma figura pequenina no fim. Todos os desenhos remetem a cultura nórdica e estão na cor azul petróleo, enquanto os títulos apresentam um tom mais claro também de azul e os textos são pretos. O uso de cores frias foi escolhido como uma referência ao clima do local. É tudo muito bonito mesmo e vocês precisam ver ao vivo, porque não sei se as fotos conseguem fazer jus.

Eu ainda não havia lido nada escrito ou adaptado pelo carioca Augusto Pessôa, que além de autor também exerce diversas funções no meio artístico, é um grande contador de histórias e ministra oficinas em escolas, teatros, museus e universidades por todo o país, inclusive transformou diversos contos populares para apresentações no palco.

Você é daquele tipo de leitor que adora se aventurar em contos populares voltados para as crianças, mas que também servem para todas as outras idades, mesmo os bem mais velhos? Ou então gostaria de ensinar alguns valores para os pequenos por meio de histórias bem diferentes e igualmente divertidas? Então com certeza vai adorar “A Panqueca Fugitiva, O Resmungão e Outros Contos Nórdicos”, publicado pela Rocco Jovens Leitores.

Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário