O Juramento dos Vayuputras - Trilogia Shiva #03 - Amish Tripathi

Quando você lê um livro e precisa de alguns dias para pensar na resenha dele isso significa que o livro mexeu com seus conteúdos internos, e que não foi uma simples leitura recreativa (embora eu raramente faça isso porque minha mente analítica não permite coisa diferente!). Terminar a Trilogia Shiva, com seu último volume O "Juramento dos Vayuputras", do indiano Amish, publicado pela nVersos, foi de revirar o inconsciente! As resenhas dos volumes anteriores, "Os Imortais de Meluha" e "O Segredo dos Nagas" também já foram postadas aqui no blog (confiram clicando nos títulos).
Shiva está em busca do verdadeiro mal, e o descobre, mas eliminá-lo da Índia não será simples, pois a principal potência está fortemente ligada a fabricação deste mal e não pretende abrir mão dele. O Mahadeva então parte em busca de aliados e de esclarecer sobre o que está ocorrendo, como um elemento bom pode se tornar o mal? E mais do que promover uma ação bélica ele busca espalhar a mensagem sobre o que tem aprendido na sua jornada, chegando até aqueles que nunca lhe ofereceram ajuda: os Vayuputras. Mas o que fazer quando o destino de um país atravessa sua própria alma exigindo mais do que você é capaz de dar? Shiva conseguirá vencer si mesmo e fazer o certo?
A narrativa de Amish continua em terceira pessoa esmiuçando em ações a cultura hindu, no que tange sua espiritualidade, postura ética e moral. E é fascinante, para não dizer encantador ver em uma história épica aquilo que mantras e deuses indianos contam em tão poucas palavras. As vezes ver a tradução de um trecho em sânscrito soa bonito e poético, mas não é suficiente para compreensão do mesmo, Amish conseguiu colocar tudo isso de forma a possibilitar compreensão do hinduismo antigo,  e  mais a reflexão e pensamento crítico destes ensinamentos, já que Shiva é um personagem que esbarra no ceticismo, e é muito questionador.
Shiva é um herói como poucos, embora represente uma divindade é mais humano que os que o cercam. Até o fim não se contamina com o título e o trabalho que deve realizar. A única coisa que o tira do eixo é mexerem com a sua família. Seu amor por Sati é pleno, e o respeito que ele demonstra por ela é raro nos dias de hoje, ele consegue aceitar o fato de ela tomar suas próprias decisões e não precisar dele como uma mulher indefesa. Neste volume além de lidar com sua missão ele também descobre muito sobre seu passado.
Sati, a esposa de Shiva foi a personagem mais chata, ela cismou com questões de honra e responsabilidade. Ela tinha em si uma culpa muito grande, por ações que ela não compreendeu como além de suas possibilidades, e todo mundo sabe quanto pode ser chata uma pessoa que carrega uma culpa como uma mala de mão não é? O desfecho desta personagem me abalou, não por ela mas pelos que a cercam. O modo como aconteceu, e tudo que isso gerou foi arrebatador!
Existe uma diversidade grande de personagens que costuram este livro, alguns com nomes de fácil assimilação, outros que se confundem. Ganesha, filho de Sati, ganha destaque junto com seu irmão Kartik, uma dupla de peso que gera toda a ação e estratégia desta guerra. Gopal, o líder Vasudeva é a voz da razão que acompanha Shiva. E diversos outros aparecem com frequência e personalidade, não existem personagens desnecessários, tudo é amarrado com intenção e sabedoria.
Disse na resenha anterior, e volto a dizer (e mostrar na imagem que não mente rs!) que a versão livro em capa econômica estragou o livro. Por tratar-se de uma obra maior que permanece mais tempo nas mãos toda a película da capa acabou se soltando, deixando o livro com uma aparência péssima por mais cuidado que eu tivesse. E dói ter uma trilogia desse porte assim =/!
Durante nossas jornadas na vida absorvemos muito conhecimento, muitos são os livros lidos, as aulas assistidas e assuntos conversados, mas pouca coisa possibilita e transmite sabedoria,  O Juramento dos Vayuputras é uma obra que exala sabedoria para quem se permitir absorver. É como o deus Shiva, transforma tudo que toca! Hare, hare Mahadeva!

"Os olhos do Neelkanth se arregalaram. A  pergunta-chave não é 'O que é o Mal?. A pergunta-chave é: 'Quando o Bem se torna o Mal? Quando a moeda gira?".
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário