Momo e o Senhor do Tempo - Michael Ende

Eu sempre fui viciada em “A História sem Fim”, já que este foi um dos filmes preferidos da minha infância, e amava cada segundo dele, assistindo-o na fita cassete e pela TV inúmeras vezes. Então, quando vi que “Momo e o Senhor do Tempo” era escrito por Michael Ende, o mesmo autor de “A História sem Fim”, precisei desesperadamente começar a leitura. Agora venho compartilhar com vocês tudo o que achei deste livro publicado aqui no Brasil pela WMF Martins Fontes.
Neste volume conhecemos Momo, uma menina que mora em uma periferia de uma pequena vila e que é bem pobre, mas tem vários amigos que sempre cuidam dela, até porque ela é uma excelente ouvinte e ajuda as pessoas a descobrirem os seus problemas, pois escuta todo mundo tão bem, que todos acabam se abrindo e descobrindo soluções ao olharem para o seu interior.
Tudo estava indo bem na vida de Momo, até que os homens cinzentos surgiram, e eles fazem com que as pessoas não tenham mais tempo para nada, roubando o tempo dos outros e distraindo os indivíduos de olharem para dentro de si e ver o que realmente importa, fazendo com que todos os moradores da vila passem a não ter mais tempo para nada, e, assim, mudando a vida de todos. Momo agora tem a difícil tarefa de mostrar para todos os seus amigos e moradores da vila, que o tempo é precioso, e também relembra aos mesmos os valores importantes da vida.
Este é um livro ótimo e muito fofo, que nos faz refletir, criticando nosso cotidiano já que muitas vezes esquecemo-nos das coisas importantes, pois estamos envolvidos demais na correria do dia a dia, e inclusive nos tornamos pessoas mais irritadas pela falta de tempo.
A narrativa do autor é rápida, fluida e bastante gostosa, nos prendendo do início ao fim com uma história leve e descontraída, que nos faz refletir e pensar em nossas próprias atitudes. Este é um livro voltado para o público mais jovem, porém ele consegue agradar pessoas de todas as idades, sendo bem atemporal, já que este é um problema que existe até hoje e vai ainda continuar no futuro.
A capa da minha edição é esta do início do post, mas no Brasil alguns outros modelos também foram publicados. Eu gosto bastante dela e acho que combina perfeitamente com a história. A diagramação conta com bons espaçamentos, só que a fonte não é tão grande, mas até que não incomodou minha leitura. A parte de trás da capa é azul e tem ilustrações lindas com relógios, e as páginas são amarelas.
“...todos nós sabemos que uma hora às vezes parece uma eternidade e, outras vezes, passa como um relâmpago, dependendo do que acontece nessa hora. Tempo é vida. E a vida mora no coração.”
Recomendo este volume para todos os leitores que gostem de uma boa história, que nos mostra como uma menina bem simples e de roupas largas consegue mostrar a verdadeira importância da vida, abrindo o seu coração e escutando o seu eu interior, nos trazendo uma bela e bonita mensagem. “Momo e o Senhor do Tempo” com certeza vai agradar as pessoas de todas as idades, sendo uma leitura fofa e deliciosa, além de ter uma narrativa rápida, fluida e bastante envolvente. Estou apaixonada!
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário