João e Maria - Neil Gaiman

João e Maria são duas crianças adoráveis, que vivem na floresta com seus pais e levam uma vida muito boa, saudável e divertida. Até que as guerras chegam e os momentos de crise vêm com elas: pilhagens, extermínios, fogos, mais batalhas, perdas de animais e colheitas, e, ainda, fome.
As crianças, então, são levadas floresta adentro e ficam abandonadas e perdidas por lá. Na tentativa de voltarem para o lar, acabam parando em frente a uma casa dos sonhos, principalmente em meio a fome e ao desespero que enfrentavam: a casa era totalmente feita de doces. Dentro dela vivia uma velhinha bondosa, que logo os convidou para entrar e os alimentou. Mas não demorou muito para João e Maria perceberem que a aparência dela na verdade escondia uma pessoa de personalidade muito ruim e com intenções ainda piores.



Acredito que este é um dos contos de fadas mais conhecidos por nós, brasileiros. Lembro que desde pequena eu já ouvia esta história, assim como outras tão conhecidas em nossa cultura, e sempre gostei da inteligência e da coragem das duas crianças no meio dos perigos que precisavam enfrentar durante o caminho que foram “obrigados” a percorrer, e contra aquela senhora malvada que queria fazer pedacinhos deles para se alimentar.


Quando vi o lançamento desta versão escrita pelo tão aclamado autor Neil Gaiman, e ilustrada por Lorenzo Mattotti, em uma edição de luxo pela Editora Intrínseca, sabia que precisava tê-la em minha estante. Inclusive porque eu adoro contos de fadas e suas edições publicadas e, sempre que posso, saio comprando as que vejo pela frente.




Mas confesso que estava com “medo” do final, pois gosto mesmo é de finais felizes e odeio as versões que acabam bem diferentes e desoladores. E tive a impressão de que seria assim o final deste. Mas tive uma grata surpresa de perceber que ele optou por dar um final feliz aos pequenos viajantes, numa história mais próxima da que eu já conhecia da minha infância. E ainda nos apresentou um pequeno futuro dos dois, que eu adorei tomar conhecimento.


Ao final da leitura do conto, há duas páginas como se fossem uma matéria de jornal com o título “Um Conto de Fadas e suas Transformações”, explicando aos leitores sobre as variadas versões deste tão famoso conto, além de falar sobre os irmãos Grimm, do simbolismo por trás do enredo, o momento histórico vivido por João e Maria na trama e onde ele se encaixa na linha do tempo mundial, já que muitas pessoas acreditam que a origem seja no período medieval, em torno de 1315, e também há uma pequena bibliografia.


Gostei muito das ilustrações de Lorenzo Mattotti, que deram às páginas um ar mais sombrio e belo ao mesmo tempo, em meio a sombras e escuridão, e ainda complementaram perfeitamente o texto de Gaiman. Parece uma viagem a uma mente humana nebulosa e assombrada, ao mesmo tempo em que é intrigante.


Esta edição está belíssima com capa dura envernizada, dando um efeito muito bacana ao vivo. As páginas são grossas e a qualidade de impressão é excepcional. O texto está bem espaçado, com uma fonte de tamanho grande e cada folha apresenta margens ilustradas com flores, além de apenas a primeira letra de alguns parágrafos em vermelho, todo o resto segue um padrão preto e branco. As laudas ilustradas vêm sempre em duplas e a cena acompanha o momento da história.

“João e Maria” é para todos aqueles que são apaixonados por contos de fadas e sempre querem complementar sua coleção com edições belas, ou para quem ainda não leu este clássico ou quer relembrá-lo, agora nas mãos de alguém tão incrível quanto Gaiman. Apesar de sombria, a história pode ser lida por leitores de todas as idades, pois mostra que, mesmo em meio a toda escuridão e coisas ruins que podem haver em nossa volta, a coragem e a inteligência nos ajudam a seguir em frente e enfrentar qualquer coisa. É uma ótima lição de vida apresentada de forma sutil e interessante, com certeza vale super a pena!



Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Essa edição esta lindissima *-*
    Eu adoro essa releituras, acho muito interessante reler um conto de uma maneira mais "adulta" rsrs
    Eu conheço a historia de Joao e Maria e tal, mas nao muito bem, nao era uma das historias que eu gostava muito.. hahahahha quero muito ler o livro pra dar uma relembrada na história tbm

    ResponderExcluir
  2. esse livro ta incrível
    essa capa me chamou muito a atenção por que curto muito capas de livros meio sombrias kkkk
    adorei você ter tirado fotos dele por dento ele e lindo e me deixou com gostinho de quero mais kkk
    ótima resenha e fotos
    bjuss

    ResponderExcluir