Casa Limpa e Arrumada - Donna Smallin

Há alguns meses, li e resenhei um livro desta mesma autora, Donna Smallin, sobre organização denominado “Organize-se” (clique no título para conferir a resenha). Achei a obra muito boa e de extrema ajuda, então, assim que tive oportunidade, quis repetir minha experiência com algo escrito por ela e agora tenho em mãos “Casa Limpa e Arrumada”, que, como o próprio título já sugere, vai nos auxiliar no processo de arrumação e limpeza de nosso lar.
A escrita da Donna é bastante interessante, ela nos explica cada detalhe de forma direta e acessível, tornando fácil colocarmos em prática cada uma de suas dicas. O exemplar é todo dividido em tópicos, o que facilita ainda mais o processo de leitura, principalmente porque não precisamos lê-lo na ordem correta de começo, meio e fim, e podemos apenas escolher quais os assuntos de maior interesse para executar primeiro.
Os métodos contidos nesta obra nos ajudam a progredir com a arrumação da casa de forma simples e de fácil execução, para que a gente possa terminar todas as tarefas as quais nos propusemos a realizar com muito menos esforço e num período de tempo bem mais curto.


Como a própria autora diz, este é como se fosse um curso intensivo de limpeza, mas bem fácil, que vai tirar várias dúvidas que todas sempre temos, além de nos mostrar métodos comprovados bastante eficazes de realizar as tarefas, que vão facilitar nossas vidas e algumas ainda nos ajudarão a economizar dinheiro.
O livro começa com uma Introdução sobre este título, depois há um capítulo denominado ‘Uma Breve História da Limpeza, e depois é dividido por partes, que são: Limpeza Básica, Os Desafios de Cada Cômodo e Os Desafios do Cotidiano, todas com vários capítulos bastante explicativos. Vou comentar um pouco sobre cada uma delas para vocês saberem o que poderão encontrar.


A primeira parte reúne os seguintes capítulos: Prepare-se e Comece, Estratégias de Limpeza e Livre-se da Bagunça. Logo quando começamos estas páginas, encontramos alguns tópicos sobre os benefícios da limpeza, pequenas explicações sobre os tipos de sujeira, um teste sobre “Que tipo de ‘faxineira’ é você?”, conselhos sobre aspirador de pó e esponjas, estratégias para limpeza diária, instantânea para visitas inesperadas, rotina semanal, e limpeza profunda. Há dicas para quem tem animal por perto e para os alérgicos, maneiras de incentivar a família a te ajudar, métodos de organização, incentivo a doação, venda e reciclagem e muito mais!


Na segunda parte, a mais extensa, nos deparamos com os capítulos: Do Chão ao Teto; Áreas de muito Movimento; A Cozinha; Quarto dos Adultos, Banheiro e Quarto das Crianças; Lavanderia e Áreas de Depósito, e, para finalizar, Áreas Externas. E, como deu para perceber, nos dá sugestões e dicas preciosas para limparmos cada cômodo separadamente, então encontramos tópicos sobre faxina dos assoalhos, manchas em carpete, marcas e sujeiras nas paredes, janelas, portas, móveis, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, tábuas, forno, aço inoxidável, pias, pratos e talheres, roupas de cama, todos os detalhes de um banheiro, etc. Ainda há questões sobre redução do acúmulo de papéis, organização, sobre cada coisa da parte externa (para quem vive em casas), como calhas, móveis de jardim, churrasqueira, piscina, almofadas, e vários outros detalhes muito, muito úteis mesmo!


Na última parte encontramos: Roupas Limpas, A Limpeza dos Animais de Estimação e Objetos de Uso Pessoal, e é tudo tão importante e bem feito como o resto do livro. Ela começa falando um pouco sobre as roupas de antigamente e de hoje em dia, como separar as roupas sujas, lavar e secar de maneira eficiente, sem maiores complicações ou erros, depois passa a comentar sobre como lidar com limpeza dos animais diariamente, o que deve ou não deve ser feito em relação ao assunto, dicas sobre os pêlos, o banho, gaiolas e aquários. Gostei especialmente do último capítulo, que fala sobre a limpeza de pincéis e outros acessórios de maquiagem e de cabelo, sobre escova de dentes, óculos, lentes, equipamentos de ginástica, malas, bolsas, etc., sapatos e joias. Além de outros detalhes igualmente importantes.


E ainda há um Apêndice no final com os seguintes tópicos: Soluções para Problemas com as Roupas e Desafios e Soluções para Lavar sua Roupa. Nestes dois, como deu para notar pelos títulos, encontramos dicas e conselhos sobre roupas, como remover inúmeros tipos de mancha e como lidar com inconvenientes que surgem pelo caminho na hora da lavagem, antes ou depois da mesma, ou como consertar algum problema relacionado a elas também.


A parte gráfica segue um padrão bastante parecido com o outro exemplar escrito por ela, sobre o qual comentei lá no início da resenha, que também foi publicado pela Editora Gente. O texto é todo em azul e não preto, como normalmente encontramos, a fonte não é muito grande, mas está bem espaçado e em um tamanho confortável para mim, os assuntos são separados por tópicos coloridos ou em negrito, sendo que alguns ganham destaque em quadros grandes ou pequenos nas cores laranja ou azul. E há diversas ilustrações muito fofas em variadas páginas, deixando tudo muito mais bonito, convidativo e, inclusive, tornam o texto ainda mais fácil, pois o livro ganha um ar mais leve, tornando a leitura mais prazerosa e compreensível, porque não fica parecendo aquele tipo de livro maçante e chato.


Como vocês puderam notar, é uma obra extremamente útil e muito completa, que vai nos ajudar e MUITO na hora de vencermos os desafios diários da sujeira, o que acaba parecendo bastante complicado às vezes, mas Smallin nos mostra que tudo pode ser fácil se nos organizarmos corretamente para fazê-los. É uma obra bem “mão na roda” mesmo, que com certeza deve estar presente na casa de todo mundo, leitores aficionados ou não, afinal, ninguém quer ou gosta de viver na sujeira, certo?
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário