Uma Pitada de Amor – Katie Fforde

Zoe Harper quer muito ter sua própria delicatéssen, pequena e muito especial com um ótimo atendimento ao cliente, então o prêmio em dinheiro da competição de culinária em um programa de TV viria bem a calhar na construção de seu sonho. Quando consegue uma das tão desejadas vagas no reality show, ela não vê a hora de poder testar suas habilidades e, talvez, ser a grande vencedora.
Mas nada vai ser tão fácil assim: Gideon Irving, um dos jurados, é um homem extremamente sexy que mexe com a moça de um jeito que ela não consegue evitar desejá-lo. E parece que ele sente algo por ela também, o que pode acabar atrapalhando-a, afinal ninguém pode saber dos sentimentos dos dois ou tudo pelo qual batalharam vai ser completamente afetado.
Além disso, Zoe precisa lidar com uma competidora terrível, que acaba sendo sua colega de quarto: Cher, que vai planejar, manipular e armar as mais diversas coisas só para conseguir ser a grande campeã. E nossa protagonista é um alvo fácil e acaba sendo o seu preferido.
Agora, ela precisa lidar com tudo o que acontece à sua volta, enquanto tem que preparar pratos incríveis para se manter na competição e ainda cisma de ajudar a muitas pessoas à sua volta, afinal todos parecem precisar de ajuda e ela não consegue deixar de socorrer ninguém.
Gosto bastante de reality shows de culinária apesar de não ter assistido nenhum recentemente. Mas, assim que vi este livro entre os lançamentos da Editora Record, não podia deixar de querê-lo, afinal, além de ser um chick-lit, ele mistura romance com competições de culinária e o nome da protagonista é Zoe (estou com saudades da série Hart of Dixie, então me deixem ficar apegada ao nome da personagem! Hahaha).
Só que fui com muita sede ao pote e a leitura acabou me decepcionando um pouco. Primeiro que, no meu ponto de vista, a autora acabou não dando tanto enfoque na parte do reality em relação à trama que ocorria por trás das câmeras, porque sempre que alguma prova ia acontecer, passava muito rápido ou a cena não era tão bem desenvolvida, o que acabou me decepcionando um pouco. Mas pelo menos as breves partes da competição foram bem narradas, então dá para nos fazer sentir assistindo a um programa na televisão de nossa casa, mesmo que por poucos minutos.
A narrativa é em terceira pessoa com foco em Zoe, então vamos conhecê-la muito bem ao mesmo tempo em que temos uma visão mais ampla dos acontecimentos. Ela é encantadora, boazinha e uma amiga muito leal (mesmo de quem conhece há pouco tempo). Mas ela me incomodou porque nunca tinha pulso firme ou se defendia, e sempre queria ajudar todo mundo, mais do que era necessário, ou seja, na verdade era bobinha demais. Cher, uma outra competidora – a pior de todas, sem escrúpulos e que fazia milhares de coisas para se dar bem –, o tempo inteiro aprontava com a moça, que sabia de tudo e, mesmo assim, não fazia nada quanto a isso. Dava vontade de sacudi-la o tempo inteiro e dizer: Como é, Zoe? Vai mesmo deixá-la te sacanear assim? Mostra sua garra, garota! Corra atrás dos seus objetivos! E aprender a dizer não algumas vezes não te faria mal algum também.
Outro ponto que acabou me incomodando foi o fato de não parecer que Zoe realmente queria ganhar aquela competição, mesmo que ela sempre comentasse sobre o que faria com o prêmio, afinal sempre se deixava ser prejudicada, não se esforçava tanto quanto alguns dos outros competidores, principalmente porque sempre queria ajudar coisas aleatórias que ocorriam por fora do programa, e que poderiam prejudicar totalmente sua participação. Mas ela nunca dizia não e sempre fazia tudo pelos outros, como uma escrava, porque trabalhava, limpava, cozinhava, servia, etc., sem nem receber por isso. A sorte dela é que era boa na cozinha e tinha um ótimo instinto para as receitas e coisas relacionadas.
Também acho que algumas resoluções foram fracas demais, como em um momento que Zoe acaba ficando sem uma receita porque aconteceu um “acidente” (não vou explicar melhor, pois seria spoiler) com seu computador. Por que raios não usou o celular? Ou o computador de alguém? Uma casa daquele tamanho e ninguém podia emprestar alguma coisa com internet por míseros minutos??
Além do mais, o programa estava muito amador para o meu gosto, visto que algumas provas não foram bem programadas, como, por exemplo, participantes ganhando vantagens ou desvantagens, o que sempre acontecia com Zoe, ou o fato de acabarem permitindo que coisas por fora dos objetivos do programa fossem feitas.
Gideon é um personagem interessante, mas infelizmente não foi tão bem explorado assim e acabamos a leitura sem realmente conhecermos muito sobre ele. Além disso, o romance foi meio morno, não me deixou suspirando e algumas das cenas foram mais forçadas do que deveriam para que eles tivessem alguns momentos a sós.
Apesar destes diversos pontos negativos, a leitura me cativou, gostei muito das cenas curtas do reality show, me diverti em várias partes e torci em outras. A narrativa da autora é gostosa e fluida, então mesmo que a trama não tenha me encantado muito, eu ficava com vontade de continuar virando as páginas para saber o que iria acontecer e quem ganharia.
Este é o segundo livro da autora publicado no Brasil, o anterior é “Amor nas Entrelinhas”, lançado aqui em 2014, mas o primeiro que li dela. Não vou dizer que desgostei totalmente desta obra, porque não foi o caso, só que esperava muito mais e não acho que Fforde soube trabalhá-la tão bem, porém isso não me impede de desejar ler outras de suas histórias.
No final a única conclusão que eu chego é que “Uma Pitada de Amor” é um livro mediano, não amei e nem odiei, fiquei muito satisfeita com algumas partes e totalmente incomodada com outras, mas não posso negar que há potencial e alguns amantes do gênero podem gostar mais do que eu. Só aconselho que não esperem tanto assim e estejam cientes dos pequenos furos encontrados pelo caminho. Estou torcendo para que sejam cativados pela bondade de Zoe, se divirtam com o reality show saindo das telinhas para as páginas, e mergulhem nas cenas por trás das câmeras desta competição.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Esse parece ser aquele livro gostoso de ler, apesar de a personagem principal Zoe parecer uma tonta (odeio personagens assim) o que me deixou um pouco triste ao ler a resenha foi isso, se ela entrou está em uma competição ela está para ganhar né, ahh e essa do computador, fiquei curioso em saber o que aconteceu, mas penso igual a voce, poderia ter usado o celular, mesmo se nao tivesse internet sei la, ligado pra alguem que tinha e pedido ajuda, MAS apesar disso eu fiquei curioso em saber como termina essa história...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro e amei,por mais que ele tenha me deixado com muita fome!!kkk
    Amo chick-lits e gostei de ele misturar gastronomia e romance,uma ótima combinação! Beijos<3

    ResponderExcluir