Você (Não) é o Homem da Minha Vida - Alexandra Potter

Lucy Hemmingway viveu um grande amor quando tinha dezenove anos naquela atmosfera apaixonante de Veneza. Há uma lenda local que diz que se duas pessoas se beijam embaixo da Ponte dos Suspiros sob o pôr do sol no momento em que tocam os sinos da Igreja São Marcos, elas ficarão juntas para sempre. Com toda a magia dos sentimentos deles no ar, resolvem apostar nesta lenda com a esperança de que nunca mais se separassem.
Só que Nathaniel é americano enquanto Lucy é inglesa e, depois que o intercâmbio termina, o romance à distância acaba não dando certo e eles seguem rumos bem diferentes. Agora, passados dez anos daqueles deliciosos momentos, os dias de felicidade plena ainda estão enraizados na memória de nossa querida protagonista, que nunca mais conseguiu qualquer relacionamento tão bom quanto com o seu primeiro amor.
Quando Lucy se muda para Nova York para trabalhar em uma galeria de arte, não imaginou que iria de fato encontrar com o próprio Nate por lá. Mas aconteceu, e o reencontro foi incrível, então ela acha que tirou a sorte grande e eles poderão finalmente ficar juntos para sempre.
Porém, dez anos são capazes de mudar completamente uma pessoa e Lucy acaba descobrindo isso rapidamente, o que não é nada bom mesmo. Mas parece que o destino está com vontade de brincar com eles, que acabam querendo manter distância um do outro sem sucesso. Em meio a muitas coincidências, algumas delas estranhas demais para serem verdades (mas sendo ainda assim), Lucy percebe que pode estar encrencada, pois se livrar de sua alma gêmea nunca pareceu ser tão difícil assim. Até agora.
Eu sou uma pessoa que gosta de chick-lits, mas não os leio com tanta frequência quanto acontecia há uns sete anos. Considero que isto tenha acontecido porque hoje há muito mais espaço para livros dos meus gêneros preferidos da atualidade: new adults e jovens adultos mais maduros com toques dramáticos e finais felizes, ambos contemporâneos, que anos atrás não eram tão trabalhados no Brasil. Isso somado ao fato de que minha irmã adora chick-lits, então eles acabam ficando para trás na minha lista de prioridades (geralmente deixo que ela leia), exceto quando aparece algum que eu queira ler bastante. Foi isso o que aconteceu com “Você (Não) é o Homem da Minha Vida”. Primeiro eu olhei esta capa e fiquei absolutamente apaixonada! Adorei as cores e o padrão aquarelado e o título me deixou super intrigada. E sabe o que é melhor? Eu amei este livro!
Para começar, tenho que dizer que ultimamente tem sido muito difícil alguma obra literária conseguir arrancar risadas minhas, alguns risinhos aqui ou ali, mas com pouca frequência aparecem em diversas ocasiões, e, mesmo a maioria deles sendo divertido, não me causa reações físicas. Até começar esta leitura de Alexandra Potter, que é bastante hilária e me fez cair na gargalhada em diversas ocasiões. E, olha, a sensação é boa demais! Fico desejando encontrar mais histórias assim.
A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Lucy, então podemos acompanhar de perto seus sentimentos e pensamentos. Ela é sonhadora e romântica, mas com pés no chão, e dona de uma personalidade incrível, daquele tipo de pessoa que a gente logo quer se tornar uma grande amiga.
Podemos acompanhar um prólogo passado em 1999, com o auge do romance entre Lucy e Nathaniel, que deixa as mais românticas suspirando. Quando a trama pula para o presente e eles finalmente se encontram, Nate é um verdadeiro chato, então acabei não gostando nada do personagem, mas não de um jeito que me fizesse desejar que ele não estivesse ali (inclusive porque se ele não fosse criado a história não existiria), só de uma maneira que me fizesse criar ainda mais empatia por Lucy e sua situação e, claro, ficando feliz porque eu não tive que enfrentar algo nem remotamente parecido.
Outros personagens que merecem destaque são Kate, Robyn, Magda e Adam. A primeira é a irmã de Lucy e seu completo oposto, super organizada e toda séria, a segunda é sua nova amiga com quem divide o apartamento, que também é diferente da protagonista porque ela é toda mística e acredita plenamente em almas gêmeas, magia e coisas assim. Magda é a chefe de Lucy na galeria e é uma mulher marcante devido a sua aparência e personalidade, enquanto Adam é alguém que vai mexer com as estruturas de Lucy. Todos eles foram bem trabalhados e deram um gás à trama, além de cenas realmente divertidas, com destaque para Kate e Robyn, que tiveram também suas histórias sendo desenvolvidas em segundo plano.
Há toda uma questão de expectativa versus realidade sendo apresentada, gerando questionamentos no leitor, afinal nem sempre o que esperamos acontecer sai como imaginado ou desejado, não que isso seja ruim. As situações pelas quais Lucy e Nate passam são ótimas, diversas são hilárias, e algumas delas bem absurdas, mas até as mais normais são bem apresentadas.
A autora brinca muito com a questão das almas gêmeas, e eu terminei o livro sem saber se ela realmente acredita nelas ou acha tudo uma grande porcaria inventada por alguém. E posso dizer que a história também tem um toque de magia, o que eu adorei.
O romance em si acabou ficando um pouco de lado. Foi fofo? Foi. Fiquei torcendo pelo casal certo? Fiquei. Mas acredito que poderia ter tido mais cenas entre eles, um desenvolvimento maior. Só que também compreendo que este não era exatamente o foco do livro, então entendo ele não ter sido o assunto principal explorado, inclusive porque acabou sendo diferente a abordagem desta obra em meio a tantos outros títulos tão parecidos do gênero.
Mesmo com suas mais de quatrocentas páginas numa edição do tamanho padrão maior brasileiro (16 cm x 23 cm), a gente não fica muito tempo lendo porque o enredo construído pela autora é intrigante, sua forma de escrita é bem gostosa e a leitura flui maravilhosamente bem. A gente deseja um final feliz e fica na dúvida de como a protagonista vai conseguir finalmente se safar daquela situação bizarra que está vivenciando.
E curti bastante o fim que a autora escolheu para a história de Lucy, ela conseguiu nos dar uma resolução feliz e aceitável, condizente com tudo o que ocorreu até então, e ainda com um toque bem fofo que nos deixa com um sorriso no rosto.
A única coisa que achei meio desnecessário foi a extensão da obra, acho que a autora poderia ter finalizado páginas antes do desfecho real e não teria tido nenhum problema ou falta de conteúdo. Não que eu não tenha gostado de todas as que li, mas não me importaria que fosse menor.
Eu amo a capa deste livro, ela é linda e ainda tem tudo a ver com enredo, já que Lucy é uma artista (mesmo que não exerça a profissão) e trabalha em uma galeria de arte. A opção escolhida para a edição nacional se destaca porque é diferente dos demais títulos do gênero publicados aqui e isso é incrível. O texto interno é bem diagramado com bons espaçamentos e a fonte escolhida tem um tamanho confortável para os olhos.
Este definitivamente entrou para o hall de chick-lits queridinhos que vou reler um dia. Divertido, engraçado, com personagens espirituosos, uma trama bem desenvolvida e com um toque inesperado, “Você (Não) é o Homem da Minha Vida” deveria entrar na lista de leitura de todos os amantes do gênero!
Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. A trama até tem seus atrativos. Gostei da apresentação que você fez da personagem. ela me encantou. Chic-lit não é muito meu estilo, mas vou dar uma chance a história. Só porque quero saber como vai ser o final dele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou leitora de chic-lit, nada contra, mas não consigo me interessar pelas histórias, as poucas que li foram legais, mas nada que me fizessem querer ler mais desse tipo.
    Confesso que depois dessa resenha eu TENHO que ler este livro, to precisando rir!
    Entrou para a minha lista de desejados ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante de chick-lits, tem alguns que me agradam mais e outros nem tanto,mas quando quero uma leitura para rir muito vou logo no gênero. O livro parecer ser muito engraçado e divertido,coitada da Lucy parece que ela não consegue se livrar desse Nate kkk.Fiquei com muita vontade de ler e descobrir como tudo termina. Amei a resenha Beijos<3

    ResponderExcluir