Os Filhos do Tempo - Chaiene Santos

Mais um livro da saga ufológica esteve em minhas mãos nos últimos dias, o da vez foi Os Filhos do Tempo, do autor parceiro Chaiene Santos. Nesta obra conhecemos Nicolas, um estudante de física da Califórnia, que olhava os céus e se admirava da grandeza do universo. Em uma aula extra da faculdade ele esbarra com Zara, uma ruiva que mexeu com suas fantasias, mas o que ele não esperava era um dia esbarrar com ela longe das aulas e se aproximar dela.

O que ele jamais imaginava entretanto é que esta mulher era de muito longe e havia se aproximado dele com uma missão que apenas ele poderia cumprir com um poder que ele nem sabia que possuía. Uma saga se inicia através do tempo e espaço, Nicolas será capaz de ser forte o suficiente para o que o futuro exigir?

Santos faz uma narrativa em terceira pessoa bem direta e simples, que permite uma leitura rápida do texto. A trama se desenvolve de forma suave e embora lide com temas bastante complexos como conhecimentos científicos não há problemas para compreender o que é explicado. A capa do livro é um destaque que além de bonita é soft touch.

Nicolas não faz o tipo herói, na verdade ele parte na jornada que o convidam mais pela garota do que pela missão em si, embora ele tenha um bom coração seu maior foco é permanece com Zara. Ele se admira de descobrir todo um universo de seres e informações, mas desde que ele compreende que está completamente apaixonado por Zara não importa que sua família fique para trás, ou que ele permaneça em outro planeta ou tempo, desde que esteja com quem ele ama. Isso faz dele um personagem um pouco diferenciado dos que cumprem a jornada do herói.

Zara descobre o amor com Nicolas, mas mais que isso ela descobre como é ser humana e se apaixonar, já que como extraterrestre os relacionamentos haviam sido bastante frustrantes. Por boa parte do tempo ela acredita que vai conseguir fazer o que precisa sem de fato manter uma relação com Nicolas, mas ser humana a deixou vulnerável e suas certezas já não são mais as mesmas. Os demais companheiros de jornada são bastante simpáticos, mas pouco explorados. A nave que disputa a missão com a nave de Zara tem personagens que fazem as vezes de vilões, embora não no sentido literal do mal, já que justificam seus atos em prol de uma autoridade.

As relações  da vida são sempre tensas, tanto as de amor quanto as de ódio despertam dentro de cada um uma avalanche de conteúdos, eu senti falta disto na relação de Nicolas com Zara e também dele com Merko. Foram muitas as descobertas feitas pelos personagens e a vacilação teria que aparecer, mas ela não apareceu em momento algum, e isso acaba soando como superficial na relação.

O desfecho da história foi bastante interessante, e foi inteligente como o autor conseguiu não só lidar com seres de locais diferentes como de tempos diferentes. Mas honestamente depois da abordagem de Merko com Nicolas em um momento de luta mesmo diante da descoberta que ambos fazem sobre seus passados, eu achei um pouco forçada a aceitação da relação dos dois. Não posso me alongar para não dar spoiler, mas tudo terminou com um felizes para sempre sem levar em conta construções inconscientes que fazemos diante da vida.

Tenho que destacar que é uma hipótese muito boa a que o autor escolhe para justificar quem são os extraterrestres que frequentam a Terra, não posso abordá-la porque faz parte de uma das descobertas legais do livro, mas trabalhar com as dimensões de tempo e espaço é um recurso muito bom para o tema!

Os Filhos do Tempo tem um história bastante interessante que nos instiga a torcer pelos personagens e acompanhar sua jornada, que por sinal continua em dois outros volumes já lançados pelos autor A Origem da Vida e A Batalha dos Deuses. 



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Não conhecia o livro, mas achei o enredo bem interessante, Fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre o desenrolar do "romance" entre eles e as tais descobertas!
    Adorei a resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir