Sereia de Vidro - Marcelo Antinori

Quando recebi em casa Sereia de Vidro, do autor Marcelo Antinori, publicado Bússola Pocket, a primeira coisa que eu pensei foi: ow que gracinha, já que é um livro de bolso bem pequeno e simpático, depois me perguntei como em tão pouco espaço alguma história poderia se desenrolar de forma interessante, e eis que eu engulo minha fala para dizer, sim temos algo bem interessante nesse pequeno notável!
Um escritor que tem a vida perfeita, dinheiro, família e livros publicados, mas mesmo assim se senti frustrado já que não consegue escrever novas obras, parte em busca de uma luz para seu bloqueio. Ele segue viagem até um local sagrado, as paredes de um convento. Depois de se deparar com o que o tarot tinha a lhe contar através de uma freira, ele segue a trilhar para realizar aquilo que lhe foi sugerido.
Entretanto a mulher atraente que ele esbarra no metrô é a dama de paus de sua vida, e o que parecia apenas uma dica de seu futuro se descortina em uma trama intrincada de ligações políticas perigosas, ao mesmo tempo em que torna-se uma viagem para fora dos domínios da torre de segurança.
Tão pequeno e tão rico em história, ainda me pego surpresa quando reflito sobre o livro, em uma narrativa feita em primeira pessoa através de nosso protagonista, o escritor, nos brinda com um fluxo de acontecimentos que nos convidam a querer saber mais! Conhecemos não só sua pacata vida de bacana, como os desdobramentos de sua nova vida após conhecer a dama de paus.
O cenário da trama é São Paulo, em seus locais característicos do centro, repleto de peculiaridades que apenas quem frequenta essa cidade pode conhecer. A sensação era de estar caminhando entre as calçadas sujas e perigosas da praça da Sé, ou da Avenida Ipiranga, esperando pela próxima bizarrice que iria se aproximar.
O protagonista é um homem que cresceu a sombra do sogro, dono de uma importante construtora. Ele sente vergonha de apenas ser bem sucedido pelas chances que este lhe dá, e acredita que seguir para o desconhecido quando este se apresenta a ele vai resolver seu bloqueio criativo, além de dar movimento a suas próprias pernas.
Mas a história que começa como apenas dele se envolve de forma muito inteligente com a sua família e ao submundo de crime e política de São Paulo, e foi inevitável pensar quanto poderia ser a manchete de um jornal os relatos de associação dos crimes. Foi muito criativo e inovador a história partir de uma leitura do tarot, como jogo pude perceber como o autor conseguiu colocar os arquétipos deste ao logo de seus personagens, assim como as situações que apareceram no jogo.
Os demais personagens que sempre surgem de maneira breve são carregados de características, que podemos facilmente imaginá-los ganhando vida. Explorando alguns típicos cidadãos do centro velho, e os meandros daqueles que existem e que não queremos saber o nome.  O livro pode ser visto como uma crítica social já que explora aqueles que vivem a margem e fazem de tudo para conseguir o que querem, assim como aqueles que estão em cima e se alimentam da voracidade destes outros.
Sereia de Vidro é o primeiro volume da série, e já despertou a curiosidade! Será que o escritor conseguiu prosseguir nos novos caminhos que escolheu? Quais serão os próximos episódios que a cidade da garoa vai figurar?

Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário