Troca de Mensagens Entre Sherlock e Watson - Mallory Ortberg

Imagina se seus personagens favoritos pudessem trocar mensagens de texto e você arrumasse um jeitinho de dar uma espiadinha nelas? Ver o que falam sobre as situações que viveram ou o que estão sentindo no âmago de seus seres? Seria para lá de divertido, não é mesmo? E se eu te dissesse que agora você realmente pode fazer isso?
É essa a proposta do livro “Troca de Mensagens Entre Sherlock e Watson e Outras Conversas dos Nossos Personagens Favoritos da Literatura”. A autora consegue adentrar na mente dos personagens mais icônicos de todos os tempos, indo de “Dom Quixote” e “Rei Lear”, passando por “Orgulho e Preconceito”, “Moby Dick”, “O Morro dos Ventos Uivantes”, Agatha Christie, “O Grande Gatsby”, “O Pequeno Príncipe” e chegando até os dias atuais com “Jogos Vorazes”, “Harry Potter”, e nos mostra os diálogos entre eles.
A primeira vez que descobri a existência deste livro foi quando o Grupo Editorial Record mostrou sua edição impressa pelo Snapchat, pois a mesma tinha acabado de chegar da gráfica. Uma obra com este título logo me chamou a atenção, somado a esta capa mega fofa e ainda a proposta do enredo, eu sabia que precisava tê-lo em mãos o quanto antes. É claro que dentre as opções do mês para resenha em que ele estava, eu não poderia ter escolhido outro. E, assim que tive meu exemplar em mãos, não aguentei e peguei para ler no mesmo dia.
Mas, às vezes, a gente vai com tanta sede ao pote que acabamos nos decepcionando com o conteúdo do mesmo, e foi isso o que aconteceu aqui. A ideia de podermos ler mensagens de texto de personagens icônicos da literatura é ótima e atraente, mas a autora não foi feliz no desenvolvimento do mesmo.
Neste exemplar encontramos, em sua maioria, histórias clássicas, mas também algumas mais recentes que fizeram muito sucesso, e se divide em quatro partes, sendo que em cada uma dela as obras citadas são de uma época diferente, então você segue os diálogos conforme a cronologia de publicação.
Só que você precisa ter lido elas e conhecê-las bem para poder entender as conversas, as piadas, as brincadeiras e referências encontradas em cada bate-papo. Como eu não li a maior parte das obras citadas, fiquei boiando no que estava lendo, e admito que até várias nas que eu já li ou já conhecia por algum outro motivo, não foram tão explicativas assim e eu fiquei sem entender.
O que eu considero ser o erro deste volume é que não há explicações de nada, nem um resumo do livro em questão que está sendo apresentado naquele momento, nem mesmo uma explicação sobre os personagens que estão trocando mensagens ou sobre o que os conteúdos das mesmas. Para fazer sentido, pelo menos uma destas coisas deveriam ter sido feitas, mesmo que de maneira breve. Quem não tivesse a necessidade de buscar um background para elas, podia simplesmente pular as explicações, mas pelo menos todos os leitores que não têm bases para entendimento poderiam compreender o sentido do que estava sendo dito.
O pior é que, mesmo sem conseguir captar a maioria das mensagens, eu continuava lendo para ver se encontraria algo do qual eu conseguisse associar com mais facilidade e li o exemplar inteirinho! Hahaha Isso aconteceu porque a linguagem da autora é bem leve, direta e informal, como sms geralmente são, e porque a quantidade de texto é bem pequena, então a gente termina a última página pouquíssimo tempo depois de iniciada a primeira.
Não vou dizer que este é um livro totalmente ruim, porque tenho certeza de que as pessoas que leram as obras citadas podem acabar se divertindo bastante com tudo o que vão encontrar no caminho, mas não funcionou para mim de maneira nenhuma e com certeza não vai ser útil para grande parte das pessoas que eu conheço também.
Acredito que talvez o público em geral que mais vai ter sucesso seja o lá de fora, que utiliza a grande maioria destes clássicos para estudar literatura em colégios ou faculdades, o que não ocorre com a mesma frequência no Brasil. Claro que muitos leitores nacionais têm o hábito e até gostam deste tipo de literatura e com certeza vão entender tudo o que forem ler e podem adorar também, só estou dizendo que acho que o público é mais reduzido.
Uma curiosidade que achei interessante citar é que no exterior o título do livro é “Texts from Jane Eyre and Other Conversations with your Favorite Literary Characters”, mas talvez a personagem aqui no Brasil seja menos reconhecida do que Sherlock e Watson e, por isso, a editora optou por colocá-los como destaque.
O que posso dizer de mais positivo sobre esta edição é que a versão impressa é simplesmente maravilhosa! A capa é um verdadeiro primor e fiquei apaixonada desde o primeiro momento em que pus meus olhos nela, já que além do iPhone ali com o título, também há diversos títulos de obras que encontramos nas páginas, além de pequenas ilustrações com referências a várias delas. Na contracapa da frente aparece o Sherlock, enquanto na de trás o Watson, em silhuetas ilustradas com o fundo na cor verde. O único ponto negativo é que não possui orelhas.
O miolo também é cheio de particularidades lindas. Como este é um livro de mensagens de texto, todas as páginas possuem aqueles quadrinhos tão famosos nos nossos smartphones, e ainda há muitas ilustrações espalhadas pelo caminho, algumas pequeninas outras ocupando folhas inteiras e também detalhes gráficos, todos combinando com a obra citada no momento. E as folhas são brancas e com boa qualidade de impressão.
“Troca de Mensagens Entre Sherlock e Watson e Outras Conversas dos Nossos Personagens Favoritos da Literatura” é um livro interessante para quem tem intimidade com as obras citadas aqui, já que o leitor poderá compreender os diálogos entre os personagens e se divertir no processo. Aos que não conhecem, não leram ou não possuem familiaridade com as minúcias do enredo, não acho que seja uma boa indicação, pois, como eu, não vão entender boa parte do que vão encontrar por estas páginas.


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Ah, que pena não ter uma explicação sobre as obras citadas.. já li alguns desses livros clássicos, mas também não conheço a maioria. Achei o livro lindo, e ainda assim fiquei com vontade de ter um rs
    Beijos

    http://lovelyplacee.blogspot.com/

    ResponderExcluir