Mônica é Daltônica? – Mauricio de Sousa

Eu, assim como grande parte da população brasileira, comecei a me aventurar na leitura graças a Mauricio de Sousa e suas histórias em quadrinhos. Hoje em dia leio-as com menos frequência, mas ainda assim fazem parte do meu acervo, e acompanho as aventuras da Turma da Mônica Jovem, que eu acho que foi uma ótima criação e adoro! Então sempre tive um carinho muito grande pelo autor e por tudo o que ele publica. É por isso que, quando vi esta linda edição lançada pela Companhia das Letrinhas em conjunto com a Maurcio de Sousa Editora, sabia que precisava tê-la para ler o quanto antes.
Neste exemplar, uma história do autor foi transformada em prosa e ilustrada por um artista bastante talentoso, Odilon Moraes, ganhador de muitos prêmios, entre eles mais de um Jabuti de ilustração. Adorei conhecer seu trabalho e seus traços e acho que ficaram uma graça nos personagens que tanto amamos.
A historinha gira em torno de um plano infalível inventado pelo inteligente Zé Luiz (não, desta vez não foi obra do Cebolinha! hahaha) para fazer com que a Mônica desistisse de ser a dona da rua e, assim, livrar todos das temidas coelhadas. Todos seguem o passo a passo certinho e parece que estão conseguindo resultados. Mas será que desta vez o plano vai mesmo dar certo?


Mesmo estando em um formado diferente dos quadrinhos, a narrativa flui com muita rapidez, nos encantando a cada virada de página, e os desenhos conseguiram complementar o texto perfeitamente, mesmo que as cenas gráficas transcorram de maneira mais lenta do que no outro formato.
Uma curiosidade muito interessante é que a história “Mônica é Daltônica?” inaugurou a revista Mônica, em 1970. Depois ela foi republicada mais algumas vezes e eu realmente me lembro de já ter lido. Antes disso, a personagem não tinha sua própria revistinha e fazia participações em outras, aparecendo pela primeira vez com o Cebolinha em tiras criadas para o jornal Folha de São Paulo, em 1963.


Este livro pertence a uma coleção (eba!!), que trará histórias clássicas da turminha, escritas e desenhadas por Mauricio, só que agora serão retratadas nos traços de vários ilustradores nacionais respeitados e premiados. E eu mal vejo a hora de conferir os demais títulos que serão lançados.
Esta edição ainda conta com uma introdução escrita por Regina Zilberman, uma carta fofa escrita por Mauricio, um Dôssie com curiosidades sobre a turma, um texto de Odilon falando sobre o processo de criação e duas pequenas biografias, um do autor e outra do ilustrador.


Na carta, Mauricio fala sobre a evolução dos seus traços e da participação de outros artistas brasileiros criando histórias em quadrinhos curtinhas com seus personagens, mas com os estilos deles, e ainda faz comentários sobre esta nova coleção que está sendo publicada pela Companhia das Letrinhas.
Este ano Mauricio completa oitenta anos, mais especificamente no dia vinte e sete deste mês de outubro, e as homenagens para ele durante 2015 inteiro estão sendo simplesmente incríveis. Teve vários lançamentos literários e até mesmo avião com a “cara” da Turma da Mônica, entre outros.


Para quem não sabe, em 2012 o Mauricio nos encheu de felicidade e cedeu uma entrevista linda aqui para o House of Chick, que vocês poderem conferir clicando AQUI. Ele sempre foi muito simpático e o admiramos como pessoa e também o seu trabalho e sempre ficamos felizes por ver que os anos passam e seu sucesso só aumenta, assim como sua simplicidade, alegria contagiante e simpatia com todos.


Posso fazer um pequeno desabafo neste espaço? Mesmo sendo uma grande fã, tendo lido milhares de revistinhas, acompanhado bastante sua carreira, ter a coleção quase completa da Turma da Mônica Jovem, eu ainda não consegui realizar um sonho meu de infância: conseguir um autógrafo do meu ídolo, Mauricio de Sousa. Parece mentira, mas nunca consigo chegar a tempo de conseguir senha para autógrafos porque todas às vezes acontece alguma coisa que me atrapalha e isso é realmente muito angustiante. Mas o sonho continua e sei que um dia desses eu vou conseguir. Eu preciso acreditar.


É claro que não poderia deixar de recomendar esta obra deliciosa, fofa, agradável e linda para todos os fãs da Turma da Mônica (nunca conheci alguém que não fosse!) e para quem tem crianças pequenas em casa que ainda não foram apresentadas a estes personagens tão memoráveis e carismáticos.


Avaliação 



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Que coisa mais fofa *-*
    eu adoro as revistinha da turma da mônica, tenho algumas aqui e já li muito quando era menor, acho tão bacana homenagear algum autor assim, adorei os desenhos, bem diferente das revistinhas, mas mesmo assim estão todos lindos *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu estou louca nesse livro desde que lançou! Sou fã da Mônica desde criança, mas sou nova (16 anos) então não peguei os primeiros lançamentos, achei muito legal saber que essa é primeira revista publicada...

    ResponderExcluir
  3. É um livro que quero ler muitooo, e agora com essa resenha fotográfica, com certeza o lerei muito em breve. *-* Acho que este livro é por inteiro um grande presente para o Mauricio de Souza que completou 80 anos há pouco tempo atrás. :D E um presente ainda maior para os que são fãs de seu maravilhoso trabalho. ♥

    ResponderExcluir