A Vingança de Mara Dyer - Mara Dyer #03 - Michelle Hodkin

Nesta resenha praticamente não há spoilers de nenhum dos três livros, exceto por um pequeno parágrafo, o qual eu sinalizei antes que há um spoiler ali, então quem não quiser lê-lo, basta pular.
Depois de grandes acontecimentos na vida de Mara Dyer, pudemos ver que ela não é tão simples e normal, nem tão insana assim, como muitos insistem em acreditar. Tudo o que aconteceu com a garota até hoje tem um propósito e uma razão, ela só não sabe ainda quais são eles. Até agora.
Trancada num centro de pesquisas e usada como cobaia, Mara mal consegue manter um pouco de consciência entre os períodos em que está acordada. Até que uma ajuda da última pessoa que poderia esperar aparece, e ela terá que correr contra o tempo e tomar as decisões certas para poder escapar e ir em uma jornada em busca de respostas, de uma verdade sobre o Noah, já que seu fio de esperança ainda está intacto, e, mais ainda, de vingança. Nada vai atrapalhá-la ou ficar em seu caminho, porque quando Dyer tem um objetivo, ela vai até o fim para alcançá-lo.
"Já foi dito que deve existir um vilão para cada herói, um demônio para cada anjo, um monstro para cada deus. A despeito do que somos, não acredito nisso. Vi os vilões agirem heroicamente, e homens intitulados de heróis agirem com vilania. A habilidade de curar não torna ninguém bom, tampouco a habilidade de matar torna alguém mau. Cure as pessoas erradas, e você se transforma em vilão. Mate as pessoas certas, e você se transforma em herói. São nossas escolhas que nos definem, não nossas habilidades". 
Tem resenha dos volumes anteriores aqui no blog, "A Desconstrução de Mara Dyer" e "A Evolução de Mara Dyer", que vocês podem conferir clicando nos títulos. Nenhuma delas possui qualquer tipo de spoiler, então fiquem à vontade para entender um pouco mais da história e saber os motivos de eu ter amado tanto as leituras.
Quem já acompanha o blog há um tempo deve saber que eu realmente amei os dois primeiros volumes desta trilogia, então estava com as expectativas para seu desfecho lá na lua. Assim que soube de seu lançamento no Brasil, fiquei contando os dias para que ele chegasse à minha casa, o que acabou demorando bastante e eu fiquei louca em todo o processo de espera. Cada vez que os Correios chegavam minha ansiedade aumentava acreditando que seria aquela vez que eu poderia finalmente lê-lo, mas nunca era e eu não aguentava mais esperar, até que ele finalmente estava em minhas mãos e não pude fazer outra coisa se não começar a ler naquele momento.
Então, quando comecei esta leitura, não pude evitar esperar que meu coração batesse forte, minhas emoções ficassem à flor da pele com tantos acontecimentos que deixassem a gente aflita com o futuro das coisas. Só que acabou sendo um volume com menos ação e mais movimentação para alcançar um objetivo atrás de explicações, sem muitas ocasiões que me fizessem prender o fôlego, mas não posso negar que fiquei aturdida com diversas descobertas.
Ou seja, pensei que encontraria uma trama frenética, mas isso acabou não acontecendo. Inclusive acho que no começo do livro as coisas aconteceram de forma relativamente fácil demais, toda hora eu ficava esperando que algo muito ruim fosse acontecer para estragar com os planos dos amigos, mas eles conseguiram ir em frente sem grandes complicações e, mesmo as que aconteceram, tiveram resoluções rápidas.
Mas, apesar disso, foi uma finalização quase perfeita (eu daria 4.5 de nota) para a trilogia em minha opinião. Nós tivemos todas as respostas necessárias para entender tudo o que estava acontecendo, claro que certos detalhes sempre ficam de fora, mas considero que o final foi incrivelmente satisfatório. E, inclusive, gostei que uma parte de suma importância ficou em aberto porque tinha cinquenta por cento de chances de a autora escrever uma salvação para aquilo, mas eu estava com medo dos outros cinquenta por cento, que fizesse com que eu odiasse o final. Então eu prefiro imaginar que o futuro seria positivo do que ter que enfrentar uma realidade negativa.
Cada detalhe e cada acontecimento foram interligados em cada explicação que a autora nos deu e todas elas fazem muito sentido. Não encontrei furos e nem questões forçadas, eu entendi os motivos e aceitei o que levou cada pessoa a fazer tal coisa e agir de determinada maneira porque a autora consegue nos fazer compreendê-los muito bem. Ela amarrou todas as pontas e até as que não tínhamos pensado que faziam parte da mesma teia, na verdade fazem, e ela as ligou entre si.
Eu realmente adoro o Noah, ele é um dos meus personagens masculinos literários preferidos da vida. E a Mara também é uma das minhas protagonistas mais amadas. Conhecemos um lado mais sombrio e também perigoso dela neste volume, já que Dyer age de maneira obscura por vontade própria agora, o que antes acontecia sem que ela tivesse um controle real. E ao longo da trilogia pudemos acompanhar sua evolução de uma personagem assustada para uma assustadora, de não entender o que fazia para, depois de compreendido, aceitar seu poder, saber o quão perigosa é e não ter mais medo de usá-lo se necessário.
“Je t'aime. Aujourd'hui. Ce soir. Demain. Pour toujours. Si je vivais mille ans, je t'appartiendrais pour tous. Si je vivais mille vies, je te ferais mienne dans chacune d'elles.
Eu te amo. Hoje. Esta noite. Amanhã. Para sempre. Se vivesse mil anos, pertenceria a você por todos eles. Se vivesse mil vidas, ia querer fazê-la minha em cada uma.”

Só acho que faltaram mais participações da família de Mara, da qual eu gosto muito. O único que teve uma grande importância foi o Daniel, e fico feliz por isso, mas queria seus pais e seu irmão mais novo também.
Amo a escrita da Michelle e não vejo a hora de ela escrever mais livros para eu poder ler mais algumas de suas obras, já que, por enquanto, os três livros de Mara Dyer foram os únicos que ela escreveu, além de um conto em uma antologia.
As características que eu mais gosto desta trilogia, além de sua originalidade e as construções dos personagens, são as doses de sarcasmo e humor certeiras que a autora acrescenta na trama, já que elas são naturais e aliviam a tensão em alguns momentos, mesmo sem deixar as partes sérias e importantes de lado. Também não poderia deixar de comentar a respeito das referências presentes nas páginas, que me fazem sorrir todas as vezes.
A narrativa continua sendo em primeira pessoa por Mara, os flashbacks contando sobre a vida da avó ainda estão presentes neste volume e agora vamos entender exatamente a importância deles ao longo da história, mas desta vez também podemos acompanhar alguns capítulos narrados por Noah, que só me fizeram desejar por mais coisas sob seu ponto de vista.
ESTE PARÁGRAFO CONTÉM UM PEQUENO SPOILER, SE VOCÊ NÃO GOSTA, NÃO LEIA! Como o Noah não estava presente em grande parte deste volume, o romance acabou perdendo um pouco do foco que tinha nos demais, mas não foi algo que eu tenha considerado ruim, visto que a autora pôde trabalhar com outros personagens e interações melhor.
E eu continuo admirando Hodkin também pela sua capacidade de criar algo tão único, tão diferente de todas as outras coisas, principalmente livros para o público jovem adulto e, ainda assim, tão crível, como se realmente pudesse acontecer de verdade.
Este é um livro de respostas e revelações surpreendentes. Ele pode não ter me deixado aflita o tempo inteiro, mas me pegou de surpresa em muitas ocasiões. Considero este um desfecho realmente muito bom para a trilogia, apesar de eu ter esperado algo um pouco diferente e, por isso, este foi o livro que menos gostei dos três. Mas o nível de escrita, revelações e junção de pontas soltas é altíssimo.

"Esta é uma história de amor. Tortuosa e caótica. Cheia de falhas e ferrada. Mas é nossa. Somos nós. Não sei como vai terminar, mas sei como vai começar.”
Mara Dyer e Noah Shaw sempre vão ter um lugar especial no meu coração. Eu amei esta trilogia, como não amava nenhuma outra há um tempo relativamente grande, por isso não apenas recomendo-a para todos os leitores que curtem livros para jovens adultos bem desenvolvidos, repleto de mistérios e suspense, e com personagens carismáticos, eu peço com muito afinco: LEIAM!
Avaliação



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Quero muito ler essa trilogia! Todo mundo fala bem dos livros (exceto do ultimo livro, q algumas pessoas reclamam) mas mesmo assim parece digno de leitura! Super amei a resenha!

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro da série e espero poder ler em breve, não me importo de ler resenhas só assim não começo algo que não vou gostar depois, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Essa parece ser uma ótima série, ri aqui no seu relato da espera do livro... hahahahha
    Ainda nao tive a oportunidade de ler nenhum livro dessa série e nem tenho nenhum dos livros, mas gostei de saber que a série fecha muito bem, que nao fica nenhuma ponta solta, já está na minha lista de série que lerei futuramente, por enquanto vou ver se consigo terminar as que já comecei...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu ameeei os dois primeiros livros da série. E estou doida pra ler esse. Eu acho que a Michelle realmente é uma autora incrível! E mesmo sem ter lido o último livro, já sei que a série está entre minhas favoritas. Eu também imaginava que a trama seria frenética nesse livro, e é uma pena que não tenha sido. Mas estou super curiosa pra descobrir tudo que falta ahahha
    Eu também acho a série super original e os personagens todos são ótimos!
    Só espero ler logo =)

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo me disse que esse livro é muito bom.. pretendo ler

    ResponderExcluir