O Sol Negro - A Cidade Secreta do Vril #02 - M. C. Pereda


Ler uma série as vezes é um desafio porque nem sempre temos a oportunidade de ler os volumes na sequência, seja pela demora no lançamento ou de podermos comprar mesmo. Quando se trata de um livro repleto de detalhes a coisa complica mais ainda, porque nem sempre os autores tem o cuidado de lembrar que existe um tempo entre a leitura dos livros. Estava com receio quando comecei a leitura de O Sol Negro- A Cidade Secreta do Vril, da autora M. C. Pereda, da editora Schoba. Mas depois de mais de um ano da leitura do primeiro volume consegui acompanhar a leitura sem aquela sensação de perdida na mudança!

Neste volume uma nova aventura ocorre com os integrantes da Ordem Thule do Brasil quando estes partem em busca do Bastões de Toth e descobrem a utilidade deste antigo artefato egípcio que pode controlar a força Vril. Perseguidos pelos membros da Sociedade Vril, amigos e inimigos não mais serão fáceis de decifrar, nem tudo que parece é, e o bem e o mal acabam ficando muito próximo, será que está turma será capaz de reconhecer sua missão e quem está realmente ao seu lado?

Mais uma vez encontramos um volume denso de informações, elas estão em todas as páginas e em grande quantidade. E este fato tem dois aspectos bem antagônicos, o primeiro é o bom que desperta a curiosidade pelo conhecimento dos fatos apontados, novamente me vi parando a leitura em busca de maiores informações. O segundo aspecto é um pouco ruim, já que esse volume de dados mais aprofundados compromete a fluidez da narrativa, já que entender física quântica, por exemplo, nem sempre é fácil, ainda mais aplicada em uma descrição abstrata. Logo a leitura do livro foi agradável, mas não tão rápida quanto costuma ser um livro com a mesma quantidade de páginas.

Embora com muito conteúdo todo este é bem amarrado em uma história central, onde o principal é os bastidores de ações ocorridas na segunda guerra mundial e seus reflexos nos dias atuais. Não sei se é de conhecimento geral, mas o nazismo antes de uma ideologia política era um grupo de estudo de ocultismo, contando inclusive com médiuns. Deste fato nasceu a história de Pereda que usa essa verdade como pano de fundo. Me limitarei a isso neste ponto para evitar spoilers e as surpresas.

Maya a protagonista do livro anterior e seu marido David aparecem novamente junto de seus melhores amigos Ana e Armando, mas a narrativa agora é feita em terceira pessoa focando na ação destes casais. Personagens como Germano e Solomon voltam a aparecer também. E novos surgem como Júlio e Ricardo também surgem.

Maya é uma personagem interessante porque não faz o estilo de mulher dependente do homem, o que ela tem com o marido é uma parceria, e não uma dependência. Juntos eles conseguem descobrir boa parte dos mistérios, e se apoiam mutuamente. Ela tenta soar engraçada tanto quanto uma nerd pode ser. David, seu marido continua tão misterioso como sempre, e só deixou transparecer que tem mais segredos em seu passado do que nunca, eu honestamente não conseguiria estar casada com alguém como ele. O segredo revelado no final sobre ele foi capaz de me fazer dizer, ahhhh, cadê o terceiro livro?!

Armando é o gordinho engraçado da turma, é inteligente e divertido na medida certa, sem nos fazer sentir mal (porque David e Maya são um exagero de inteligência e capacidades!), e é uma boa ponte para trazer leveza aos inúmeros diálogos teóricos da trama. Sua esposa Ana é doce, e dedicada ao marido e em ajudar sua amiga Maya.

Os vilões do primeiro livro, os irmãos Muller aparecem, mas bem pouco, e até o momento não temos certeza de quem são de fato os vilões do momento. Minha desconfiança foi geral, tirando os casais nenhum personagem está imune, e sim esse pé atrás é sensação constante na leitura. As intenções são sempre dúbias, e ninguém parece querer abrir mão do poder. O bem e o mal são bem explorados quanto a isso, as intenções são dúbias.

Para quem acompanha minhas últimas resenhas mais uma vez temos citação dos anunnakis, e civilizações extraterrestres, não de forma constante, mas como fonte. E não me perguntem eu ainda não descobri porque eles estão tão constantes nas minhas leituras rs! Mas já deixo a dica que vem mais por ai!

O Sol Negro - A Cidade Secreta do Vril é uma aventura de conhecimento e mistério pela história, nos fazendo pensar sobre tudo aquilo que nunca nos foi dito, e mais ainda sobre as intenções dos que nos cerca, será que existe mais por trás da segunda guerra do que nos foi dito? Será que existe mais em nosso país do que um governo corrupto? Será que existe luz no fim deste imenso túnel?

Avaliação








Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. eu não conhecia esse livro, mas achei bem legal, já visualizei um filme dele kkk
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser mais complexo, eu não curtia muito historia na escola hahahaha tipo gostava mas pra parar e ler algum livro do tipo fico na dúvida, enfim esse livro eu não o leria por agora, alias essa série visto que esse é o segundo volume né

    ResponderExcluir
  3. Bruu! Parabéns pela resenha! Pensa num livro que deixou os leitores com gostinho de "Quero mais e quero logo!" hahahah. Beijos!

    ResponderExcluir