A B Origine - André de Pierre

Faz algum tempo que tenho desacreditado na ficção, a culpa é dos bons escritores que tenho esbarrado nos últimos meses, suas narrativas são tão reais e verdadeiras que simplesmente não podem ser ficção rs! E algumas de fato são muito pouco, ou quase nada, como é o caso da minha última leitura, A B Origine, do autor André de Pierre, da nossa nova editora parceira Anunaki.

No livro acompanhamos duas histórias paralelas, em um plano nos dias atuais Valter é um importante militar que faz pesquisas sobre o passado e origem da raça humana, ele é encontrado morto em seu prédio, e seu filho distante recebe a notícia e tem reações inesperadas, ele acredita que seu pai foi assassinado, e depois de pistas descobertas no apartamento do pai parte em busca da verdade. Mas estaria Davi pronto para descobrir mais do que a verdade sobre seu pai, seria ele capaz de carregar a história oculta do mundo e sobreviver?

Em um outro plano no passado, Allpamanta e Killa, dois jovens se veem frente a decisões que podem mudar o curso da Terra. Lidar com os deuses não é tarefa fácil, saber quem carrega a verdade menos ainda. Tão jovens e apaixonados, seriam eles capazes de enfrentar Samyaza e escolher o caminho correto?

Para analisar esta obra podemos ter duas posturas, a primeira é a do ponto de vista literário, e nesta encontramos um livro de narrativa dinâmica feita em terceira pessoa com capítulos breves e objetivos, que não deixam de ser repletos de informações e explicações. Os personagens são ricos em personalidade e densidade, despertando a curiosidade sobre suas histórias de vida.

Davi é o clássico adulto jovem que tem um pai ausente e não compreende o porque, a demanda de amor do pai é sua pedra central, e é o que faz sua busca mais forte. Ele acredita que descobrir o motivo da morte do pai é também descobrir porque o pai não foi presente. Como adicto de drogas ele não teme a morte, tem uma ousadia própria de quem já viveu dias ruins. E é sua impulsividade que o leva para verdade.

Carol é uma jovem misteriosa que cruza o caminho de Davi e oferece ajuda. Não convence como moça boazinha porque sua fala é carregada de enigmas, lembra uma serpente que cerca, como a cobra do jardim do Éden. Ricardo, tio de Davi e seu patrão Machado fazem parte do lado negro da força, tem falas breves mas escondem uma sociedade baseada na proteção de uma verdade.

Já no passado Allpamanta é filho do líder, nasceu especial e acredita que pode ter qualquer coisa que quiser. Aprende a verdade sobre o que importa na vida da forma mais dolorida, e em tempo recorde. Killa é bem nova, apenas 12 anos de idade mas é dona de uma sabedoria que impressiona, diante do fim ela não demonstra medo ou receio, acredita que está no lugar certo e aceita a missão que lhe é entregue.

Agora se fizermos uma leitura técnica do ponto de vista de uma história que pretende contar a verdade por trás do início da nossa civilização o livro ganha mais cor ainda. A teoria apresentada é que a Terra foi berço de inseminações extraterrestres que foram modificadas geneticamente diversas vezes. Essa civilização em determinado ponto quis começar novamente sua experiência, e para tanto promoveu o dilúvio (sim o famoso dilúvio bíblico), é nesse ponto que o livro explora, contando de forma bem detalhada o que levou a essa atitude. Essa teoria, que para mim pode ser chamada tranquilamente de uma inconveniente verdade pode ser comprovada com as narrativas da bíblia, Mahabharata e a Epopeia de Gilgamesh.

Talvez possa soar fantasioso para quem lê, mas um pouco de estudo demonstra que os deuses da antiguidade são de diversas civilizações que vieram de diversas partes do espaço, alguns para o bem, outros apenas para alimentar suas próprias necessidades, e qualquer semelhança com nosso momento atual não é coincidência. Ler a história como foi narrada por de Pierre me fez pensar que devemos estar próximo mesmo de um novo ciclo, porque de fato estamos tão animalescos quantos estas antigas civilizações.

Embora o livro se proponha a contar uma história ficcional ao mesmo tempo em que apresenta uma teoria, podemos vê-lo como uma alegoria que transmite a natureza do comportamento humano e os seus resultados, uma metáfora do que pode ser o amanhã caso continuemos no mesmo comportamento cíclico, que pode adicionar tecnologia, mas raramente adiciona moral.

A B Origine é uma leitura que nutre a alma, e se você não acredita em nada disso tudo bem leia, você vai se divertir e ter uma boa experiência literária, mas se você quer algo mais do que diversão, e tem desperto em si a busca pela essência a leitura pode aliar um pouco de verdade e de alma, A B Origine vai ser um prato cheio para seu espírito. Conhecer seu passado é o único modo de podermos transformar nosso presente, porque aquele que desconhece de onde veio, não pode saber para onde ir.


Avaliação








Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário