Percy Jackson e os Deuses Gregos - Rick Riordan

Como não amar Percy Jackson? Essa é uma pergunta bem difícil para todos nós que lemos seus livros e acompanhamos esse jovem em inúmeras aventuras que nos renderam ótimos momentos. Agora Rick Riordan lançou um livro extra, além de suas séries, onde o filho de Poseidon explica sobre os deuses gregos. E, assim que vi este lançamento pela primeira vez, fiquei louca e logo quis completar esta leitura.
Neste volume encontramos as principais histórias da mitologia grega apresentadas por ninguém menos do que Percy. Sim, é o nosso herói que narra as páginas desta obra contando-nos sobre o que ele sabe a respeito de deuses como Zeus, Perséfone, Hades, Poseidon, Ares, Afrodite, Atenas, entre outros, e ainda acrescenta seus comentários bem interessantes e cheios de bom humor sobre os mesmos.
Isso foi possível porque Percy, entre suas aventuras, foi convidado por um editor de Nova York para escrever este título, então ele dividiu-o em capítulos sobre cada deus, narrando em primeira pessoa o que aconteceu com cada um, além de sua opinião sobre eles individualmente. Claro que, por ter a suas considerações, encontramos vários ótimos e sarcásticos comentários sobre tudo relacionado a eles, desde quando nasceram, viveram, tiveram filhos e tudo entre cada uma destas coisas, e até mesmo sobre as partes ruins como canibalismo, estupro, etc.



Nesta obra aprendemos de forma leve e divertida sobre todas as histórias dos deuses olimpianos que tanto vimos no mundo de Percy e que muitos de nós, leitores, não conhecíamos mais a fundo. Mas, primeiro, ele nos conta um pouco sobre a história grega da criação e como o mundo surgiu.
Foi bem legal aprender desta forma, pois, com as várias explicações feitas por este personagem tão icônico, eu ri bastante durante todo o livro e matei diversas curiosidades que eu tinha sobre o assunto. Além disso, foi muito bom e interessante poder descobrir todas as confusões que os mesmos se meteram.


Mesmo este sendo um volume extra na história dos Olimpianos, ele não precisa ser lido em nenhuma ordem específica, pois mesmo que você não tenha lido nenhum livro desta série, não vai ter problema com a leitura deste exemplar, que é totalmente independente. Estas não são versões únicas sobre os deuses apresentados neste exemplar, mas Percy conta que são as fazem mais sentido para ele, por isso foram estas que ele selecionou para nos contar. Isso não elimina outras versões que você pode ter conhecido antes ou vá conhecer posteriormente. 




A única coisa que senti falta foi de Percy falar sobre os semideuses. Mas acabei descobrindo que o autor escreveu uma “continuação” para este volume, denominada “Percy Jackson and the Greek Heroes”, que fala sobre eles (!) e acabou de ser publicada no exterior. Aqui no Brasil ainda não tem previsão de lançamento, mas desde já estou aguardando ansiosamente por ele.


A edição impressa está realmente belíssima. A começar pelo tamanho da edição, que é enorme com seus 20,5 cm x 27,5 cm, com capa dura e totalmente ilustrada com trabalhos do artista extremamente talentoso John Rocco, que possui traços magníficos, bem detalhados, super coloridos e incríveis, daquele tipo que a gente para para admirar e fica um bom tempo prestando atenção em cada parte e se encantando em cada momento. Até as folhas de guarda são ilustradas! As páginas são em papel couché (estilo folha de revista, porém muito mais grossas), com ótima qualidade de impressão. O texto está bem diagramado e a fonte e os espaçamentos estão em tamanhos bastante confortáveis para uma leitura agradável.



Recomendo este livro para todo mundo que goste, queira saber mais sobre os deuses gregos, ou até os que já sabem muito sobre o assunto, mas querem conferir o jeito divertido de Percy narrar suas histórias. E, se você for fã das aventuras de Percy Jackson, este volume não pode faltar de jeito nenhum em sua estante. Lindo de diversas formas, ele é o tipo de obra literária feita para os fãs e colecionadores, que ainda consegue arrancar suspiros nossos antes mesmo de a gente abrir a primeira página. Com vários comentários deliciosos e sarcásticos, aprendemos sem nem perceber, pois nos divertimos bastante com esta narrativa leve e descontraída.

Avaliação




Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Ainda não sabia da existência desse livro, estou muito desatualizada rsrsrs. Acabei a pouco tempo de ler os livros do Percy Jackson, amei cada um deles, fora que sou fascinada por mitologia grega. Fiquei encantada com as ilustrações do livro que vi aqui nas fotos, o livro está lindo, já quero um pra mim!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? :)
    Não sou assim tão fã de Percy Jackson (ainda só li os primeiros dois livros), mas gosto muito de mitologia, por isso decidi ler esse livro e adorei <3 Infelizmente, tive de o ler em e-book, porque moro em Portugal, mas mesmo assim gostei, imagina só se tivesse essa edição linda nas minhas mãos. Aconselho muito a toda a gente, mas principalmente é quem é fã da série.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt
    Convido você a seguir o meu blog, caso goste ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito esse livro, adoro as duas séries de livros do mundo de Percy Jackson e já estou super empolgada para ler este ^^
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  4. Amo essa série do titio Rick <3
    acredita que ganhei esse livro no quiz da editora Intrinseca *-*
    ainda nao li, mas vai entrar na minha meta do ano que vem, o ano ja está acabando né, ta dificil encaixar algum livro...rsrs
    mas o livro está lindo né, quando chegou ficou namorando aqui... hahahah
    eu li toda a saga e sou fã dos livros, adoro mitologia, principalmente a grega, acho fascinante as histórias.

    ResponderExcluir
  5. Esse é mais um livro que estou morrendo de vontade de ler, amo Percy Jackson. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  6. Esse é mais um livro que estou morrendo de vontade de ler, amo Percy Jackson. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  7. Percy Jackson e os Deuses Gregos - Rick Riordan
    Adoro os Deuses do Olimpo. O livro parece bem interessante e
    com lindas gravuras vou gostar muito adoro o tema .

    ResponderExcluir