Os Filhos de Húrin – J. R. R. Tolkien

Desde que lançaram os filmes de “O Senhor dos Anéis” (isso muito anos atrás), virei uma viciada em Tolkien, fazendo com que eu procurasse mais informações sobre o autor, assim como os seus livros, e fosse a todos os lançamentos dos filmes baseados em suas obras (espero por mais em breve!). Agora tenho quase a coleção completa de seus títulos publicados no Brasil e amo a escrita dele. Então, quando tive a oportunidade de ter mais um livro que eu ainda não havia lido, sabendo que iria me aventurar em mais uma trama incrível, coloquei este volume na frente da minha pilha de leitura para me deliciar com mais uma história criada pelo autor o quanto antes. Então aqui estou para compartilhar com vocês um pouco mais a respeito de “Os Filhos de Húrin”.
Este livro narra uma história que aconteceu antes de “O Senhor dos Anéis”, e nela conhecemos Túrin e sua irmã, Niënor, e ambos são os filhos de Húrin, um grande herói humano da primeira era da Terra Média.


Logo no início deste livro conhecemos a infância de Túrin, que teve o seu pai capturado em uma batalha contra Morgoth e o mesmo, além de preso, foi amaldiçoado, e este fato afetou muito a vida de nosso protagonista, além das pessoas ao seu redor, já que ele era o rei da cidade dos homens em que vivia. Túrin é mandado então para viver com os elfos para ficar a salvo, logo após a prisão de seu pai pelo Senhor do Escuro. Mas, quando nosso protagonista cresceu, ele foi em busca de uma aventura na Terra Média e, apesar de reencontrar a sua irmã Niënor, quem não via há muito tempo, ele acabou trazendo desgraça por onde passava, manifestando a maldição de Morgoth.


Agora, acompanhamos nosso protagonista em uma trágica aventura, onde ele enfrenta muitos desafios, entre outras coisas. Acompanhamos a sua vida desde que era uma criança, até a sua fase adulta, com o seu crescimento e amadurecimento, até mesmo quando ele se torna um grande líder, mas continua sendo um humano, com erros e acertos.


Com uma narrativa rápida e fluida, rica em detalhes e muito bem desenvolvida, esta história consegue nos prender do início ao fim, já que este volume traz guerras, sofrimentos, amor, bastante drama, romance e uma aventura de tirar o fôlego, com muitos conflitos e um final bem dramático.


Apesar de não ter lido “O Silmarillion”, que apresenta de uma forma resumida a história contada neste livro, fiquei bastante feliz em começar por ele, já que, assim, acabei conhecendo tudo sobre os filhos de Húrin de uma maneira mais completa. Mas, caso você tenha lido o livro citado acima, acho interessante e válido ler esta obra também, já que vai encontrar mais detalhes, que são muito interessantes, ainda mais para os viciados no mundo de Tolkien, como eu.


Se você é uma iniciante nas obras do escritor, pode acabar achando um pouco difícil de acompanhar tantos nomes e nomenclaturas, mas, à medida que vamos lendo, acabamos nos acostumando com cada um deles e conhecemos melhor todos os personagens que foram muito bem criados e descritos.


Acho esta capa extremamente bonita, porque a ilustração é linda e representa muito bem a história. A WMF Martins Fontes está de parabéns pela edição inteira, que está divina, recheada de ilustrações de Alan Lee (mesmo artista da capa), que é muito famoso por seus trabalhos com obras de Tolkien, que já lhe renderam, inclusive, muitos prêmios. E ainda conta com uma carta, um prefácio e uma introdução escritos por Christopher Tolkien, comentando sobre a obra e o que seu pai pretendia quando a criou, notas sobre a pronúncia, que são muito úteis mesmo, além de genealogias, apêndices, lista de nomes com explicações e mapa.


Com um formato pequeno, de 19,70 cm x 12,70 cm, menor do que o padrão nacional, páginas amarelas, orelhas, miolo bem diagramado com fonte e espaçamentos em tamanhos confortáveis, o livro é fácil de ser manuseado, carregado e lido.


Recomendo esta leitura para todos os fãs da Terra Média, criada por este escritor incrível, ou os que gostariam de conhecer as obras de Tolkien, que mais uma vez consegue nos encantar com personagens maravilhosos, uma trama bem escrita e detalhada, onde acompanhamos as aventuras de nosso protagonista. Mesmo sendo um pouco sombrio, cruel e com um final bem trágico, este livro com certeza vai agradar a todos, já que o autor consegue nos prender neste universo que mistura ação, maldição, guerras, conflitos, amor, entre outras características que fazem “Os Filhos de Húrin” ser fantástico.


Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Nossa! Gamei na capa e nas páginas deste livro. São um encanto só. também sou apaixonada pelas histórias do autor. Ele sabe como escrever e encantar nós leitores. A trama que você descreve aqui tem tudo pra me deixar empolgada. Isto sim é história pra se envolver e encantar aos extremos. Rsrsrs Espero poder ler ele logo. Pois fiquei curiosa a respeito desta trama.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho aqui os livros O senhor dos aneis e tenho O hobbit tbm, ainda nao li, mas está na minha lista, nao vi o filmes, mas sei da fama tanto dos livros quanto dos filmes.
    A capa desse livro ta sensacional, já quero ler tbm.

    ResponderExcluir