Crânios Alongados do Peru e Bolívia - O Caminho de Viracocha - Brien Foerster


A Terra é mais antiga do que os cientistas conseguem conceber, assim a quantidade de informações que ela possui dos seres que passaram por aqui é imensa. Diversas migalhas, rastros e artefatos imensos que nos contam sobre vidas que se foram. Eu acho um tema fascinante, e me pergunto porque mais pessoas não vasculham o assunto. Um pesquisador que tem essa chama acesa é Brien Foerster, autor do livro Crânios Alongados do Peru e Bolívia - O Caminho de Viracocha, publicado pela editora Anunaki.

Em sua obra Foerster tem como objetivo compreender o fenômeno dos crânios alongados explorando os locais onde estes foram encontrados. Para isto ele examina as principais descobertas arqueológicas tentando descobrir quem eram essas pessoas e quando elas viveram.

Seus estudos permitiram chegar a algumas conclusões, a primeira é que estes crânios tem duas origens, a primeira e mais recorrente é um método utilizado pelas civilizações antigas, A.C.D - Artificial Cranial Deformation - Deformações Cranianas Artificiais - que podem ser encontradas em diversas partes do mundo ( e confesso que isso foi novidade para mim, eu achava que era um fenômeno das Américas). O autor escolheu concentrar seus estudos no local de maior recorrência destes fosseis o Peru e a Bolívia. A outra origem destes crânios é a natural, através de estudos percebeu-se que eles não sofreram qualquer alteração, logo nasceram na forma alongada.

O localização destes crânios é em sua maioria em locais que fazem parte do Caminho de Viracocha. Viracocha é um deus andino, que poderia ter sido a divindade da criação e representava a vida que se movia ao longo de um caminho a noroeste que mais tarde foi chamado de Caminho de Viracocha.

A narrativa do autor é simples e objetiva, a cada capítulo ele aborda um local, explora seus aspectos históricos, os achados arqueológicos e além de aspectos antropológicos, tudo para compreender a razão dos crânios. É muito recorrente encontrar estes crânios ligados a civilizações extraterrestres, mas Foerster não utiliza desta teoria para seu livro, focando-se apenas naquilo que ele de fato pode verificar em suas pesquisas.

Os métodos e tipos de deformação também são descritos, e algumas das possíveis razões também. Os propósitos poderiam variar de acordo com a cultura e região. Poderiam representar a classe social e função social visto que muitos do crânios são atribuídos aos líderes destes agrupamentos. Estética e religião também são possíveis motivos.

No último trecho do livro onde o autor aborda os crânios com deformações de nascimento, ele ainda levanta a hipótese de que os descendentes destes indivíduos poderiam começar a alongar seus crânios devido a esse parentesco, para manter esta característica.

Um destaque do livro é a grande quantidade de fotos dos locais e dos crânios, praticamente estão presentes em quases todas as páginas do livro e auxiliam muito na compreensão do estilo de vida destas pessoas, e como estes crânios são.

Crânios Alongados do Peru e Bolívia - O Caminho de Viracocha faz uma viagem por nossos vizinhos narrando aquilo que pouco sabemos sobre estes irmãos que dividiram conosco a Terra. Será que eles tem mais a nos ensinar?




Avaliação









Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Bem interessante, eu mesmo vi crânios no Peru, que não se parecem com os nossos. Acredito que existiram outras raças de seres humanos entre nós, que foram extintas, muito provavelmente pelo dilúvio.

    ResponderExcluir