O Lado Feio do Amor - Colleen Hoover

Tate Collins se muda para o apartamento de seu irmão, Corbin, em São Francisco, enquanto busca um lugar para morar na cidade. Ela está cursando um mestrado em enfermagem e quer se dedicar totalmente aos estudos, mas as coisas nunca saem como planejadas e ela conhece o belo e enigmático Miles Archer, um dos melhores amigos de Corbin que também é piloto na mesma companhia que o irmão e um dos vizinhos de porta.
Miles logo chama a atenção da garota com todo aquele ar misterioso e de difícil leitura, e Tate não consegue entender se ele sente atração por ela do mesmo jeito que sente por ele. Até que o piloto se deixa levar e convida-a para um relacionamento inteiramente sexual com ele, com apenas duas regras extremamente importantes e que nunca devem ser quebradas: nunca lhe pergunte sobre seu passado ou crie qualquer tipo de esperanças a respeito de um futuro.
Tate logo aceita sua proposta, já que não poderia resistir a este homem que tanto a atrai, e acredita que é um relacionamento certo para o momento em que está em sua vida, já que quer se focar na enfermagem. Mas é claro que sentimentos não podem ser controlados e a moça logo se vê envolvida com o rapaz, querendo descobrir mais sobre ele e desejando que ele se abra e revele que sente o mesmo. Só que Miles não pode fazer isso desde que algo terrível aconteceu em seu passado, que fez com que seu coração se fechasse totalmente e estivesse cercado por grandes barreiras emocionais.
Conforme a intensidade entre eles aumenta, Tate não consegue mais controlar seus sentimentos e deseja mais deste homem que tanto mexe com ela, e sabe que ele também sente algo pela garota. Só que, às vezes, querer muito uma coisa não é sinônimo de consegui-la, principalmente quando um passado obscuro tirou toda e qualquer confiança em sua capacidade de amar ou se entregar emocionalmente a alguém de novo. E nem Tate pode fazer com que isso mude, não importa o quanto acredita que poderia.
Sempre escuto comentários mega positivos sobre Colleen Hoover, esta autora conhecida por arrebatar corações e fazer leitores se apaixonarem perdidamente. É claro que eu, como adoro livros do gênero new adult, não poderia deixar de desejar esta obra, uma das mais famosas escritas pela autora. Então, assim que pude, mergulhei nas páginas e me deliciei com este belo e doloroso romance.
E eu preciso dizer que esta não é uma história sobre sexo, apesar de parecer por conta da sinopse, pelo contrário, ela te faz pensar sobre a vida e sobre uma das partes mais importantes da mesma, o amor. Mas não mostra só aquele amor fofo e fácil, mostra também as partes feias, as extremamente dolorosas, tão pesadas que fazem com que a pessoa desista de muita coisa só para não ter que viver aquilo novamente.
“O amor feio se torna você. Consome você. Faz com que odeie tudo. Faz com que perceba que todas essas partes bonitas sequer valem a pena. Sem o bonito, você nunca vai correr o risco de sentir isso. Nunca vai correr o risco de sentir o feio. Então você abre mão dele. Abre mão de tudo. Nunca mais quer amar novamente, não importa o tipo de amor, porque não vale a pena sentir o amor feio de novo por nenhum tipo de amor. Nunca mais vou me deixar amar qualquer outra pessoa de novo...”.
A forma de escrita de Colleen é muito poética, ela nos conta a história com um encantamento tão grande que, para quem curte, é impossível não se sentir bem lendo. Para enfatizar isso, nos capítulos narrados por Miles no passado, a autora brinca com o formato da escrita que, mesmo estando em proza, tem a aparência de poesia.
A gente se sente inserido neste mundo de uma forma gostosa e envolvente e, o melhor de tudo, a narrativa flui muito bem. O que não acontece com todos os escritores que possuem este tipo de escrita e isso é um ponto muito positivo. Além do mais, ela usa bastante sensibilidade e palavras comoventes e frases reflexivas e marcantes, então a gente fica com vontade de anotar diversos trechos para reler depois e usar por aí.
Mas não vou dizer que todo e qualquer leitor vai apreciar sua forma de narrativa, porque eu obviamente não estaria sendo verdadeira. Eu, por exemplo, conheço várias pessoas que não gostariam de ler esta história justamente por este motivo. Claro que isso acontece com todos os autores, afinal não existe alguém ou algo no mundo que possa agradar unanimemente todas as pessoas, mas tive que comentar sobre isso aqui para os que não gostam já começarem a leitura preparados.
A narrativa está em primeira pessoa e os capítulos são alternados entre Tate, narrando o presente, e Miles, com flashbacks de sua vida seis anos atrás, em grande parte da obra, com alguns capítulos dele no presente mais para o final. Tenho que confessar que não curti muito acompanhar o passado de Miles no momento em que ele acontecia porque acabava alimentando um tipo de ciúmes em mim. Eu sabia que aquilo tinha ficado para trás e era eu, uma leitora, que estava acompanhando aquele relacionamento tão repleto de amor, mas me incomodou como se tivesse acontecendo no mesmo momento em que eu acompanhava os sentimentos de Tate. Preferia ter sabido daquilo de outro modo ou de uma só vez mais para o meio do livro.
Posso confessar que a parte que mais gostei de tudo foi a construção do Miles? Ele não é aquele típico homem lindo que sofreu uma desilusão intensa na vida e decidiu ficar com milhares de mulheres sem se importar com nenhuma delas só para não ter que lidar com nada, fazendo todas sofrerem no processo porque ele só vai para a cama com elas sem se importar com seus sentimentos, como acontece com absolutamente 95% dos livros do gênero. Não, Miles é diferente, ele tem medo, tem autopreservação. Ele não quer se envolver com ninguém e fica sozinho por muito tempo porque, afinal, existem coisas mais importantes na vida do que sexo.
Mas curti bastante a Tate também, apesar de alguns momentos ela me irritar muito. Interessei-me por alguns personagens secundários, que apareceram bem pouco, infelizmente, mas que eu queria conhecer mais a fundo. Destaque para o senhor Cap, que é um fofo de carteirinha e virou um grande amigo de Tate. E fiquei desejando que a autora escrevesse mais livros no mesmo “universo” deste, só que com outros personagens como protagonistas para conhecermos as histórias deles, como, por exemplo, o irmão de Tate, Corbin.
Como a maioria dos títulos new adults, este também possui cenas mais quentes com sexo explícito e bem detalhado, então preferi comunicar para as pessoas que não curtem este tipo de cenas já começarem a leitura sabendo disso.
Comparando a narrativa em primeira pessoa do presente de Tate e do passado de Miles, muitas vezes sentia como se fossem o mesmo personagem narrando dois momentos de sua vida e não duas pessoas diferentes, como de fato foi. Isso aconteceu devido aos pensamentos que ambos tinham, muito semelhantes. E, se não fosse pela forma de escrita diferenciada nos capítulos de Miles, eu até mesmo me confundiria com quem estava pensando ou fazendo aquilo naquele momento. Mas senti uma diferença maior de personalidade quando comparei Tate e Miles do presente ou até mesmo o capítulo narrado por Rachel.
Escuto muitos comentários de pessoas que choram muito com este livro. O que eu posso dizer é que eu não chorei, apesar de muito, muito triste e desolador em alguns momentos.
Este é o segundo livro que leio da autora, sendo que na verdade a primeira experiência que tive com ela foi o conto “Em Busca de Cinderela”, volume #2.5 da série Hopeless (clique no título para conferir a resenha), mas ele era muito curto e não deu para aproveitar tão bem a escrita. Eu gostei muito de ter lido ambas as obras, mas confesso que ainda não fiquei completamente apaixonada por Colleen, como a grande maioria das pessoas. Isso não quer dizer que não vou querer ler os demais livros dela, pelo contrário, já estou curiosíssima para os próximos lançamentos da escritora em português e não vejo a hora de ter mais experiências com suas obras.
No Brasil, sete livros de Hoover já foram publicados, sendo a trilogia "Slammed" completa e a série "Hopeless", além deste, que na versão original tem o título "Ugly Love". Mas já estão previstos para 2016 o livro "Maybe Someday", o qual estou mais empolgada para ler porque vejo muita gente dizendo que é o melhor dela, e a trilogia de contos “Never Never”, escrita em parceria com a autora Tarryn Fisher, que provavelmente vai ser publicada em um volume único no país (no exterior foram lançados os dois primeiros livros e o terceiro está previsto para janeiro de 2016), que também estou ansiosa para conferir porque parece realmente muito boa! Os demais títulos dela, "Maybe Not" (conto continuação de "Maybe Someday", que espero que seja publicado em edição física), "Confess" e "November 9", ainda não tem previsão, mas devem chegar aqui em breve também.
Olhando a capa na tela de alguma coisa (computador, celular, etc.), parece simples e sem graça, mas a edição impressa tem todo um charme que a deixam bastante bonita por ser original e dar uma impressão real de que ali é embaixo d’água. Então, em mãos, acho-a bem bonita mesmo. A diagramação interna está confortável para a leitura devido aos espaçamentos, já a fonte não é tão grande, mas não incomodou a minha experiência em nenhum momento. Além disso, as folhas são brancas.
Para quem não sabe, “Ugly Love” vai virar filme com o modelo Nick Bateman no papel de Miles Archer. Na verdade eu já conhecia o Nick antes de conhecer o livro e foi justamente por causa desta notícia que fui conhecer a obra literária, quando ainda não tinha sido publicada aqui no Brasil. A adaptação cinematográfica ainda está em produção e não encontraram uma atriz para interpretar a Tate, mas assisti uma entrevista muito bacana com ele, com legenda em português feita pela equipe UglyBR, e vou deixar AQUI para vocês conferirem (só um comentário em off: só eu fiquei triste quando ele falou que não lê e, pior, nem gosta de livros?! – e ainda pareceu que ele achava isso uma coisa boa, me decepcionei). Uma curiosidade que eu não sabia é que foi a empresa do amigo dele que decidiu investir no projeto, quando Nick apresentou a ideia a ele. Antes eu pensava que Nick tinha feito testes ou sido convidado para encarnar o personagem e não que ele que tinha tido a ideia de fazê-lo.
“O Lado Feio do Amor” é um livro emocionante, intenso, encantador e apaixonante ao mesmo tempo. Te desafio a lê-lo sem desejar por mais: mais páginas, mais história, mais do futuro de Miles e Tate, mais qualquer coisa só pelo simples fato de ser algo novo para lermos. Recomendo demais!
Avaliação



Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Gostei de ler seus comentários sobre a história. Você descreve uma história, pra mim, intensa e cheia de altos e baixos. Os personagens me encantaram. principalmente o Miles. Cheio de segredos e sexy. Vou tentar ler também. Romances deste tipo sempre são bons pra ler. Tem bastante emoção neles.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler esse livro, parece ser bem emocionante mesmo e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história, já tinha visto essa entrevista que o modelo Nick Bateman deu, também fiquei triste com o que ele falou.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ainda não conheço a escrita da Colleen Hoover, embora Um caso perdido esteja no topo da minha lista de leitura. Gosto muito de New Adult e a história de O lado feio do amor me chamou a atenção, pois me agrada histórias nas quais os personagens principais não querem um relacionamento sério, mas acabam se apaixonando e lutam contra as barreiras, preconceitos ou problemas que impedem que fiquem juntos. Ansiosa para conhecer essa história!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei interessado por esse livro uma semana atrás, e sua resenha foi ótima. Ainda mais ansioso para ler, parabéns gostei muito!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei interessado por esse livro uma semana atrás, e sua resenha foi ótima. Ainda mais ansioso para ler, parabéns gostei muito!

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Eu amo esse livro e depois de saber que o Nick vai interpretar o Miles já não consigo enxergar mais esse personagem diferente do modelo,o papel caiu como uma luva nele.Eu sou mega fã da Colleen e estou contando os dias,ou anos pelos próximos lançamentos dela por aqui.E eu chorei com esse livro em algumas partes,principalmente no final e nos flashbacks do Miles.A Tate é uma ótima personagem e eu não sabia que ainda não tinham encontrado alguém pra interpretar ela nos cinemas,espero que aconteça logo se não esse filme nunca vai ficar pronto.

    ResponderExcluir
  7. Colleen escreve divinamente, e desde que li Métrica me apaixonei pela capacidade dela de criar situações inusitadas para surgir o amor, O Lado Feio do Amor ainda não li, e espero gostar tanto quanto você, espero não encontrar a dificuldade de identificar quem é quem nos capítulos narrados por ambos. E sobre o modelo/ator, não faço ideia de quem é, mas espero que o desconhecimento dele a respeito dos livros, não afete a atuação.

    ResponderExcluir
  8. A primeira coisa que pensei quando vi esse livro: Opa, é da Collen!! Nem preciso dizer mais nada rsrs ela é fantastica e adoro os livros dela. Já sei que esse tambem vai me surpreender!!

    ResponderExcluir
  9. Sou totalmente fã da Colleen e tudo o que ela escreve é uma surpresa. Já li outros livros dela e me apaixonei pela história.Estou com muita vontade de ler O lado feio do amor e me encantar com mais um romance incrível dessa autora.Ameii a resenha!!!

    ResponderExcluir
  10. Ameeei sua resenha! Achei a capa desse livro linda e vim ver aqui do que se tratava e já ta nos meus desejados kkk! Esse livro parece empolgante.

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda nao li nenhum livro dessa autora, mas adorei a sua resenha e fiquei encantada com esta historia, tao cheia de misterios!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li esse livro, vou por na listinha infinita de leituras!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu conheci a escrita da Colleen por Maybe Someday, entao já imaginava que esse livro seria um máximo também, e apesar de ter gostado muito, não consegui elevar ele ao nível de Maybe.
    Achei a história de Tate e Miles muito linda, mas tinha horas que queria bater na Tate, por ela ficar se iludindo com ele, achando que não se magoaria tanto, ou então se magoar valesse a pena por estar com ele.
    O final não é nada menos que perfeito né, fiquei encantada <3

    ResponderExcluir