In our Living Room – Mauricio de Sousa



Quando vocês pensam em Mauricio de Sousa, o que lhes vêm a cabeça?
Ah, vai, essa é fácil!
Uma menina dentuça e briguenta, um coelhinho azul com insistentes nós nas orelhas causados por - ninguém menos que - uma dupla encrenqueira formada por um menino que fala 'elado' e outro que prefere ficar imundo do que ter de tomar banho. Ainda me passa pela cabeça um anjinho desastrado, uma menina pra lá de comilona e... aah!!
São tantos outros personagens especiais que, para sempre, ficarão armazenados em nossas memórias!
Nascido em São Paulo, Mauricio de Sousa é um dos maiores cartunistas do Brasil. Foi o primeiro quadrinista a ser empossado pela Academia Paulista de Letras. No início dos anos 60, a Turma da Mônica foi lançada, com personagens inspirados em suas filhas e em lembranças da infância.
Foi graças a ele, que milhares de crianças se iniciaram na leitura, inspirando uma legião de adultos a permanecerem e valorizarem cada vez mais, o universo da literatura.
Então é em nome de todos vocês, fãs, que nós, também fãs, dizemos em uníssono, um sonoro: OBRIGADO, MAURICIO!
Fiquem, abaixo, com a entrevista que ele concedeu ao House of Chick – a nossa primeira entrevista de 2012 (uma grande honra)!
1- Como está o projeto do envelhecimento da Turma da Mônica que anunciou em 2011?
R- Ainda é um esboço do que queremos fazer porque estou formando uma equipe de pessoas para cuidarem especificamente desse projeto. A ideia é criar uma linha de revistas semanais com histórias que mostrem os personagens, à partir da Turma Jovem (média de 15 anos), envelhecendo junto com seus leitores. Assim no próximo ano fariam 16 e assim por diante. As séries da Turma Clássica (média de 7 anos de idade) e Turma Jovem continuam seu caminho como estão agora. Essa nova série é mais uma espécie de folhetim. Uma novela do dia-a-dia que caminha conforme o mundo em tempo real. Acho que é um trabalho para sair daqui uns dois anos.
2- Desde que seus personagens criaram vida, suas obras inspiram pessoas de todas as idades. Muitas crianças inclusive tomam o gosto pela leitura por causa de suas histórias. Qual é a sensação de saber que hoje, 50 anos depois, isso ainda ocorre?
R- Um orgulho e uma consciência da responsabilidade que isso significa. Pais que entram em contato comigo sempre dizem que se interessaram por leitura por conta de meus gibis e que agora passam isso para seus filhos que se alfabetizam aos 5 anos pelo interesse despertado. Claro que o público fica cada vez mais exigente e esse desafio é que nos move por todos esses anos.
3- Como foi desenvolvido o processo de criação das características físicas e psicológicas de personagens tão peculiares?
R- Felizmente tive uma infância rica em brincadeiras e amigos. Meus pais também sempre me incentivaram para que eu me interessasse cada vez mais pela leitura. Tudo isso ajudou para que eu conseguisse passar para a linguagem ágil dos quadrinhos esses personagens baseados em amigos, filhos e criações temáticas. Hoje temos cerca de 200 personagens que uso nas histórias além dos eventuais.
4 - O que lhe é mais gratificante: a sensação de missão cumprida após o término de um trabalho ou o reconhecimento imediato do público?
R- Não separo uma coisa da outra. Tudo é um belo casamento entre trabalhar no que gosta e sentir que muita gente gosta também.
5- Se você tivesse que escolher entre escrever e desenhar, qual destes você não conseguiria imaginar-se vivendo sem?
R- Acho que tudo começa no texto. Um bom texto com um desenho razoável dá melhor resultado do que um bom desenho com um texto apenas razoável. O desenho vem complementar a ação dramática com a magia da linguagem dos quadrinhos.
6- De todos os personagens criados por você, quais são aqueles que sempre estiveram mais próximos ao seu coração?
R- A cada história eu me envolvo plenamente. Se estou criando algo para a Mônica, naquele momento eu sou a Mônica. Se for para o Horácio, naquele momento eu sou o Horácio. Evidente que a Mônica e sua turma são as locomotivas que levam muitos outros.
>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 01 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

34 comentários:

  1. Vem a Mônica hehehe

    Uma vez eu tinha uma Mônica de plástico pequena junto com o coelhinho hehe mas eu chamava de Magali porque o vestido era amarelo (coisa pirata hehe)

    Eu aprendi a ler sozinha pela primeira vez com um gibi da Mônica hehe

    O Mauricio sempre com a mesma cara neh? Esse homem não envelhece hehehe

    Adorei a entrevista meninas! Chique heinnnn :D

    Beijinhus
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A entrevista está ótima! (para não dizer outra coisa hehe), parabens e continuem assim meninas, porque desse jeito é sucesso certo haha

    ResponderExcluir
  3. Oi, meninas! Que legaaaaaaal a entrevista!
    Nossa... Os gibis da turma da mônica são uma parte marcante da minha infância! A minha mãe trabalhava em uma escola infantil e toda semana ela trazia pra mim alguns gibis que ela pegava emprestado na escola. Saudade, viu? hehehe *-* Faz tempo que não leio um gibi e depois de ler essa entrevista fiquei com vontade de ir correndo na banca e comprar algum!
    Muito boa mesmo a entrevista! Adorei!

    Beijos pra vocês!
    Amanda || Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  4. Nossa por está entrevista eu não esperava!
    entrei para ler mais resenhas e la estava a entrevista, ahe grande mauricio, cresci vendo a turma da mônica, só não gostei muito deles mais velhos, eles pequenos são mais divertidos e ainda hoje assisto aos desenhos :p
    O ultimo gibi que li foi ano passado, nao faz muito tempo :p
    mas logo lerei mais, estou atras de mafalda, esta é incrivel


    adorei a entrevista
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Adoreei a entrevista! Com certeza foi uma surpresa, e parabéns por terem conseguido! *-* Eu tenho uma mochila lotada só de gibis da turma da mônica, e tenho um dó enorme de me desfazer, haha, fez parte da minha infancia

    xx carol

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que tudo!

    Entrevista com o maravilhoso Mauricio de Sousa, não é pra qualquer blog não!

    É por esse e outros motivos que, para mim, não existe blog melhor!

    Beijo nos corações de vocês, as meninas mais talentosas dentre os blogs literários!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom meninas, continuem assim. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Ah, quem não ama turma da mônica? Cresci vendo esse desenho e até hoje ainda acho fofo demais. Amei a entrevista pessoal, muito legal!

    ResponderExcluir
  9. a turma da mônica é uma graça e faz parte da vida de muitas pessoas! adoro a Mônica mas meus personagens mais queridos são o Chico Bento e a Rosinha!

    ResponderExcluir
  10. Poxa, que legal! A Turma da Mônica fez parte da minha infância; eu amava e colecionava os gibis dessa turminha. Eu lembro que minha tia tinha uma locadora, e sempre que eu ia lá na casa dela pegava a fita (era vhs, pra se ter noção) dos filmes da turma da Mônica. Assistia, assistia e não me cansava de assistir.

    Acho muito legal esses projetos da turma crescendo, envelhecendo. Quando eu era pequena, sempre imaginei e torci para que a Mônica e o Cebolinha fossem ficar juntos quando crescessem. XD

    Parabéns pela entrevista, meninas. Muito legal como vocês sempre estão correndo atrás de entrevistas com autores desconhecidos e famosos.

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  11. Uma entrevista com Maurício de Souza, que honra, meninas! *-* Parabéns pela entrevista. A Turma da Mônica fez parte da infância de muita gente, né? Sempre me diverti com as histórias da baixinha.

    Beijos
    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Envelhecer a Mônica? Vai ser duro, pois vai ser basicamente me ver envelhecendo também! ;(
    Sempre li os gibis, e quando lançou os mangás, corri pra comprar (na Bienal de São Paulo ainda) e consegui a edição zero também! *-*

    Gosto muito do Mauricio de Souza; o traço dele é inconfundível. Legal ele fazer outros trabalhos também, como algumas propagandas. Pra quem é familiarizado com a Turma da Mônica, dá pra identificar de pronto!

    Beijos meninas!
    Miriam.
    @miriambqueen

    ResponderExcluir
  13. Ah, mas que entrevista linda! Sério, eu me emocionei aqui lendo. A turminha significa muito, para um monte de gente que cresceu com ela (e que bom que isso não termina nunca, e continuam gerações crescendo com ela). Eu gosto muito da turminha jovem, mas estou super curiosa para ver esse projeto da turminha crescendo... indo pra faculdade, trabalhando, casando, tendo filhos. Vou achar o máximo. É assim que tem que ser, evoluindo sempre.
    Eu comecei a ler a turminha bem pequena, antes de ser alfabetizada. Daí quando fui, pegava um monte na biblioteca emprestado. Minha felicidade foi uma vez que ganhei o almanacão de férias. Naquela época tudo era mais difícil, era caro, não dava pra ficar comprando gibi e livro direto.
    Eu tenho uma boneca Mônica bem antiga, a roupa original dela era de patinadora, daquelas que nem era molinhas, eram duras. É a boneca que eu mais amo e guardei para mim para sempre. No meu casamento, eu a vesti de noiva, e a dama de honra entrou segurando ela, ao invés do buquê. E agora ela fica aqui na prateleira da sala, vestida de noiva, com seus dentões. :)
    E eu ainda falo elado às vezes, só por divelsão!

    ResponderExcluir
  14. Mauricio criou uma geração de leitores, adorei a entrevista que vocês fizeram.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Gente, adorei a entrevista. Essa ideia de envelhecimento junto com os leitores é magnifica! Maurício de Sousa é genial, sem mais.

    Amo ser da geração Turma da Mônica, hahaha.

    ResponderExcluir
  16. Como vocês são chiques! Entrevista com o Maurício de Souza.
    Muito boas as perguntas, imagino essa turma da Mônica adulta, ansiosa para ver!
    A Mônica com certeza foi essencial na infância de muitos nós e o Maurício foi super simpático com as perguntas super bem escolhidas de vcs!

    beijos,
    Aninha
    True-Insights

    ResponderExcluir
  17. Eu amoooooooooo o Maurício de Sousa!
    Acho um escritor/desenhista fora de série!
    Tenho que confessar que estou morrendo de inveja (Boa!) de você!!
    Entrevistá-lo deve ter sido uma experiência incrível...
    tomara que um dia consiga 1% dessa sua sorte!!
    parabéns!!!

    bjooo

    ResponderExcluir
  18. Muito legal a entrevista com o Maurício de Sousa! Parabéns pelas perguntas que vocês fizeram, vocês perguntaram algumas coisas que eu sempre quis saber. Com certeza a primeira entrevista de 2012 foi excelente, vocês começaram o ano muito bem!
    Sempre gostei muito dos gibis da Turma da Mônica, a leitura deles também contribuiu para que eu fizesse da leitura uma das minhas maiores paixões. Não me lembro de ter lido nenhuma história da Turma da Mônica da qual eu não tivesse gostado, ao contrário, sempre gostei e me diverti muito com as histórias dessa turminha maravilhosa.
    Ainda não li nenhuma das revistas da Turma da Mônica Jovem, mas como gosto muito da turma da Mônica e amo mangás, tenho certeza de que vou gostar muito de ler essas novas aventuras da turminha mais amada do Brasil.
    Achei muito interessante o projeto do Maurício de Sousa de fazer histórias da turminha mais crescida, sempre imaginei como esses personagens seriam quando adultos, então vou aguardar ansiosamente por essas novas revistas.
    Já faz algum tempo que não leio nenhum gibi da Turma da Mônica e agora bateu uma saudade tão grande em mim que fiquei com muita vontade de voltar a ler as histórias dessa turma tão querida, que fez parte da infância de muitos brasileiros!
    Parabéns mais uma vez pela entrevista maravilhosa! =D

    @Danny_Demarchi

    ResponderExcluir
  19. Adoro a turma da Mônica. Que sucesso, meninas, entrevista com o Mauricio não é pra qualquer um não. Parabéns!
    A entrevista ficou ótima, e o texto sobre ele está lindo.

    Beijinhos

    @leninha_s0z

    ResponderExcluir
  20. Olá! Super legal a entrevista, a turma da Mônica faz parte da minha infância, quando eu era bem pequena adorava ir para a casa de uma tia minha que é fã da turma da Mônica. Ela tinha uma coleção enorme dos gibis e eu era fascinada por eles. Até hoje ainda assisto a todos os especiais da Turma da Mônica que passa na TV. :D
    Beijos.
    http://fascinadaporhistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turma da Mônica sem dúvidas marcou a minha infância de uma forma inexplicável.
      E aliás, foi por amor à esta turma piradinha que eu aprendi o meu passatempo preferido: LER!
      Sou fascinada até hoje, e não perco um mísero especial que passa na TV.
      Os gibis tem espaço garantido em minha gaveta, além da adaptação em mangá com a turma adolescente.
      Enfim, foi muito boa a entrevista e que honra hein?
      Beijinhos.

      Rafa-@EuMaisLivros
      http://blogeumaislivros.blogspot.com/

      Excluir
  21. ADOREI a entrevista com o mestre Mauricio, hehe! A Turma da Mônica e afins não só fez parte da minha infância, mas ainda faz hoje. Acho que todas as crianças do Brasil devem um grande 'obrigado' pro Mauricio, não só por despertar nelas o gosto da leitura, como permitir horas de diversão (seja nos quadrinhhos, na TV, nos livros que também tem da turminha) pra elas. In Our Living Room está 10 hoje! :)

    ResponderExcluir
  22. Amo o Mauricio e até hoje os gibis me encantam. Ótima entrevista, parabéns! Aliás, estou participando da promoção para ganhar a edição da Turma da Mônica Jovem. laisa.ribeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. eu amo a Turma da Monica, sempre quis ir no park :/ Nunca li a turma da monica jovem mas ouvi apenas coisas boas, adorei a Entrevista

    bjs lari.lach@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Noosssa só de ler esse post voltei ao tempo e me vi na minha infância lendo Turma da Monica *------* nostalgia total rs
    Tinha uma coleção enorme de Gibis, pena que minha mãe acabou doando, ia adorar sentar e ler TUDOO de novo rs

    adorei o post, obrigado por me fazer reviver uma época tão linda na minha vida ;D

    email: lilikaloka2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Aiiii, esse marcou a minha infância -morre
    Que nostalgia esse post me provocou ein? Maurício e seus incríveis personagens me acompanham até hoje em dia o/ Adorei o post!

    Beijos,

    Natalia Leal

    @PaginasEBlog
    natysleal@hotmail.com
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Muito legal a entrevista.Embora não seja fã,mas achei muito legal.
    E super parabéns por ter conseguido essa entrevista. :DD

    ResponderExcluir
  27. Adorei a entrevista!
    Adoro o Maurício!

    Beijos,
    arthurgoularte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Mauricio de Sousa é um clássico todo mundo já leu alguma coisa dele no brasil e fora né, acho isso super legal. Tem turma da Mônica no mundo todo *--* Adorei a entrevista e a ideia do folhetim é bem bacana *-*

    ResponderExcluir
  29. Nossa, quando eu era menor adorava ler todas as revistinhas da turma da mônica, tinha muitas delas na minha estante. Mesmo depois que cresci e ainda pude ler esses novos da turma da mônica jovem, eu continuei adorando. São maravilhosos.
    Beijos,
    Gabi.
    @SoSobreLivros
    sosobrelivros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Eita, véy, que honrar entrevistar um ídolo! Maurício sempre simpático e atencioso! Nunca fui de colecionar as revistas dele, mas de vez em quando comprava, lia e amava. E Turma da Mônica Jovem é muito bom.
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  31. Nossa Mauricio de Sousa ,nossa cada vez o site cresce mais e fica melhor,parabéns pelo site,brigada pela chance de participar da promoção da Turma da Mônica Jovem.
    Att

    Ana Aline Martins Maria
    e-mail:ana.aline.princess@hotmail.com
    twitter:AnaGabriela76

    ResponderExcluir
  32. nossa adoro Mauricio de Sousa fez e faz parte da minha infância e minha vida atual. ele me ajudou muito a gostar de ler gibis e mangá.
    Não tenho nenhum Gibi da turma jovem. gostaria de ter um.
    ótima entrevista.
    cissaxp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. AAh, eu adorei a entrevista!

    Sempre li o gibis da turma da monica, e agora que eles cresceram continuo lendo e adorando :)

    @RayraMii
    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir