Um Dia – David Nicholls


“Um dia” conta a história de Emma e Dexter, duas pessoas que se conhecem em um dia (15 de julho de 1988) e a partir desta data vamos vendo mais sobre a vida deles, no mesmo dia durante vinte anos. Não é que a história conte apenas sobre um dia, mas tudo é narrado a partir daquele dia, cada capítulo começa em 15 de julho mas em um ano diferente, podendo ou não narrar um período de tempo maior.
Os personagens foram muito bem construídos e desenvolvidos. Emma é uma protagonista cativante, adorei ler sobre ela, prende a nossa atenção do início ao fim. Ela é inteligente, sarcástica e sabe esconder sua paixão em nome da amizade que, para ela, está acima do seu sentimento. Seu sonho é viver como escritora, mas como tem contas para pagar no final do mês ela acaba cruzando caminhos diferentes do planejado e se vê em outros trabalhos, como em um restaurante.
Dexter é um jovem popular, confiante, que vem de uma família que tem dinheiro, e que não tem planos específicos para o futuro. Bebe bastante, consome drogas e só quer saber de se divertir. Ele então resolve passar um tempo viajando pelo mundo para se descobrir.
Sempre que a gente gosta bastante de um livro é mais difícil fazer a resenha dele, pelo menos para mim é assim, pois fico empolgada demais com a história e acabo com medo de não conseguir expressar tão bem tudo o que ela merece.
A narrativa de Nicholls nos prende da primeira até a última folha. Ele soube desenvolver cada capítulo de uma maneira sensacional sem deixar a história com “buracos”, já que incorpora acontecimentos de outros meses de uma maneira tão sutil e cativante e rica em detalhes que não a deixam incompleta.
É incrível ver todas as mudanças, os encontros, os desencontros e principalmente a amizade superando tudo nesses vinte anos. Como o livro é passado de ano em ano foi muito bom acompanhar o crescimento dos personagens, rir junto deles e até mesmo chorar junto dos mesmos. São todos esses sentimento que temos ao ler esse livro que o torna tão incrível. A história é tão real que quase chega a ser palpável.
Esse é o do tipo de leitura que faz a gente pensar na nossa vida, nas nossas escolhas e que devemos aproveitar o máximo tudo que temos.
Agora eu paro e fico pensando o porquê demorei tanto tempo para ler um livro tão bom quanto este. Acho que se as pessoas ficarem em dúvida sobre se vão gostar ou não da história por ter um estilo diferente, já que é narrado todos os dias 15 de julho durante 20 anos, deveriam de dar uma chance a ela, pois é realmente muito boa.
Ainda não vi o filme pois queria ler o livro primeiro, mas agora é um dos próximos filmes que eu quero muito ver. Quem quiser ver o trailer, vou deixar no final do post.

Sobre a capa deste livro da versão do filme, eu só tenho uma palavra para defini-la: Perfeita. Eu amei essa capa demais e não é só porque eu adoro a Anne Hathaway, mas sim porque a capa realmente está linda, as cores, a foto, tudo combinando harmoniosamente, e sem sombra de dúvidas entra na minha lista de capas de livros que eu mais amo.  A capa original, é bonita também, mas não chama tanto a minha atenção como a do filme. 
Avaliação





>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 01 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Quero tanto esse livro. Só vejo resenhas positivas sobre ele. E ele com essa capa do filme está perfeito demais!
    Muito legal a resenha. Só li algumas partes partes para não ficar muito por dentro hehe

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu também quero! :/
    Parece ser uma história linda *-*
    Muito boa a resenha.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Fiz a resenha esses dias do livro, eu adorei a narrativa, e o estilo da história!
    Só digo uma coisa, Dexter seu canalha lerdo... =P

    Tadinho dele...
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  4. Vou ler esse livro em breve, mas não tinha noção de que a narrativa é tão criativa.

    Acho que vou gostar bastante da história e, acima de tudo, do modo como ela é contada *-* Adoro livros "com personalidade" haha.

    Beijos e adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero esse livro!!! E estou desesperada pra ver o filme que não acho nem a pau ¬¬

    ResponderExcluir
  6. Oi :)

    Eu já passei por uma fase onde não sabia qual era a minha vontade de ler Um dia, tinha lá monhas dúvidas, mas, conforme fui lendo resenhas, ele me conquistou ... quero muuuuito lê-lo.

    Amo essa capa, concordo com todas as suas palavras sobre ela ... só não acho a outra mais bonita rs

    Adorei a resenha!! e fique tranquila, você conseguiu transmitir a mensagem de que o livro é muito bom :)

    Até mais!!

    :*

    @Leitora1
    www.aoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Nathalia! Estou ansiosa para ler Um Dia! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Se tem uma Palavra para descrever "um dia" Que seja Perfeito é um livro que nunca deveria acabar!!!

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho esse livro, e foi uma delícia lê-lo. Devorei também. Acabei me identificando com a Emma em algumas coisas, ela realmente é cativante, e no final chorei litros, fiquei revoltada, joguei o livro na parede, mas depois peguei de novo, li os capítulos finais, me emocionei de novo e entendi o livro. Foi brilhante. E é tão real que a gente chega a pensar que aquilo pode ter acontecido, estar acontecendo... Muito bom, e o filme é ótimo também, uma adptação caprichada, assista!

    ResponderExcluir
  10. Eba, você leu e amou *_*
    Estou para ler esse livro há um tempão, mas infelizmente meu ritmo de leitura não tem deixado (culpa do trabalho e do sono ;~~)
    Adorei a resenha e concordo com você que é dificil mesmo passar o que a gnt quer quando a gnt gosta tanto do livro!
    Quero muito ler esse livro, parece ser tudo excelente pelo que disse, desde a narrativa a construção dos personagens! Ahhh se eu pudesse furar a fila hehe!
    Essa capa é linda mesmo e o trailler do filme tá sensacional, tb to esperando ler primeiro para ver!

    beijos,
    Aninha
    True-Insights - http://true-insights.net/

    ResponderExcluir
  11. Poxa, eu sempre tenho a maior vontade de comprar esse livro só pela capa (versão do filme) que é linda demais! A outra também era legal, mas, a do filme é linda, linda, linda! *-* E olha que eu não costumo gostar das capas com fots/cartazes dos filmes.

    Mas o que me impedia era porque achava (ainda acho) que esse livro tenha uma final triste. Tipo, sei lá, um deles morre, ou se casa, ou nunca mais se falam, e assim vai. Em histórias assim, eu prefiro ver só a versão cinematográfica, pois choro e me angustio menos. (É, eu sou dessas... 9.9)

    Mas adorei a resenha, agora estou até um pouco mais tentada a ler esse livro. E pelo trailer já deu pra perceber que eu vou ficar com muita vontade de socar esse Dexter. ú.u Hahaha! XD

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  12. Já escutei muitas coisas boas desse livro,mas ainda não tinha lido uma resenha.Parece muito bom.Achei muito interessante que a cada capítulo mostra um ano diferente e é sempre o mesmo dia mostrado.
    Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  13. Tenho o livro com a capa original, gosto bastante daquela capa, mas reconheço que a capa com a foto do filme chama mais a atenção.
    Li esse livro há algum tempo e me emocionei em diversos momentos da leitura, acabei me identificando um pouco com a Emma e torci por ela durante todo o livro.
    Embora o livro tenha uma história bem realista, tanto que é possível se imaginar no lugar dos personagens com muita facilidade, acabei ficando triste com o final. Acho que tenho a mania de sempre esperar por um final do tipo "Conto de fadas", então fico um pouco triste quando o final esperado não acontece. Mas isso só mostra o quanto "Um dia" é a história de Dex e Em, ao mesmo tempo em que poderia ser a história de qualquer um de nós.
    Mesmo tendo ficado triste com o final, posso dizer que amei esse livro, cada página dele foi capaz de mexer com as minhas emoções de uma forma que poucos livros conseguiram fazer até hoje.
    Ainda não vi o filme, mas quero fazer isso quando tiver a chance, pois também gosto muito da Anne Hathaway e adorei o trailer. Espero que o filme seja tão bom quanto o livro!

    ResponderExcluir
  14. A capa deste livro é muitooo lindaaaaa, raiossss de onde eu tirei que este livro era do Sparks????? rsrsrsrs

    Tem final triste????

    Obaaaa estamos em falta de protagonistas cativantes hehehe adorooo

    A respeito de fazer resenha de livros ótimos, dá medo rsrsrs mas eu acredito que deste tipo de livro a gente não deveria fazer resenhas, sérioooo no meu caso faltam-me palavras e eu acabo achando meu texto sem graça perto do livro hehe

    Anne Hathaway eu adoro essa garotaaa *_* Todos os filmes que vi com ela são bons :D

    Adorei a resenha e este livro agora sim vai para minha lista de desejados :D

    Beijos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. não sou muito de ler resenhas, mas essa me deixou com gostinho de quero mais, pois ao contrario das outras, não tem spoiler, nem nada, é só um resumo sem mostrar a historia em si.
    um dia deve ser realmente um livro excelente, e cada capitulo contado em anos diferentes, mas no mesmo dia...
    E realmente a capa do livro que é a do filme é realmente linda, mas bonita que a do livro original.

    Bem
    abraços

    ResponderExcluir
  16. Morro de vontade de ler esse livro. Está na minha lista de livros para comprar a espera de dinheiro! rsrs Parabens pelo blog.

    Beijos - Bia
    http://escrevendomundos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. esse livro parece ser sensacional! o fato de cada capítulo começar pela mesma data só que em anos diferentes, o torna diferente e interessante! Sua resenha está muito boa! parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Ah! *-* Eu fiquei apaixonada pelo enredo e sinopse do livro, que quero muito lê-lo em breve. Tenho-o aqui em casa com a capa do filme, mas vou ser sincera em dizer que eu preferia a original... E aposto que eu vou chorar e me emocionar bastante, é a minha expectativa sobre ele!

    Beijos, Hannah.
    Secrets of Book

    ResponderExcluir
  19. Na minha estante do Skoob este livro já está marcado como quero ler, mas antes vou assistir o filme, pois as vezes leio o livro e fico na expectativa do filme e acabo me decepcionando.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não assisti o filme, apesar de ser super fã da Anne Hathaway.Adorei a sinopse do livro,pois aparenta ser um romance mais sério,não muito meloso.Espero que ele corresponda as minhas expectativas.

    Fabianne

    ResponderExcluir
  21. Um dia lerei esse livro, com toda a certeza xD
    Nenhum comentário negativo, foi o que encontrei pela internet. Absolutamente nenhum. E ainda não vi o filme... já lançou? Õ.o
    Mas então... deve ser muito bonito mesmo...
    E tem uma estrutura bem diferente. Acho bem interessante livro inovadores, com um diferencial.
    Realmente, é bem complicado falar sobre algo que você adorou xD
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  22. Uaauuuu ganhou cinco casinhas *-* Adorei a resenha, realmente quando a gente gosta mesmo de algo é sempre mais dificil de se falar por que voce quer conta tudo e ao mesmo tempo não muito para a outra pessoas tambem poder se divertir lendo rsrsrsr é uma loucura mesmo. Sabe por ser tão vem recomendado acho que vou até furar a minha lista para ler ele *-*

    ResponderExcluir
  23. Fiquei tão emocionada com o trailer... E quando li a sinopse fiquei mais ainda! Estou louca para ler!

    ResponderExcluir