Sobrenatural – Cynthia Hand


“Sobrenatural” conta sobre a vida de Clara, uma menina que achava que era normal, até descobrir, aos 14 anos, que na verdade é uma sangue-de-anjo [não uma anjo comum, mas uma descendente, o que você vai entender melhor lendo]. Isso quer dizer que ela vive mais, tem alguns poderes – como voar, falar e compreender qualquer língua do planeta –, mas também precisa cumprir um propósito, que é por esse motivo que ela veio ao mundo.
Então ela passa a ter visões, que não são muito explicadas, mas que ela precisa entender para então realizar sua missão. Nessas visões ela sempre vê um garoto e percebe que precisa salvá-lo, só não sabe como e nem onde, só sabe vai ser em breve.
Sua família (ela mais sua mãe e seu irmão) mudam-se para Wyoming, uma cidade do interior, em busca da realização de seu propósito. É lá que ela conhece o garoto de suas missões e fica balançada por ele, mas onde também acaba conhecendo um outro garoto que pode acabar fazendo-a se desviar do seu propósito, o que não pode ocorrer em nenhuma hipótese.
Não li muitos livros com tema “anjos”, mas todos eles foram bem diferentes entre si. Gostei bastante da história desse e da forma como trataram esse assunto.
Os anjos e os sangue-de-anjo têm uma coisa chamada glória, que eles ficam iluminados, mas não posso falar muito sobre isso, porque seria um spoiler, só que o modo como ela acontece me lembrou MUITO do filme Stardust. Depois de ler esse livro, veja o filme que você vai entender o que estou falando.
Gostei bastante dos personagens, Clara é uma ótima protagonista, gostei também dos secundários: suas melhores amigas Wendy e Ângela, que são tão diferentes entre si, mas especiais, cada uma de sua maneira; os dois candidatos a par de Clara, Christian e Tucker, e adorei o escolhido no final [na verdade o que eu acho que foi escolhido, porque quando tudo terminou, isso ficou meio confuso também, mas já dava para saber que seria ele desde sua primeira aparição na história]; e seu irmão, Jeffrey, que é uma gracinha.
 Sobre sua mãe, Maggie, eu ainda não decidi se gosto dela ou não. Algumas vezes sim, ela parecia ser uma mãe maravilhosa, atenta, amorosa e amiga de sua filha [adoro quando mães e filhas são amigas nos livros, até porque eu sou muito amiga da minha mãe], mas não gosto que ela esconde diversos segredos de seus dois filhos, deixando-os no escuro, mesmo que eles já saibam de algo e perguntem, ela prefere o silêncio. Pode ser que isso seja explicado melhor no próximo volume, mas por enquanto acho isso extremamente irritante, pois não gostaria de sentir que a própria mãe mente e engana sobre o que você precisa saber.
Não gostei do final. Ficou tudo mal desenvolvido e nada explicado, e o pior é que não daquela forma que a gente fica: “Nossa, eu PRECISO ler a continuação! Eu sei que vai demorar, mas vale a pena, porque assim fico bem instigada!”.  A sensação ficou mais como “Ué, cadê o resto da história? Cadê as explicações sobre tudo isso que acabou de acontecer? Não acredito que vou ter que esperar até o próximo para isso!”.
Além dessas sensações, um personagem muito importante em toda a história de repente não aparece no final e achei isso um erro, a sensação é que foi esquecido do nada. Resumindo o final em uma palavra: confusão.
Sobre o trabalho gráfico, não precisava nem comentar que a iD sempre arrasa e dessa vez não foi diferente. A única coisa incomum é que esse é o primeiro livro publicado por eles que eu vejo com a contra-capa branca e simples e não colorida ou com algum detalhe.
Eu amei essa capa, de verdade. Gostei muito que a iD manteve a original, e adorei o detalhe em prata do título e do nome da autora, inclusive na lombada. Mas ela passa uma ideia diferente do livro, pensei que seria uma coisa menos leve, mas é exatamente isso, não tem nada de pesado.
O segundo volume, Hallowed, acaba de ser lançado nos EUA e tem previsão para chegar ao Brasil ainda esse semestre. Estou muito ansiosa.
Esse não é o melhor livro de anjos que li, mas mesmo assim gostei bastante. Mas como eu disse antes, é leve. Se você procura uma coisa com mais ação, cenas de tirar o fôlego, situações mais pesadas e etc., esse não é um livro para você. Mas se você, assim como eu, adora livros leves, com personagens cativantes, narrativa fluente, e um tema paranormal legal, então super recomendo “Sobrenatural” de Cynthia Hand.
Avaliação





>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 01 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Nossa! Essa capa é linda demais. Que bom que mantiveram a original.
    Quero muito ler, apesar de você ter achado confuso. Mas parece uma história bem legal. Li alguns livros sobre anjos, mas todos eles são diferentes.

    ResponderExcluir
  2. A capa é muito bonita. A ID sempre capricha nas capas. rs
    Olha, não imaginei que fosse coisa de anjo. Até agora só li 2 séries que tem eles e foram bem diferentes uma da outra!
    Gosto de estórias leves, mas não fiquei tão com vontade de ler.

    Beeijo

    ResponderExcluir
  3. Quando você falou sobre o livro terminar confuso, eu já comecei a imaginar o que seria. Ultimamente está essa mania de fazer séries... É difícil achar um livro que não tenha uma continuação, que seja uma história única. Só que alguns autores caem nessa e fazem, ao invés de séries com livros individuais, ligados por uma trama principal, não, eles fazem livros sem final! Para o final continuar no próximo livro. Isso é irritante, inaceitável, dá uma bronca ler um livro assim.
    Achei a capa linda, mas depois de ver que você teve essa impressão sobre o final, acho que não seria um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  4. que legal! deve ser bem cativante mesmo ^-^
    além da capa ser linda!

    mas tem essa coisa que a Karen disse aqui no coment acima, tudo o que a gente vê ultimamente é continuado, sinto falta as vezes de livros únicos desse gênero...
    porém, quando leio contos, sinto falta de uma continuação!
    ashdiuhsdihsadahsa
    sou normal? :P

    ;**
    http://la--lullaby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu já ouvi desse livro mas não gostei, não é a minha praia :S acho que não leria....

    ResponderExcluir
  6. também nunca li nada sobre anjos e esse parece ser bem interessante. Sua resenha também me deixou querendo ler não só esse livro mas também a continuação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Ah quando o escritor nos obriga a ler os próximos livros para entender a história ele realmente nos mata de ansiedade ainda mais quando somos leitores curiosos

    http://aleitoracassia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser bem legal , eu gosto desse tipo de histórias.

    ResponderExcluir
  9. Pela sua resenha pude perceber que o livro é bom e que provavelmente vou me divertir lendo-o, mas o que me desanima é que trata-se de uma série e como ando acompanhando muitas séries (a maioria são romances sobrenaturais) estou pensando em começar a acompanhar apenas as séries que tenho muita vontade de ler, o que não é o caso dessa série.
    O livro parece ser bom, ainda mais porque o modo como retratam os anjos é interessante e diferente do modo como os anjos são retratados nos outros livros que têm esse tema. Pena que o final tenha sido confuso e que você não tenha gostado dele.
    Mesmo achando que posso até gostar de "Sobrenatural" não pretendo ler esse livro, pelo menos não por enquanto. Talvez algum dia eu me anime a lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Adoro anjos e gostei muito da sua resenha. Com certeza esse é um livro que vou querer ler. Também gosto muito do trabalho gráfico da iD, os livros sempre são tão lindos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro. OMG!
    Adoro livros que o tema é "anjos", são um dos meu preferidos, depois de vampiros.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  12. A capa do livro é muito linda. Parece história antiga hehehe

    Hehehe sempre aparece um garoto no meio da história para nos desviar de nossos propósitos hehehe

    Também não li muitos temas com anjos, e já estou curiosa em relação a essa obra.

    Próximo volume??? Obaaa adorrooo, aliás a moda parece ser trilogia não???

    "Ué, cada o resto da história?" Fico loucamente indignada quando um livro termina com essa sensação rsrsrs

    Adorei a resenha.

    Beijinhus
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ando lendo muito sobre Sobrenatural por aí, mas até agora não consigo ficar interessada.

    A capa é LINDA, mas a história parece que é menos do que eu espero, então provavelmente nem lerei ._.

    Mas adorei a resenha :D

    ResponderExcluir
  14. A capa me encantou demais! Não gosto muito da maioria das histórias de anjo e essa realmente não parece ser o tipo que eu ia gostar de ler.

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga parceira bom dia fiquei muito curiosa sobre esse livro,parabéns pela resenha rsrs

    LEITURAS APAIXONANTES

    ResponderExcluir
  16. A capa é linda,mas como não se deve julgar um livro pela mesma!Admito que não me interessei pelo tema,já que aprecio histórias com mais ação, cenas rápidas, situações mais pesadas.Assim,conclui que esse não é um livro para mim!Fora que séries me deixam muito ansiosa para ler(até esperar o outro volume chegar,já perdi as unhas).

    Fabianne

    ResponderExcluir
  17. Desde o lançamento do livro eu pensei "Preciso ler este livro" Vi várias resenhas positivas o que me deixou mais ansiosa ainda pra ler.Eu adoro livros de romance sobrenatural e acho que vou gostar de Sobrenatural.
    Adorei a resenha.Fiquei um pouco receosa com o final devo admitir.Mas ainda assim está na lista de livros para ler.

    ResponderExcluir
  18. É... A capa é bonita e parece ser legal... Me lembrou um pouco Halo, também com anjos... Pra ser honesto, não me interessei por ele, ao menos não no sentido de "compra" (Ahn? xD) -
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  19. Realmente, as capas da ID são lindas, mas acho que a história do livro não me interessou, talvez por causa dessa confusão que você tenha citado, e a "obrigação" de ter que esperar o próximo volume.

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Ainda não li nenhum livro com anjos, e sinceramente não me atraiu muito... mesmo com essa capa tão linda, que aliás eu concordo com você, ela transmite algo meio macabro ... como se fosse uma história de terror ^^.

    ... Ah! E eu já assisti Stardust, é tão lindo rs (não resisti em comentar)

    E que chato esse final, não? Sei que não deve ser nada fácil escrever um livro, muito menos um com continuações, mas é preciso muito cuidado, para não deixar o leitor perdido O.o.

    Até mais! :*

    www.aoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ah, ainda não sei o que pensar desse livro. Acho que olhar pra essa capa me faz ter vontade de comprar, mas a sinopse já não me atraia tanto, e agora em saber sobre essa confusão no final... E eu sou das que acha que, se o livro tem muita coisa mal explicada já no primeiro volume, então a continuação dificilmente irá melhorar.

    E pra completar, eu não gosto muito de histórias de anjos, apesar de ter lido poucas dessas. =P

    Enfim, talvez, um dia...

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  22. Esse é mais um dos meus, ja esta acrescentado na minha lista, quero muito, muito ler ele :p
    adoro hsitorias com anjos, porque elas sao super diferentes e interessantes :p
    Espero nao me decepcionar

    abraços

    ResponderExcluir
  23. Anjo é uma coisa fofa, sei la por que mas é o que eu acho rsrsrs Adoro livros com anjos e adorei a resenha. Mas sei la acho que esse papo de dois homens já ta ficando batido >.< estou realmente empolgada para ler esse livro *-* mas acho que vou esperar sair o segundo para ler os dois rsrsrs

    ResponderExcluir