Cartas Para Julieta – Lise Friedman & Ceil Friedman


“Cartas para Julieta” nos conta sobre milhares de cartas que são enviadas todos os dias à Julieta, e que são recebidas por um grupo de voluntários em Verona, na Itália (local que foi palco da famosa história de amor de Willian Shakespeare, Romeu e Julieta), que respondem, sempre com palavras de carinho, afeto, etc.
Essas cartas muitas vezes são escritas em diferentes idiomas, já que vem de todos os cantos do mundo e também contam com diferentes tipos de papeis e escrita, alguns mais decorados, trabalhados com letras perfeitamente alinhadas e outros mais simples como um pedaço papel escrito de forma rápida e assim como uma caligrafia não tão bem elaborada, etc.
Esse grupo de voluntários, que participam do clube de Giuletta, foram motivados pelo Ettori Solimani, que foi nomeado pela secretaria de turismo da cidade como o secretário de Julieta visando o lucro proveniente do turismo com a famosa história. Os turistas também podem conhecer a casa em que morou Romeu e a casa em que Julieta viveu, assim como o seu túmulo (que já recebeu ilustres visitantes).
Muitas pessoas se voluntariaram para ser Secretários de Julieta, principalmente pelas lindas cartas de amor que chegam todos os dias. Essas cartas variam de situações e pedidos, inclusive alguns bem inusitados, como foi de o uma adolescente que pediu para que a Julieta apresentasse o Romeu do filme (Leonardo Di Caprio).
O livro é retratado através de uma busca histórica de fatos ocorridos em diversas épocas até chegar à atualidade. Há comparações e sugestões de como surgiu “Romeu e Julieta”, de como essas cartas surgiram e o motivo do nome do livro.
Quando peguei “Cartas para Julieta” nas mãos imaginava que contava alguma história, uma ficção, um romance, mas se você também está procurando por isso, então essa não é a leitura que está esperando.
Há um filme que foi inspirado nesse livro, e vocês podem conferir o trailer no final do post.
Apesar do livro não ser nada parecido com a história do filme, já que se trata de um livro de fatos, que reúne acontecimentos, como uma espécie de documentário, cheio de fotos, cartas de todos os cantos do mundo, etc., é um livro bem interessante para se ler, ainda mais se você gosta da história de amor escrita por Shakespeare.
O livro é lindo, de capa dura e com folhas de papel couché em seu interior, o que dá ainda um ar mais legal. Além da capa ser muito bonita, com uma foto do filme de mesmo nome. A Seoman está de parabéns pelo trabalho gráfico!
Eu o recomendo se você tem interesse em saber mais sobre essa cidade e essa história linda que movimenta milhares de pessoas, e de como virou tradição enviar cartas para Julieta.

>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 01 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Poxa, pensei que o livro era basicamente igual ao filme (na estória, claro). Bom saber que é mais um documentario que um livro de ficção!
    Beijos
    Samuely
    Blackbird Lonely =]

    ResponderExcluir
  2. Imaginei, também, que o filme e o livro seguissem a mesma linha.

    Bom, como não li um nem assisti ao outro, mas pretendo, agora já sei o que esperar :) Até porque livros com cara de documentário costumam me interessar muito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha! Já li Cartas para Julieta e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei um pouco decepcionada agora por saber que o livro não segue em nada a história do filme.Eu adoro o filme e só recentemente eu fiquei sabendo do livro.
    Ótima resenha como sempre :)

    ResponderExcluir
  5. Eu amo esse filme!!! AMO AMO AAAAMO!!! É lindo! Muito bonito mesmo gente, só vendo pra saber. Ah como eu chorei :') Não sabia que era livro. É livro mesmo? Que demais!

    ResponderExcluir
  6. Eu imaginava que o livro fosse parecido com o filme...

    Até deve ser interessante de ler, mas acho que, se eu o fizesse, ainda assim preferiria o filme, por causa da historinha que é contada.

    ResponderExcluir
  7. parece ser um livro bem interessante! a capa é muito bonita!

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti o filme, achei muito bonitinho, mas acho que ler o livro com cartas de verdade nos emociona mais, passa mais sentimento do que realmente acontece nessa cidade e suas histórias de amor.

    ResponderExcluir
  9. Assisti o filme e amei, chorei horrores, rs.
    O livro tem uma capa bem feiinha, pelo menos eu acho. Mas o bom é que é capa dura, né? Gosto disso. Qualquer dia eu queira ler só por ser o livro que deu origem a um filme tão bom...

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Nossa, pensei que era um romance ^^
    Achei bem legal, diferente. Deve contar muitas informações interessantes, e fiquei bem curiosa para saber mais... principalmente o que é relacionado ao livro de Shakespeare.

    Já vi o filme, gostei, mas não tanto quanto a maioria das pessoas ^^

    Até...
    :*

    www.aoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu não sabia que eram enviadas cartas para Julieta, que interessante! Deve ser bem emocionante ler essas cartas, que diferente. :)

    ResponderExcluir
  12. Caramba, também pensei que o livro fosse uma ficção na qual o filme tinha se baseado, e não um documentário. =O É interessante isso, mas acho um pouco decepcionante. Esse livro é mais pra quem gosta de história e documentários, o que não é o meu caso. =P

    Quanto ao filme, ainda não vi, mas está aqui em casa só esperando um tempinho pra assistir (esperando faz um boooom tempo, mas...).

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  13. Eu vi o filme e estou louca pelo livro, sei que iria adorar mesmo nao sendo igual ao filme :]
    E complicado querer tantos livros de uma vez :3
    Adorei a resenha, e nem acreditei quando vi q vc escrevu deste livro, logo deste :p
    é incrivel :]

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que tinha um filme, se bem que pelo jeito não tem muita coisa em comum com o livro. Não costumo ler livros desse estilo, que pelo que eu entendi é mais como uma reunião de histórias que aconteceram ao longo dos anos e não uma história só, ou um romance, como eu esperava que fosse.
    O livro parece ser muito bonito, mas sinceramente não acho que seja o meu tipo de livro, principalmente por que nunca fui muito fã da história de Romeu e Julieta, então não tenho tanto interesse em conhecer fatos que tenham alguma relação com o clássico de Shakespeare.
    Mesmo assim, como gosto muito de História, talvez seja interessante ler esse livro algum dia, embora eu não planeje fazer isso tão cedo.

    ResponderExcluir
  15. Bom saber que a história do livro é distinta do filme, que achei super sem graça e fraquinho.Interessante saber também que o livro agrega informações sobre Verona(que sou louca para conhecer, fatos, fotos, cartas de todos os cantos do mundo.
    Enfim, agora fiquei com vontade de ler.

    Fabianne

    ResponderExcluir
  16. Ah, eu assisti o filme é muito bom! Achei muito legal toda trama com essa atriz que venho admirando. E tudo mais perfeito com Taylor Swift na trilha sonora xD
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que já vi esse filme 0.o não consigo me lembrar agora rsrsrs Mas achei muito fofo a resenha e quero ler o livro e depois ver o filme denovo se já vi antes rsrsrs Obrigada meninas pela resenha!!

    ResponderExcluir