Não Conte a Ninguém - Harlan Coben


Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer.
O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter sido enviado por sua esposa.
Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem respostas: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?
Na mira do FBI como principal suspeito da morte da esposa e caçado por um perigosíssimo assassino de aluguel, David Beck contará apenas com o apoio de sua melhor amiga, a modelo Shauna, da célebre advogada Hester Crimstein e de um traficante de drogas para descobrir toda a verdade e provar sua inocência.
Não conte a ninguém foi o livro mais aclamado de 2001, indicado para diversos prêmios, entre eles Edgar, Anthony, Macavity, Nero e Barry. Em 2006 foi adaptado para o cinema numa produção francesa vencedora de quatro Cesars (o Oscar francês), inclusive de melhor ator e diretor.

Mais um livro da Sextante aprovadíssimo!

Fazia tempo que eu não acompanhava um enredo tão viciante. Foi realmente difícil deixar 'Não Conte a Ninguém' de lado. Sério, eu devorei!

Com uma narrativa eletrizante, 'Não Conte a Ninguém' te deixa sem fôlego, ansioso, eufórico e com aquele friozinho de expectativa - delicioso - na barriga. Um suspense policial que mantém seus olhos vidrados e grudados em suas páginas até que a última palavra seja revelada.

Harlan Coben ganhou mais uma fã. O cara é o máximo, esbanja talento. Para vocês terem uma ideia, ele foi o ÚNICO escritor a ganhar o Shamus, o Anthony e o Edgar Allan Poe, a trinca de ases da literatura policial americana. Essa realmente é a praia dele!

Após ter terminado de ler, fiquei com aquele pensamento típico de quando nós lemos um livro do qual realmente gostamos: "Queria tanto que virasse filme!". Sendo assim, fui correndo pesquisar na Internet, - vai que eu dava sorte? - e acabei descobrindo que fizeram um filme francês baseado na história do livro. É claro que não pude deixar de conferir! E sabem de uma coisa? Não decepcionou! É claro que uma coisinha ou outra foi modificada, partes foram cortadas, mas nada fora do normal.
No final das contas, ao assistir o filme, me senti vivenciando tudo aquilo que eu tinha experimentado nos dias anteriores enquanto mergulhava no livro.

Acho interessante quando o criador participa da sua obra em plano secundário. Um belo exemplo: Stephen King. O cara volta e meia aparece nos filmes feitos a partir de suas própras histórias; participa de pontas por vezes tão insignificantes que acaba passando despercebido pelos olhos de muita gente; em Cemitério Maldito, Sonâmbulos, Rose Red.

É o que acontece com Harlan Coben. Ele aparece por um milésimo de segundo em 'Não Conte a Ninguém'. Uma aparição de 'quem pisca, perde', mas, mesmo assim, acho bem legal!

Confiram o Trailer do filme aqui:





Falemos francamente agora. Só pelo fato de eu ter tido, após um tempo terrivelmente angustiante, esse prazer louco e alucinante de achar um livro tão bom a ponto de não conseguir desgrudar dele até que todo seu mistério fosse desvendado, de querer voltar da academia o mais rápido possível só para poder dar continuidade à leitura, de sentir vontade de carregar ele na rua comigo... Só por 'Não Conte a Ninguém' ter causado esse impacto positivo em mim durante os pouquíssimos dias de leitura, só por isso, ele já tinha uma boa quantidade garantida de casinhas.
O restante, fica em nome do belo trabalho do Harlan. Passei a admirá-lo.
Juntando tudo, é claro que não posso deixar de oferecer a esta obra as cinco casinhas completas.

Está mais do que recomendado! E vocês, o que estão esperando? :)


Avaliação




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 01 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Nossa, eu li esse livro no fim de 2010 e é maravilhoso! Ganhei de amigo secreto e acho que li em dois ou três dias....
    Sempre quero ler outros do Harlan Coben mas ainda não deu.
    Caramba, não sabia que tinham feito filme, vou procurar pra ver *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse livro!
    É super envolvente e intrigante, muito bom!!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. eu amei esse livro qndo o li e virei super fã do Harlan tbm.. a história é demais.. mas ainda nem conferi o filme..

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    É a segunda resenha que leio sobre um livro de Harlan Coben, e as duas têm muito em comum, pois parece que o autor tem uma escrita tão poderosa que traga o leitor para dentro do livro, meio que hipnotizado, de tão eletrizante que é O.O
    Fiquei super admirada com efeito que os livros causaram em que leu, deve realmente ser fabuloso!
    Fiquei morrendo de vontade de ler e sentir a mesma coisa, pois isso é muito bom ^.^
    Adorei a resenha, consegue transmitir seu fascínio pelo livro :D

    Até mais!! ;*

    @Leitora1
    www.aoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Foi o primeiro livro que li de Harlan Coben e me viciei. Além de ter viciado meus amigos e algumas pessoas da minha turma. Rs.
    Coben escreve de uma forma única. Fiquei vidrada em cada capítulo, cada página de um jeito que nem dá para explicar. Ele realmente SABE escrever!
    Também já li Desaparecidos para Sempre do autor e estou lendo Confie em Mim. E são incríveis (apesar de já estar lendo CEM há quase 1 mês XP). Quero terminar logo para conseguir ler Cilada. Ouço ótimos comentários do livro. Mas também. Sendo Harlan Coben não tem como não ouvir comentários divinos.
    Alias, ainda não assisti o filem com medo de decepcionar. Mas depois do seu comentário, tenho que assistir logo! Urgentíssimo! *.*

    Bjoos

    ResponderExcluir
  6. que livro é esse maravilhoso! só pela sinopse e sua resenha, já fiquei super curiosa para ler!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre admirei a capa deste livro e, confesso, estou morrendo de vontade de ler uma obra do Harlan Coben *_*

    Caramba que começo de história brutal hehehe
    Tadinho desse David Beck, a vida não anda fácil, adoro este tipo de histórias, se bem que às vezes, os fatos todos contra o mocinho (ou não) estressam um pouquinho hehehe

    Livro de 2001 caramba O.O

    Amooo suspense policial! Não largo o livro até que não acabe a história, ou minha mãe venha me enxotar de casa rsrsrsr

    Caramba!!! O autor é super mesmo, para ganhar esses prêmios.

    Que bom que tem filme! Mas, sempre antes quero ler o livro hehehe

    "É o que acontece com Harlan Coben. Ele aparece por um milésimo de segundo em 'Não Conte a Ninguém'. Uma aparição de 'quem pisca, perde', mas, mesmo assim, acho bem legal!" Gostei disso! E concordo!

    Vai pra lista sem sombra de dúvidas! Adorei a resenha! Super!

    Beijinhus
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro serial killer, enredo policial.... um bom mistérios me seduz! Com certeza esse já foi para a minha lista!
    Adorei a resenha ^^

    http://escrevendomundos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Já li esse livro e mais 4 outros livros do autor. rsrs
    Simplesmente viciei nele!
    O cara sempre surpreende. Os livros dele são repleto de ação e histórias que se interligam e te deixa perplexa - sem falar no suspense!! rs
    Só não acho legal ler do msm autor vários livros seguidos...por que a gente acaba 'descobrindo' algumas coisinhas de tanto que leu. rs
    Acho que todos que li eu dei 5 estrelas. Quero ler todos do autor.

    Quanto ao filme...pode até ser legal, mas como sempre falta uma coisinha ou outra e sempre fico frustada...prefiro ficar só com o livro mesmo.rs


    Ótima resenha. Que bom que curtiu esse livro! *-*

    Beejo

    ResponderExcluir
  10. Sério, você me fez ter vontade de correr pra uma livraria e comprar esse livro. UAU! E eu vi o trailer, é sensacional.
    O que dizer mais? Eu quero ler. Fiquei completamente imersa na leitura da resenha. Livros assim que a gente não quer largar são os melhores!

    ResponderExcluir
  11. Amo romances policiais, mas ultimamente tenho lido poucos livros que tem esse estilo.
    Nunca li nenhum livro do Harlan Coben, mas sempre tive muita curiosidade em relação aos livros desse autor e, agora, depois de ler sua resenha, minha curiosidade só aumentou.
    Para ter ganhado tantos prêmios é claro que Harlan Coben deve ser muito bom no que faz, ou melhor, no que escreve.
    A sinopse de "Não Conte a Ninguém" me atraiu muito, pois além de uma capa simples e bonita e de um título que chamaria a minha atenção por si só, também tem uma história muito interessante, que pelo visto deixou muitos mistérios para serem desvendados no livro.
    É maravilhoso ler um livro que você não consegue mais largar até terminar a leitura e que te faz ter vontade de levá-lo com você para todos os lugares!
    Que bom que o livro virou um filme, pretendo ler o livro e se for possível assistir ao filme depois. Nunca assisti nenhum filme francês (só vi alguns trechos), por isso fiquei curiosa para saber se vou gostar do filme, pois do livro tenho quase certeza que vou gostar. Também acho muito legal que o autor faça uma pequena aparição no filme!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da sua resenha e fiquei com muita vontade de ler esse livro. Parece muito bom, adoro quando a gente não consegue largar a leitura de tão intrigante que é.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Babo por esse livro desde quando ele foi lançado, quando li a sinopse já morri de vontade de comprar. Fui deixando pra depois e até hoje não comprei, mas tá na minha lista e a resenha só confirmou o quanto eu preciso dele XD

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que Não Conte a Ninguém era um livro assim. Aliás, nunca tinha lido resenha nenhuma dele, mas já ouvi falar. Eu sou uma daquelas loucas por romances policiais, que me façam ficar eufórica com o livro. E acho que eu só PRECISO muito dele! Achei bem interessante. E essa resenha entusiasmada então... Nem me deixou com vontade, né?

    Beijos, Hannah.
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa babei agora!Depois da sua resenha minha curiosidade para ler Harlan Coben triplicou! Sou fã de suspenses policiais,sendo assim minha expectativa acerca desse livro é enorme.Evito assistir aos filmes antes de ler os livros,assim evito comparações.
    Resenha nota 10!Com certeza lerei Não Conte a Ninguém.

    ResponderExcluir
  16. Parece bem interessante a história.Mas histórias assim de suspense eu prefiro assistir filmes do que ler livros.É meio doido mas eu prefiro.
    Gostei muito da resenha :)

    ResponderExcluir
  17. Ah, já ouvi falar do filme... Mas não sabia da existência do livro Õ.o Então... depois que li Ponto de Impacto, de Dan Brown, passei a admirar esse estilo... Se a leitura flui e uma maneira frenética, como aconteceu com Ponto de Impacto, com certeza esse livro entrar pra minha lista de desejos... xD O negócio é que ando meio desfalcado nesse estilo literário e lendo a resenha senti saudades =(
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  18. Nossa, fiquei com muita vontade de ler esse livro, a história parece ser muito envolvente, faz tempo que não encontro um livro que me prenda. Estou muito ansiosa para comprar-lo.

    ResponderExcluir
  19. Haha, apesar da resenha empolgada, e dos vários elogios nos comentários ao autor, eu já não sou do tipo que gosta muito de romances policiais; esses são outros que entram na categoria "Tenho vontade de ver sim, mas em filme pra não sofrer de ansiedade". Se eu tivesse o livro em mãos, provavelmente ia acabar em algum ponto não me segurando e indo ao final descobrir o que acontece. XD Portanto, fiquei muito curiosa pra ver essa história sim, mas acho que verei o filme, que me conquistou com esse trailer eletrizante. *-*

    Beijos!
    (@likepinkandblue)

    ResponderExcluir
  20. A capa do livro é linda *......*
    Inicialmente eu achei que o tema do livro era drama, porque não tinha lido sinopse nem nada, ai lendo sua resenha fiquei de queixo caido!
    Nunca imaginaria que era policial e que tudo o que você disse estava nas paginas deste livro!
    surpreendeu
    e ainda assim quero ler ele
    mais ainda agor acom esta descoberta

    abraços

    ResponderExcluir
  21. Preciso ler algo do Harlan! Preciso!

    Adorei o enredo desse livro, em particular. Será se a Sextante me mandaria um exemplar? :D

    Já leu outras obras dele, para dizer quais são melhores? Alguém que ganhou os prêmios que ele ganhou e recebeu tantos elogios só pode ser um mestre.

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. HA HA esse livro eu li *___* e vi o filme tambem, foi bem como voce eu li e fiquei apaixonada e corri pra ver o filme. Eu acho que pisquei na parte que o Harlan Coben aparece no filme por que eu nem tinha notado isso, sério rsrsr depois vcs me contam em que parte ele aparece por que eu quero ver *-* Só preciso dizer que Harlan Coben é perfeito, o homem que sabe escrever um livro que ti prende 0.0 estou louca para ler mais coisas dele *-*

    ResponderExcluir