Espera – Os lobos de Mercy Falls #02 – Maggie Stiefvater


Essa é a continuação de Calafrio e, portanto, pode haver alguns spoilers do primeiro livro aqui.
Quem acompanha minhas resenhas sabe que eu gosto de lobos e que gostei bastante do primeiro volume, mas não gostei de alguns detalhes, que vocês podem conferir na minha resenha. Mas claro que esses detalhes não atrapalharam minha leitura e estava com muita ansiedade para ler a continuação.
Depois de toda a reviravolta ocorrida no primeiro volume da série, e uma cura questionável da transformação lupina [já que não deu 100% certo em todos os casos], Sam acorda todos os dias com medo de que seu “sonho” vá acabar. Mas, vivendo essa agora realidade, Sam precisa pensar em seu futuro como homem, coisa que antes nunca havia parado para refletir.
Enquanto isso, Grace vive um segredo, que antes era um sonho e agora só está ali para atrapalhar sua felicidade. Ao mesmo tempo em que surge um novo personagem muito marcante, Cole, por quem Isabel se sente atraída.
Nesse livro há bastante reviravolta, e o foco de quem é o lobo muda totalmente, o que eu achei bem interessante porque não era isso que eu esperava quando terminei de ler o anterior.
Esse volume segue a mesma linha do primeiro, com partes de capítulos sendo alternadas pelos personagens Sam e Grace. Mas dessa vez há também as partes narradas por Isabel [a rainha do gelo que conhecemos no livro anterior] e Cole [um bad boy que pertencia a uma banda e agora faz parte da alcateia], muito importantes no desenvolvimento da história já que geraram novos questionamentos, alguns detalhes surgiram e, principalmente, trouxeram uma grande movimentação para a trama. Foi a mistura de todos esses elementos que fizeram a diferença para tornar esse um livro ainda melhor.
Eu gosto muito da experiência de o livro ser narrado por diferentes personagens porque acho muito interessante poder entender mais profundamente alguns pensamentos de cada um deles, que são tão diferentes entre si, mas que unidos transformam essa em uma ótima narrativa.
A história de amor entre Grace e Sam é fofa, apesar de serem bem diferentes entre si, eles se completam. E parece tão real [tirando o fato do lobo! Haha].
E em paralelo com o amor de Sam e Grace, há o de Isabel e Cole, bem distinto dos principais e com outro nível de intensidade. Gostei bastante desse novo casal também, a evolução dos dois personagens durante a leitura é quase palpável.
Mesmo sendo um livro sobrenatural, a autora baseia toda a trama nos seus personagens – que são muito bem construídos e cada um leva uma bagagem emocional dissemelhante do outro, mas com um grande grau de realidade – e nas relações interpessoais entre todos eles – principais ou secundários.
Os pais de Grace estão ainda piores do que em Calafrio. Nunca vou conseguir entender o modo de ser de pessoas como eles, e nem preciso dizer que não concordo com muitas de suas atitudes.
O final, apesar de deixar uma sensação de tristeza, me deixou com uma vontade louca de ler o próximo – e último – volume da série, que ainda não foi lançado no Brasil, mas que está próximo de seu lançamento que, como anunciado pela Agir, ocorre ainda esse semestre. Deixou um gancho surpreendente e muito bem formulado e desenvolvido. E as últimas linhas do livro são de fazer suspirar.
O ritmo de leitura ainda é lento, cansativo, não consegui ler tão rápido quanto alguns outros livros, mas talvez seja isso que nos faça ficar ainda mais ligados à história.
O que eu realmente não gosto nessa edição é que, além de a capa seguir uma linha totalmente diferente da primeira, ainda é bem menor. Não gosto quando isso acontece, principalmente na hora de colocar na estante. Mas apesar disso, essa é muito mais bonita do que a anterior em minha opinião.
Essa é uma história tocante, sobre amor e desafios que o mundo pode trazer, com um pano de fundo sobrenatural. Vale a pena ler. Não é dos meus preferidos, mas recomendo a leitura.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 01 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. eu ainda nem li Calafrio, por isso pulei a resenha. Se tudo ajudar, esse ano eu leio \o/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Tatha! Já li Calafrio e Espera e amei! Concordo com você quanto a mudança na capa e no tamanho do livro, também não gostei. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. OMG!!! AQUELE LIVRO TEM CONTINUAÇÃO! OMG OMG OMG!!!! Sou louca pra ler o primeiro e agora tem segundo? Assim eu morro! Tenho que pegar aquele livro já pra ler. JÁ! Ah que demais *-* adoro quando um livro tem continuação.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a série até ler a resenha, que na minha opinião não teve spoilers(e sim me ajudou a entender a história).Gostei da resenha e vou procurar ler Calafrio,pois sou fã de histórias com lobos.

    Fabianne

    ResponderExcluir
  5. Li no começo do mês esse livro... Cara, QUE RAIVA DOS PAIS DA GRACE. Eu tive TANTA vontade de entrar na história e dar uns TAPAS neles, que só vendo! Me irritaram muito, no kidding.
    Também adorei o romance Cole-Isabel, que se amam de um jeito beeem diferente que nosso açucar-demais Grace-Sam (falou a que tem um passarinho de nome Grace e um peixe de nome Samn -Q).
    E ahhh, nem me fale. Eu tô louca por Forever, faz quase 1 ano que lançou lá fora e NADA aqui. vou dar um petelecos na agir, tambem ;;;; e esse negocio das capas tambem me revoltou. por sorte nao tenho nenhum dos livros, e vou ver se relançam numa edição padronizada, antes de comprar.
    E ah, eu achei que tinha sido a única a ler devagar... mas cara, nao dá pra ler essa série sem fazer váarias pausas durante a leitura. Não sei porque é tão arrastado assim :(
    enfim, adorei a resenha, falou tudo HUAHAU

    ResponderExcluir
  6. Adooreei a resenhaa (:
    Ixii, eu já não gostava dos pais da Grace no primeiro imagina então nesse.. E tbm fiquei meio revoltada com esse lance da capa :/

    Aa eu preciso loogo ler esse livro, ainda por cima com esse novo romance *--*

    beijinhoos

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a sua resenha! Gostei muito! *-*
    Quando comecei a ler 'Calafrio" acabei dando uma parada no livro e até agora não o peguei para terminar de ler. Não sei bem o que me levou a deixar esse livro meio de lado, mas foi o que aconteceu. O estranho é que era um livro que eu queria muito e que comecei a ler assim que o recebi.
    Depois de ler sua resenha de "Calafrio" acabei me animando a terminar de ler o livro, mas como já estava lendo outros livros não tive tempo de retomar essa leitura.
    Sobre "Espera" posso dizer que gostei muito dessa capa, mas não entendo por que a editora não lançou o primeiro livro seguindo a capa original também. Gosto da capa de "Calafrio", mas por terem padrões tão diferentes, imagino que os dois livros não devem ficar nem um pouco bonitos na estante, pois nem parecem ser livros da mesma série.
    Uma coisa que me agrada nessa série é que temos a visão de mais de uma personagem, o que torna possível uma compreensão maior dos pensamentos, sentimentos e atitudes de cada um.
    Também gosto muito de lobos, por isso ainda não desisti de ler essa série. Agora só preciso de um tempo para retomar a leitura de "Calafrio" e depois ler "Espera" também.
    Os pais da Grace me irritaram muito até a parte que eu tinha lido, então se eles estão ainda piores no segundo livro, já imagino que vou passar a odiá-los. Também não consigo entender esse tipo de pessoa, por isso sei que para mim vai ser muito difícil entender o comportamento deles.

    ResponderExcluir
  8. Desde quando eu vi a capa de Calafrio, morro de vontade de ler. Mas nem sabia que já tinha continuação, tô super ficando pra trás :x

    De qualquer modo, gostei da resenha! Preciso ler os dois =)

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro da série,mas parece muito bom.Tenho uma amiga que adora a série e sempre me recomenda.Espero poder ler.
    Gostei bastante da resenha

    ResponderExcluir
  10. Bem recomendado :3
    Eu ainda não li calafrio, mas a capa é linda e realmente parece se um otimo livro, tambem gostei da capa deste e espero que quando le r eu não me decepcione
    adorei a resenha
    abraços

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse resenha como a primeira também *-* Estou mais anciosa ainda para começar a ler logo essa série, mas minha lista de leituras esta um pouquinho grande rsrsrsrs Mas assim que aparecer uma chance eu vou ler *-* Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Eu quero ler essa série. Não vejo comentários negativos dele! A Agir ( é Agir mesmo? xD) deu uma derrapada ao mudar as capas. E é menor? Õ_o Vixe, deve ficar uma coisa meio tensa na estante. Enfim, não li por ser uma continuação =\
    - Luiz Felipe Matos

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a série, mas assim que tiver um tempinho vou ler com certeza. As vezes vai ter coisas que não gostamos, mas o que podemos fazer a não ser aguardar as continuações né? hehe

    ResponderExcluir
  14. Realmente, livros que possuem continuação mas com tamanhos e capas diferentes é bem ruim.

    A capa que eu mais gosto é a de Espera.

    Beijos

    ResponderExcluir