Tudo Tem um Porquê - Marcelo Cezar

Para começar, queria dizer que o livro é muito bom, porque mostra as tramas de vários personagens se entrelaçando com o passar das páginas, ao longo de suas vidas terrenas e também no plano astral. A primeira história começa com Berenice e Durval, ela era muito possessiva, reclamava da vida e dos outros, se fazia de coitada, e se sentia infeliz porque não podia ter filhos, portanto era alguém bem amarga, enquanto ele era bem relaxado. Seu casamento estava por um fio, pois, devido a seus ciúmes obsessivos, ela achava que ele a traia. Berenice escutava o que uma jovem, que era afim de Durval, martelava na cabeça dela. Numa certa ocasião, Berenice vai à procura de Durval num bar que ele frequentava. Na saída, tropeça, bate com a cabeça e morre.
A moça, de nome Inês, vai, mais tarde, pertencer a esta história, conseguindo o que queria: ficar com Durval. Enquanto isso, seu pai era policial e maltratava muito a sua mãe, e ela acaba descobrindo que ele não vale nada e tem mulher e filho fora de casa. Sua mãe, com a ajuda espiritual de Berenice (que já havia morrido nesta ocasião), começa a se desvencilhar do marido, o põe para fora, e muda de vida, aprendendo a se amar e a dar valor a coisas que não dava antes. Ela, então, frequenta e auxilia o centro espírita com mais frequência, e ajuda a compartilhar sua crença.
Esse mesmo policial machista, no futuro descobre que o filho que teve com essa jovem, Soraya, com quem se relacionou durante o casamento com a mãe de Inês, não era dele, então a mata. Seu filho, então, vai ser criado por Inês, a filha que ele renegava, brigava e odiava, ainda mais depois de ela ter descoberto tudo o que ele fazia com a mãe.
Não posso esquecer que Berenice tinha uma irmã que morava com ela e seu marido, pois sua família era do interior. Seu nome era Maria Antônia, mais conhecida como “Toninha”, que era bem diferente da irmã, tanto física quanto psicologicamente, era alegre, alto astral e ávida por conhecimento. Este é o resumo destes personagens e o que aconteceu com a junção de suas vidas.
Tem outra história, a da Elisa Damasceno Bueno Soares Brandão, que vinha de uma família muito rica. Esta riqueza começou com a extração do ouro no século XVIII em Minas Gerais. Com a mudança para a capital, eles trocavam ouro por títulos de nobreza e cargos públicos. A jovem cresceu tendo tudo o que queria, só que às vezes o dinheiro comprava coisas muito perigosas. Tanto fez, armou e casou, que o marido só ficou com ela por amor a outra pessoa. Viveram mais ou menos trinta anos juntos, sem se tocar. Por fim, ele conseguiu se desvencilhar dela e foi viver sua vida como sempre quis.

Ela tem dois filhos e os manipula muito. Quando estavam conseguindo viver suas vidas, acontece um desfecho bem triste, que inclusive teve o dedo dela com o filho mais velho, Guilherme, de quem não gostava. O outro filho, Gustavo, conheceu Toninha, que trabalhava com Elisa, e se apaixonou por ela. Só que Toninha perdeu o emprego quando a mãe dele descobriu a paixão do filho pela moça.
Para mim, Elisa é louca, descompensada e má, muito má. Fez coisas que até Deus duvidava. E pagou pouco em vida por todo o mal que causou, então vai ter que retornar muitas vezes para reparar seus inúmeros erros. Mas não posso comentar com mais detalhes, pois as histórias, como disse, são muito longas. E se eu falar muito vou acabar dando spoilers.
Além destas, ainda há algumas outras tramas, que são importantes para o desenvolver do enredo, mas não vou lhes contar mais para que vocês leiam, porque vale muito a pena. O livro flui bem e é muito interessante. Mesmo com mais de quatrocentas páginas, não é nem um pouco cansativo, pelo contrário, é maravilhoso.
Além do mais, mesmo que as vezes pareçam histórias à parte, não são. Elas são entrelaçadas e todos os nós foram sendo desfeitos. Tudo teve princípio, meio e fim, e ainda um desfecho para lá de interessante. Vários ciclos se fecham: uns com coisas boas, outros com pendências, alguns com afinidades, e outros com chances de retorno para melhora. Ou seja, nossas almas sempre procuram seus semelhantes, pessoas boas com quem temos afinidades, mas no meio do caminho temos que enfrentar outras com as quais não nos conectamos, que irão afetar negativamente nossa vivência. Por fim, todas estas histórias se cruzam, e o desfecho da obra foi incrível.
Todos os personagens transmitiram algo para mim, então não conseguiria dizer qual deles foi o meu preferido. Porém, posso comentar que não curti alguns deles, como Elisa, Paula, Inês e seu pai. Só que sei da importância deles para o crescimento dos demais, e também para o desenvolver de tudo.
Este é um romance mediúnico inspirado pelo espírito Marco Aurélio, mentor espiritual de Marcelo Cezar. Já li todos os livros deste autor e desta parceria, e, inclusive, já falei sobre vários títulos aqui no blog antes. Se quiser ler alguma de minhas resenhas, basta clicar no nome do autor.
“[...] Embora nada aconteça por acaso, fomos criados para o sucesso. Se sofremos, é porque nos desviamos do rumo adequado e nos perdemos nas ilusões.”
O enredo da obra traz um grande aprendizado que vamos encontrar nas suas páginas: nos fala da felicidade, que nossa alma está sempre à procura dela, basta nos amarmos sempre e aprendermos a nos valorizar. Eu pelo menos aprendi muito com isso.
Não gostei muito da capa, acho que não foi feliz porque retrata uma personagem que não foi muito legal, a qual não gostei muito. Apesar de sua vida terrena, não podemos julgar o porquê de tudo que ocorreu com ela, mas acho que poderiam ter utilizado outro personagem para representar um livro tão bom quanto esse. A diagramação é padrão da editora, com fonte bem grande e ótimos espaçamentos, proporcionando uma leitura agradável.
Parabéns, Marcelo Cezar e Marco Aurélio! Essa dupla continua abalando as nossas estruturas como mortais, e amei mais este livro. Mal vejo a hora de ter outro título deles em minha estante, por isso fica aqui um apelo para que escrevam mais (como comentei antes, já li todos! Hahaha).

Depois da leitura desse exemplar, posso afirmar que tudo tem um porquê. Então é claro que eu não poderia deixar de recomendar fortemente esta obra para todos os leitores que gostam de romances mediúnicos bem escritos e desenvolvidos.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário