A Irmã da Sombra - As Sete Irmãs #03 - Lucinda Riley

Esse volume é o terceiro da série “As Sete Irmãs”, e conta a vida de Estrela D’Apliese, uma jovem introspectiva, que vive sempre apoiando e vivendo em função de sua irmã, Ceci, desde novinhas. Só que elas são muito diferentes: Estrela é tímida, muito ligada à leitura, gosta de estudar, curte cozinhar e fez curso relacionado a isso; enquanto Ceci é aventureira e adora esportes radicais, mas sobre ela só vamos saber com mais profundidade no próximo livro. Como a própria Estrela diz, elas são como antíteses, pois quanto mais quieta ela é e mais calada fica, Ceci fala mais alto e com mais frequência.
As duas vivem juntas e, como viajam muito, não têm residência fixa. Só que, depois da morte do pai, elas se mudam para Londres e Ceci compra um apartamento por lá. Porém, Estrela preferia ter mais contato com a natureza e os livros, portanto fica insatisfeita. Com essa mudança radical, resolve ir em busca de suas origens, que começa numa livraria de obras raras, e acaba conseguindo um emprego no local, fazendo parte deste fabuloso mundo literário, no qual ela descobre a fundo uma conexão com Flora MacNichol, que vem a ser, justamente, a pista deixada por seu pai, Pa Salt, o excêntrico milionário que adotou seis meninas em diversos lugares do mundo, cada uma com sua própria história de família. Quando ele morreu, deixou algumas informações para que cada uma delas pudesse descobrir mais sobre suas origens.
A narrativa, então, passa a ser intercalada com a vida da protagonista Estrela nos tempos atuais, e com a de Flora, sua “antepassada”, que viveu em Esthwaite Hall, Cúmbria, em torno de 1909. E aí começamos a acompanhar as duas tramas, em épocas distintas, como se fossem dois livros dentro do mesmo.
Gosto da forma como os títulos desta série são apresentados, já que primeiro conhecemos os personagens principais da atualidade, e depois embarcamos junto com eles para descobrir as origens de suas famílias biológicas. E esta volta ao passado, com a descoberta de onde vieram, é uma marca nestas obras de Lucinda Riley.
Flora era uma moça com seus vinte e poucos anos, que gostava de ficar sempre próxima a natureza, e adorava animais e plantas, era mais “pé no chão”, bem conformada, uma exímia desenhista, e também bem diferente da irmã mais nova, pois não gostava de bailes e nem foi apresentada à sociedade, vivendo reclusa e solteira até que seus pais lhe enviaram para Londres.
Lá, ela tomou consciência de sua verdadeira história, a qual nem mesmo tinha ideia de que era tão diferente do que conhecia. Além do mais, Flora se viu envolvida por um homem, mas precisou tomar decisões doloridas que mudaram completamente a sua vida e a de outras pessoas próximas a ela.
A parte em que acompanhamos Flora foi, definitivamente, minha preferida, pois se passa em uma época que eu gostaria de ter vivido, e que me dá aquela impressão de ter boas recordações, o que me traz sentimentos gostosos. Só não gostei nada do orgulho da moça e de uma importante decisão que tomou, pois esta atitude só trouxe muita infelicidade a todos os envolvidos por anos. Acho que Flora poderia ter parado para refletir um pouco antes de agir, o que teria mudado e melhorado muita coisa, inclusive para pessoas queridas por ela.

Não posso me estender mais nas explicações sobre estas duas vidas, que são, de um jeito ou de outro, “entrelaçadas” em algum momento. Como este é um exemplar bem extenso, visto que nos apresenta as duas histórias em épocas diferentes, você precisa ler para entendê-las em sua plenitude, mergulhando no passado e trazendo aquelas informações para a época atual, entendendo como Estrela se sentia ao descobrir detalhes sobre aquela outra vida, que acabou tendo ligações com a sua própria.
Gostei muito de ver o amadurecimento de Estrela e sua independência tomando forma, porque isso faz parte de seu crescimento como ser humano, já que ela passou a se olhar de outra maneira e encontrou a sua própria voz. E curti bastante ver o desenvolvimento de um romance para esta protagonista tão querida, pois ela merecia ser feliz e o rapaz com quem ficou é muito bom para ela, apesar de ser uma pessoa sofrida, e a química entre eles foi ótima.
Uma das coisas que eu mais admiro na escrita de Lucinda Riley é toda a pesquisa que ela faz para dar embasamento ao enredo e aos personagens, fazendo com que alguns deles pareçam tão reais que nos dão a impressão de que realmente existiram e apenas estamos lendo seus diários (apesar de a narrativa ser em terceira pessoa) – os demais realmente existiram, então ela apenas entrelaçou suas histórias reais com ficção, trazendo um trabalho fantástico para os leitores e fãs – eu faço parte do segundo grupo com orgulho.
Acho incrível que a autora também tenha se baseado na mitologia grega da constelação das Plêiades para a construção desta série, sendo que neste volume ela se inspirou na Astérope, a irmã da sombra, que vive isolada do resto, mas que precisa descobrir sua própria identidade e força.
A Editora Arqueiro fez um ótimo trabalho na edição deste livro, que, além da história, ainda conta com uma entrevista muito boa com a Lucinda, que me fez entender algumas coisas a respeito do seu processo de escrita e suas inspirações, e ainda outros detalhes. O texto está bem diagramado, proporcionando uma leitura mais fácil, além de contar com páginas amarelas, e a capa é linda e combina com as demais da série.
Aos leitores que buscam histórias bem construídas, com tramas interligadas, momentos de passado e presente juntos, personagens maravilhosos, muitas reviravoltas e um enredo de tirar o fôlego, não pode deixar de ler “A Irmã da Sombra”, ou qualquer um dos demais volumes da série “As Sete Irmãs”.
Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Tô louca p ler essa série ouvi falar muito bem dela e adoro a Lucinda Riley !!
    Caramba mais livro p comprar...vou falirrrrrrrrrrrrrr... Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro dessa série, gosto muito da escrita da Lucinda Riley, cada resenha que vejo dos livros me deixa ainda mais interessada em conferi essa série que vejo todo mundo falando super bem.

    ResponderExcluir
  3. Tive a oportunidade de ler os 3 primeiros livros da série que já foram lançados e estou super ansiosa esperando pelos próximos. Realmente, as histórias se entrelaçam entre passado e atualidade de uma forma muito gostosa. Ler Lucinda Riley é tudo de bom e mais um pouco.

    ResponderExcluir