As Épicas Aventuras de Lydia Bennet - O Diário Secreto de Lizzie Bennet #02 - Kate Rorick & Rachel Kiley

Lydia é a filha mais nova dos Bennet, e sempre foi a mais divertida de todas, levando a vida de maneira leviana, frequentando bares e baladas com frequência, matando aulas sempre que possível e não levando nada a sério. Quando sua irmã do meio, Lizzie Bennet, começa um vlog sobre sua vida que logo ganha popularidade, Lydia acaba colhendo os frutos da fama também. E ela simplesmente adorava toda essa atenção que estava recebendo, tanto que começou a gravar seus próprios vídeos. Até que percebe que a popularidade não vem só com coisas boas e passar por uma terrível situação.
Tudo por conta de seu (agora ex) namorado, Gerge Wickham, que aproveitou da fama de Lydia, traiu sua confiança e de quebra mexeu negativamente com a reputação da garota, afetando completamente sua vida, sua autoconfiança, e modo de agir. Mas alguns males podem ser utilizados para fazer as pessoas acordarem, então é a partir daí que ela decide tomar as rédeas de sua vida, enquanto busca ganhar o respeito de sua família e tenta encontrar seu lugar no mundo. Resta saber se ela está preparada para tudo isso, se vai desistir no meio do caminho ou se continuará sendo a baladeira irresponsável que sempre foi.
Eu amei a adaptação moderna de “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, escrita por Kate Rorick e Rachel Kiley, “O Diário Secreto de Lizzie Bennet”, que foi um complemento para a web série homônima, como vocês podem conferir na resenha (basta clicar no título), que li em 2014. Então, quando soube que a Verus Editora traria a continuação, desta vez narrada pela caçula, Lydia Bennet, eu sabia que precisava tê-lo. Assim que vi a capa nacional, pulei de alegria, afinal faltava pouco para estar com meu exemplar em mãos e começar a leitura, o que logo fiz quando o recebi. Porém, acabou que minhas expectativas não foram alcançadas, como vou explicar melhor mais abaixo. Apesar de, no final, ter adorado a experiência e achado que valeu a pena, fiquei com aquela sensação de que poderia ter sido mais.
Quando iniciei minha leitura desta obra, sabia que este seria um livro com uma evolução da personagem principal, que ela começaria tendo uma personalidade e acabaria crescendo com o avançar das páginas, tornando-se alguém muito mais madura no final. E foi isso mesmo que aconteceu, e adorei acompanhar essa mudança na protagonista, fazendo com que eu adorasse a mesma no fim, que me deixou com um sorriso no rosto e uma sensação de bem-estar.
Porém, na parte inicial da obra, eu não estava reconhecendo a Lydia que ela era no livro anterior e nem na web série, por mais que algumas de suas atitudes estivessem ali, ou que as autoras tentassem usar algumas frases que ela dizia para nos fazer associar a personagem desta história às outras, não conseguia enxergá-la ali. Soou como se estivessem forçando a personagem a ser alguém que não era, não sei se consegui explicar direito para vocês, mas se eu não soubesse que era aquela Lydia que conhecemos antes, talvez se eu não tivesse lido meu exemplar com capa e os nomes dos demais personagens tivessem sido trocados, eu não saberia que era uma “continuação”. Então isso me incomodou um pouco, porque eu gosto quando o personagem tem aquele seu jeitinho especial que faz com a gente saiba que é ele ali, narrando aquela história, mesmo num outro livro.
Confesso que até a metade não estava gostando muito da leitura, não. A protagonista estava bem chatinha, as situações que vivenciava também, e seus pensamentos muitas vezes me irritavam. Ou seja, foi penoso para mim essas primeiras páginas, eu me arrastei bastante e acabei demorando mais tempo do que geralmente demoro para avançar na leitura, inclusive porque não tinha tanto ânimo para continuar de onde parei.
E esperava alguém mais forte e determinada, alto astral e que não aceitava as coisas ruins com facilidade, mas encontrei alguém que reclamava muito e usava as mesmas respostas para justificar cada um de seus problemas. E eram muitos. Foi como um looping, com situações semelhantes entre si e as “resoluções” iguais. Acredito que se metade de tudo tivesse sido cortado, a leitura teria ficado mais dinâmica e, consequentemente, fluiria bem melhor.
Até que, chegando na metade, mais ou menos, tudo pareceu melhorar completamente, como se fosse outra pessoa escrevendo, ou até mesmo alguém diferente como protagonista. E olha que ela ainda nem mesmo tinha começado a mudar alguns pontos de sua vida e de suas atitudes.
A narrativa é em primeira pessoa pela própria Lydia, e eu gostei muito porque deu para conhecermos melhor um outro lado dela, que não tinha sido explorado tão bem e de forma tão íntima antes. Então podemos entender exatamente o que ela sente, como está lidando com cada uma das coisas que vivenciou e as consequências de tudo isso e de cada atitude que decide tomar, como sempre está buscando aprovações das pessoas ao seu redor, e também podemos entender a verdadeira Lydia, coisa que ela esconde de todo mundo.

Quando ela decidiu que deveria buscar respostas diferentes para tudo o que estava vivendo, e que deveria lutar para alcançar cada uma das coisas que desejava, tudo ficou bem melhor, mais empolgante. Eu realmente ficava torcendo para que ela conseguisse lidar com tudo, que alcançasse o que almejava e encontrasse seu lugar no mundo. Foi bem gostoso acompanhá-la quando passou a realmente tomar as rédeas de sua vida, sem colocar desculpas para cada uma de suas atitudes.
Os demais personagens que tiveram alguma importância no volume anterior, participaram ou foram citados neste daqui, e eu simplesmente adorei poder revê-los ou saber um pouco mais de suas vidas. Lizzie e Jane, as irmãs mais velhas, seus pais, George, Kitty (a gata), Darcy, Bing, e até mesmo o Sr. Collins foi citado. Mary, prima e melhor amiga de nossa protagonista, foi a personagem que mais apareceu e teve uma grande importância na vida de Lydia diretamente. Gostei muito de rever essa personagem em particular, porque ganhou mais destaque e mais voz do que anteriormente.
E ainda teve um espaço para um possível romance, que eu não vou dizer com quem, porque aparece mais de um personagem masculino para balançar com os sentimentos de Lydia – um deles não de forma positiva, mas leiam para descobrir. Uma pena que isso foi apresentado bem de leve e as autoras optaram por não desenvolver mais do que uma atração/envolvimento inicial. E, como eu sou uma romântica incorrigível e fã destas cenas mais fofas, fiquei sentindo falta de algo mais.
Eu gosto do projeto gráfico desta capa, porque remete a do primeiro livro, fazendo com que a gente logo saiba que se trata de uma mesma série, porém achei muito ruim terem usado uma outra modelo para representar a Lydia, porque estes exemplares são complementos para as Web Séries, tanto a da Lizzie quanto a da própria Lydia, que foi mais curta, porém bem significativa e é sempre citada neste exemplar, e lá a atriz é a Mary Kate Wiles, bem diferente desta moça ali. E eu não gostei justamente por isso, existe uma personagem com rosto na qual esta história foi baseada, inclusive nos agradecimentos as autoras falam sobre a Mary Kate, que sua voz soava na cabeças delas enquanto escreviam o livro (na minha também), e que esperavam ter feito justiça a ela. Por isso, não gostei da decisão da editora de ter escolhido outra pessoa para representá-la, acho que se não escolhessem a atriz, pelo menos que colocassem uma ilustração ao invés de outra pessoa.
O título é bacana, mas não acho que Lydia tenha tido aventuras épicas, como sugere. Pelo contrário, ela estava vivendo uma vida bem normal, como a de qualquer um de nós, com muitos questionamentos, arrependimentos, esperança, burradas, experiências do dia a dia, como emprego, aulas, uma ou outra saída para um show ou um bar, conhecendo gente nova, saindo com alguém em encontros, passeando um pouco como turista, amadurecendo, e coisas semelhantes. Só que, quando escuto alguém dizer que fez algo épico, imagino coisas realmente grandiosas, o que não aconteceu, apesar de terem sido significativas em sua própria vida.
Acho que o final ficou em aberto, mais do que eu gostaria, então tem espaço para mais uma continuação, o que eu acho difícil de acontecer, mas não deixo de desejar, afinal gostaria de mais respostas do que o epílogo nos deu. Porém, pelo menos tem um final feliz e satisfatório para a caçula carismática.
Recomendo “As Épicas Aventuras de Lydia Bennet” para aqueles que leram “O Diário Secreto de Lizzie Bennet” e gostariam de saber o que aconteceu com a mais animada das personagens depois que uma coisa terrível aconteceu com ela, que mudou completamente sua vida, seu modo de pensar e suas escolhas. Com certeza esse livro nos faz refletir bastante ao mesmo tempo em que torcemos para que nossa protagonista seja feliz e encontre o que deseja, então acho que vale a pena a leitura.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. A premissa desse livro não chamou minha atenção, embora sua resenha esteja perfeita. Também não li o primeiro volume, então, talvez, seja o motivo de não me sentir envolvida.

    ResponderExcluir