Boa Noite - Pam Gonçalves

Como muitos de vocês, eu já conhecia Pam Gonçalves, a autora deste livro, por conta do seu blog, assim como dos seus vídeos no Youtube. Então, quando vi que a Pam iria lançar um novo livro, agora inteiramente escrito por ela (o anterior, “O Amor nos Tempos de #Likes”, tinha um conto seu e mais dois de outros autores), fiquei bastante curiosa para saber mais sobre a trama que escreveu. E, assim que me foi possível, comecei esta leitura, e agora venho compartilhar com vocês o que achei.
Neste volume conhecemos a história de Alina, uma boa filha, boa menina e boa aluna. Agora ela está indo para a faculdade e anseia grandes mudanças, principalmente em seu status de nerd boazinha. Quando sai de sua cidade para cursar engenharia da computação, ela resolve entrar em uma república chamada República das Loucuras, local onde espera reformular a sua vida.
Logo na entrevista da república, Alina conhece Manuela, uma menina que acaba se tornando uma grade amiga de nossa protagonista, já que é bem alto astral, além de conhecer também Talita e Bernardo, um casal bem legal, e Gustavo, que é o dono da república. Foi bem gostoso acompanhar as interações deles, já que nos proporcionaram ótimos momentos de leitura.
A vida de nossa protagonista não é assim tão fácil, e, logo quando começa a assistir as aulas, percebe que em sua na sala só tem ela e mais três garotas, sendo o resto todo composto por rapazes. O que gera um grande preconceito por parte deles, achando que as mesmas não são capazes o suficiente.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Alina, o que achei bem legal, já que assim conseguimos entender melhor tudo o que ela estava passando. Essa obra consegue abordar, de forma leve e sutil, preconceitos que nós, mulheres, sofremos em diversas situações na vida, como a de nossa protagonista, por exemplo, por querer cursar uma faculdade que praticamente só tem homens, tendo sempre que provar que ela consegue; como a forma como muitas vezes as mulheres são tratadas no dia a dia, seja em uma festa, onde meninas são embebedadas e até mesmo violentadas, e ainda tem gente que fala que a culpa é delas por usar a roupa curta demais ou por beber, etc.
Os personagens são ótimos, muito bem construídos, cada um com o seu jeito de ser, fazendo com que a história fique ainda mais gostosa. Os personagens secundários também ganharam bastante destaque na trama, o que foi bem legal, já que eles são bem divertidos e completam o enredo.
Com uma narrativa leve e bastante fluida, esse livro consegue nos conquistar do início ao fim, com uma linguagem fácil, abordando outros temas importantes, além do machismo e do assédio, como racismo, drogas, homofobia, bullying, pessoas que conseguem se livrar dos crimes por terem pais influentes, ou serem influentes, entre outros, que nos fazem refletir sobre nossa vida e sobre o mundo de uma forma geral.
A capa é bonita e combina com a trama, mas eu teria escolhido algo diferente, já que esta não chama tanto a minha atenção assim. O texto do miolo não tem um tamanho muito grande, o que pode incomodar algumas pessoas na hora da leitura, o que felizmente não aconteceu comigo, e as páginas são amarelas.
Gostei bastante de ler “Boa Noite”, principalmente pelo fato de abordar temas tão vividos por nós, mulheres, em pleno século XXI, e trazer tudo de uma forma leve e despretensiosa. Com uma narrativa rápida e fluida, o livro da Pam, consegue nos conquistar do início ao fim, com uma história incrível e personagens maravilhosos. Recomendo esta leitura para todo mundo que goste de uma obra que nos faça refletir, além de ter um romance fofo.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Estou super curiosa pra conhecer a escrita da Pam.
    A história do livro parece ser boa, espero conhecer em breve.
    Ainda mais que a história conseguiu te conquistar do inicio ao fim, gosto disso.
    E por ser um nacional, estou bastante interessada.
    A capa está super caprichada, compraria o livro só por ela rs.
    Gostei da resenha :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Interessei-me pelo livro!! Quero saber o que ocorre com a Alina, como ela se sai na república, a parte do romance, e como acontece estes abusos, preconceitos, como lidar e talvez até evitá-los!! Ainda não li nada desta autora, gosto dos autores nacionais!! A capa está muito linda!!

    ResponderExcluir