The Kiss of Deception - Crônicas de Amor e Ódio #01 - Mary E. Pearson

Segundo leitura da Darkside, segunda paixão pela edição. Será que só eu paro de ler e fico admirando cada detalhe do livro? Sou apaixonada por esses hardcovers lindos, e não vejo a hora de ter mais e mais rs! O lindo da vez foi The Kiss of Deception, Crônicas de Amor e Ódio #01, da autora Mary E. Pearson, publicado claro pela Darkside Books.

No reino de Morrighan a tradição dita as leis e deveres, a primeira filha da casa real deve se casar com o príncipe de outro reino, Dalbreck, para selar a paz entre eles. Mas Lia tem outros planos, ela não acredita nos deuses, menos ainda na tradição, ela quer se casar por amor, e assim foge no dia de seu casamento.

Entretanto quando ela se retira da equação, as demais peças envolvidas neste jogo político também se movem no tabuleiro, seu ex-futuro marido quer encontrá-la a todo custo para conhecer quem é esta garota destemida que fez o que ele não foi capaz. Ao mesmo tempo um assassino de um reino inimigo, Venda, é mandado para aproveitar a desunião entre os reinos e expandir poder. Quem será o primeiro a encontrá-la? E será que eles serão capazes de lidar com aquilo que não procuram, mas mesmo assim encontram?

Kiss of Deception virou queridinho de muitos leitores, alguns meses atrás era apenas ele quem aparecia em todos os blogs e canais. Mas não entendi porque tanto barulho, a narrativa de Pearson é muito gostosa, se desenvolve com desenvoltura e é cativante, todavia não é um livro genial, menos ainda que mereça favoritar. A narrativa é feita em primeira pessoa  em grande parte por Lia, mas também com capítulos narrados pelo príncipe e o assassino, além de um único com sua amiga, Pauline. O fato de termos a oportunidade de ter a real visão dos sentimentos e objetivos destes personagens permite que saibamos o que eles de fato querem com a Lia, mesmo que seus objetivos em relação aos seus reinos já tenha se delineado.

Lia é a realeza, e todos esperam que ela aja como uma princesa, mas quem espera isso da protagonista se frustra porque ela é uma jovem decidida que não tem medo de sujar as mãos, trabalhar e viver com recursos limitados ou desconforto desde que esteja lutando por sua liberdade e sonho. Falta um pouco de maturidade em suas ações, mas que é compatível com seus apenas dezessete anos, e que acaba também por cobrar seu preço a ela. E devo confessar que muitas vezes fiquei surpresa com a capacidade de adaptação desta menina diante de tudo que aconteceu, ela consegue ter empatia com as pessoas que fizeram mal a ela, e isso é muito nobre!

Rafe e Kaden são o príncipe e o assassino, não necessariamente nesta ordem, porque um dos grandes trunfos do livro é que de repente não sabemos nas narrativas quem é quem, e aos poucos devemos descobrir quem corresponde a cada perfil. Devo dizer que falhei, tinha certeza de quem era o príncipe, mas quando cada um se revelou e errei, foi uma surpresa agradável, mas que não sei se acontecerá com todos leitores.

Quanto a personalidade de ambos podemos dizer que o príncipe assim como Lia não é muito adepto a regras, embora as siga de forma um pouco marginal. Também não queria casar mas faltou coragem para tomar alguma atitude, coragem essa que depois que conhece Lia acaba criando de sobra. O assassino é frio, passa boa parte do seu tempo acreditando que sabe o que tem que ser feito, mas as verdades que construiu para si acabam muito abaladas pela personalidade nada ortodoxa de Lia. Lia tem uma capacidade única de tocar quem a conhece, ela promove muitas mudanças com quem cruza com ela!

Um triângulo amoroso acaba se formando, mais por parte dos meninos do que da mocinha mesmo. Mas como não sabemos ao certo quem é quem escolher um lado se torna um tiro no escuro! E mesmo quando vc descobre quem é o assassino ele não consegue despertar raiva por ele, ao contrário, ele acaba despertando a mesma empatia que a personagem tem.

O mundo criado por Pearson flerta com algumas referências que temos da época medieval, mas temos pitadas sutis de magia, através dos dons que algumas mulheres têm, mas tudo muito sutil mesmo, ela não se envereda por essa veia, o que eu lamento porque daria um ar muito interessante a narrativa. Os personagens secundários são ótimos, e muito ricos em suas descrições.

Temos ainda uma religião com deuses que é muito explorada com trechos de canções, lendas e rituais pagões, que embora nada tem haver com catalocismo muito o lembrou, talvez a autora tenha apenas modificado a estrutura cristã, já que essa religiosidade que permeia o livro não tem muito do paganismo encontrado na Europa por exemplo. Mas ainda que diversas vezes citada não ficou clara os principais pontos da mesma.

Agora o que foi o final do livro?! Triste, angustiante e revoltante! Ainda bem que o segundo volume da série, The Heart of Betrayal já foi lançado recentemente pela Darkside, e assim a angústia pelo que aconteceu vai durar pouco! O terceiro livro The Beauty of Darkness saiu lá fora, e espero que não demore a chegar aqui. The Kiss of Deception é um livro delícia, não tanto quanto dizem, mas sim vale a leitura, e rende bons momentos, especialmente se você for alguém que acredita na força do amor e do ódio!

Avaliação







Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler esse livro, tanto porque a premissa da história me chamou a atenção, e me despertou interesse de leitura, mas também porque a edição esta maravilhosa, além de que nunca li nenhum livro dessa editora maravilhosa. A forma como a trama se desenvolve me pareceu extramente envolvente, além de que os personagens são marcantes. O final me pareceu super legal, quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me deixou com ainda mais curiosidade para conhecer essa obra.
    Estou vendo bastante opiniões positivas sobre o livro e isso faz com que eu queira ler ainda mais ele.
    A história parece ser incrível, adoro esse gênero <3
    Parece ser uma leitura que te prende do início ao fim :)
    Já está na minha listinha de desejados rs
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por esta capa, comprei esse livro em uma promoção super legal e estou louca p ler mas minha lista de leitura é tão grande ... Adorei a sua resenha. bjão!!

    ResponderExcluir
  4. Após ler este texto com certeza vou comprar este livro, pra ontem! Além de ter uma capa linda <3

    ResponderExcluir