O Herói Improvável da Sala 13B - Teresa Toten

Quando eu li a sinopse deste volume, fiquei super empolgada para começar a ler esta obra, pois, além da capa ser fofa, a sinopse prometia uma história profunda, cheia de emoção, com uma pitada de humor, além de esperança, ou seja, todos os ingredientes para um excelente livro. Sendo assim, logo que me foi possível, comecei esta leitura e agora venho compartilhar com vocês as minhas opiniões a respeito deste volume escrito por Teresa Toten, e traduzido para o português pela editora Bertrand Brasil.
Neste volume conhecemos Adam Spencer Ross, um menino de apenas catorze anos que já carrega uma grande bagagem emocional, uma vez que tem TOC e também está enfrentando a separação dos pais, o que para ele é muito difícil, já que sua vida muda completamente, tendo duas casas, etc. Para ajudá-lo a superar todos esses problemas, sua família acredita que é importante que frequente um grupo de apoio, e, mesmo achando que eles não poderiam estar mais errados, Adam começa a frequentar a sala 13B, onde tem um grupo de apoio a jovens com TOC.
Neste grupo de apoio dirigido pelo psicólogo Chuck, vemos que o mesmo auxilia os jovens para que eles façam amizade entre si, por isso ele tem uma ideia, onde cada um deles deve escolher um super-herói para usar como identidade na reunião.
Apaixonado por uma das integrantes do grupo, que ele tem certeza de que seus lábios devem ter gosto de pêssego, Adam acabou escolhendo a sua identidade de Batman, uma vez que ela escolheu ser Robin. Os dois então começam a conviver e acabam se apaixonando. Foi muito bonito ver o amor crescendo entre eles, mesmo diante de tantas dificuldades.
Robyn é uma menina muito inteligente, complexa e sábia, ela já sofreu muito, e, por isso, também traz uma grande carga emocional consigo mesma. As cenas dela indo embora com Adam são bem interessantes, até porque eles fazem o caminho de casa juntos, passando pelo cemitério. Sei que vocês podem achar esquisito eu falar isso, mas quando lerem o livro vão entender melhor.
Narrado em terceira pessoa, a história foca mais no ponto de vista de Adam. Achei a forma da narrativa da autora bem legal, já que assim conseguimos entender tudo de uma maneira geral e mais ampla, porém senti falta de ter as palavras de Adam, achei que poderia ter um pouco de sua visão em primeira pessoa, para conseguir nos envolver ainda mais nesta trama, já que o garoto tem muitas coisas acontecendo em sua vida.
Com uma narrativa rápida e fluida, essa história consegue envolver a gente em todos os momentos, com temas mais sérios e pouco abordados, como o TOC. Além disso, encontramos uma leitura bastante reflexiva, principalmente quando vemos mais sobre a família de Adam, até mesmo a sua relação com o seu irmão de apenas cinco anos, e a relação com a sua mãe.

Esse é um volume que nos faz refletir, com uma história emocionante, personagens autênticos, cada um com o seu jeito de ser, nos conquistando em todos os momentos, e um pano de fundo bem legal. A autora conseguiu abordar vários temas mais sérios de forma leve, trazendo uma história que pode ser lida por todo mundo e que com certeza vai te conquistar de alguma maneira.

A capa é muito fofa e a considero um milhão de vezes mais bonita do que a de qualquer outra edição internacional que vi desta obra, e nos prova que, muitas vezes, o menos é mais. A diagramação do texto está bem confortável para uma leitura adequada, e as páginas são amarelas.
Quem gosta de livros que conseguem nos conquistar com personagens incríveis e um pano de fundo maravilhoso, não pode deixar de ler “O Herói Improvável da Sala 13B”, pois ele traz uma história que nos envolve e nos deixa com um gostinho de quero mais quando chega ao fim. Além disso, conseguimos entender um pouco mais sobre o TOC e sobre as relações familiares, em uma leitura leve e reflexiva que com certeza vai te agradar de alguma maneira. Recomendo para todos.
Avaliação


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ainda não conhecia esse livro, porém estou apaixonada por ele após ler sua resenha. Sou estudante de psicologia, portanto todo livro que retrata algo como toc, ou algum transtorno, e que mostre superação e como as pessoas vão lidar com isso, acabo me sentindo atraída a leitura. Realmente essa e uma história que parece ser divertida, e que fluí de maneira maravilhosa, já vou incluir esse livro na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que pude ver aqui parece ser uma história boa.
    Com o tema bem interessante, para refletir mesmo.
    Não conhecia o livro ainda e confesso que me interessei.
    Sua resenha me deixou curiosa, espero conhecer a obra em breve.
    Gostei! Adorei a capa também, um amorzinho.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir