Traços - Eduardo Cilto

Quando li a sinopse deste volume pela primeira vez, me encantei bastante com o que o enredo me prometia. Primeiro porque adoro ler livros que se passam em locais que eu conheço, me sinto mais próxima da trama, de uma forma que ela se torna mais real para mim, como se os personagens fossem mesmo meus amigos; segundo porque adoro uma boa história (vi resenhas bem positivas), ainda mais quando vejo que tem amizade envolvida. Então não consegui resistir e logo o coloquei na minha pilha de leitura. Agora, venho compartilhar com vocês as minhas opiniões a respeito deste título escrito pelo brasileiro Eduardo Cilto, e publicado pelo selo Outro Planeta, da Editora Planeta.
Neste volume, conhecemos a história de Matheus, um menino tímido e de poucos amigos, que está no último ano do ensino médio e que resolve a ir a uma festa da sua escola com sua amiga Beatriz, uma garota bonita e popular pela qual ele nutre uma paixão secreta. Tudo estava indo bem, até que eles resolveram terminar a noite participando de um ritual místico (esse de característica bem duvidosa). Após algumas palavras, Beatriz entendeu que ela tinha que ir à São Paulo para realizar o seu destino. Claro que ela não queria ir sozinha, por isso pediu para que Matheus a acompanhasse.
Sendo apaixonado por ela, ele resolve acompanhá-la, principalmente depois de ter um desentendimento com o seu pai. Então os dois embarcam nesta grande aventura em uma viagem de ônibus com pouquíssimo dinheiro. Essa jornada nos rendeu boas risadas, já que nem tudo foi como esperado e eles tiveram alguns perrengues pelo caminho.
Vemos que, durante toda a viagem, Matheus acaba refletindo no caminho sobre sua vida, nos dando mais oportunidades de conhecê-lo. E durante todas as ocasiões, até mesmo quando eles chegam a São Paulo e vão atrás de seus destinos, vemos que as coisas não são como esperavam e, por esse motivo, enfrentam vários desafios. Em todo momento vemos também temas importantes da atualidade, que foram expressados e escritos de uma maneira leve, que nos faz refletir, e são assuntos importantes como corrupção, homossexualidade, bullying, entre outros.
Com uma narrativa rápida e fluida, esse livro nos proporciona ótimos momentos em uma viagem de descoberta dos protagonistas. Foi bem gostoso acompanhar os dois nesta aventura repleta de experiências. Os personagens são incríveis e muito bem descritos, fazendo com que a gente torça para que tudo dê certo em suas vidas. Foi bem interessante também acompanhar o amadurecimento dos mesmos diante das várias situações que enfrentam em seus caminhos.

A capa é um verdadeiro amorzinho com esta ilustração linda, que combina com o conteúdo, e as cores são harmoniosas. A adorei completamente. O texto é bem diagramado, com fonte e espaçamentos confortáveis para uma leitura agradável, no início de cada capítulo há uma silhueta de cidade ilustrada em traços finos, bem fofa, e as páginas são amarelas.
Foi muito bom poder acompanhar esses dois amigos em uma viagem de autodescoberta, onde eles passam por diversas aventuras, que nos proporcionam ótimas risadas, além de momentos de reflexão, já que esse livro consegue também retratar temas mais pesados de uma maneira mais leve, falando sobre alguns assuntos que estão presente no nosso dia a dia, como preconceito, drogas, traumas, entre outros. Recomendo “Traços” para todo mundo que gosta de uma leitura leve e fluida, que consegue prender a gente do início ao fim com personagens incríveis e um pano de fundo maravilhoso.
Avaliação



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Já tinha visto a capa e gostei muito(compro vários livros pela capa kkkk) Não sabia qual a sinopse e após ler a sua resenha me interessei bastante, gosto deste tipo de leitura. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Desde que soube do lançamento desse livro a sinopse me chamou a atenção, no entanto como li algumas criticas negativas acabei desanimando da leitura, porém após ler sua resenha voltei a me sentir entusiasmada com a leitura. A trama me pareceu cativante, os personagens a forma como eles se relacionam me pareceu envolvente. Pretendo da uma chance a esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ao ler a sinopse, senti uma vontade imensa de conhecer o livro, gostei da capa também.
    Mas dai depois de ler algumas resenhas sobre ele, acabei meio que desistindo de ler a obra rs
    Acredito que a história não me prenderia e não vou ler tanto cedo :(
    Mas a sua resenha está ótima.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Gostei da capa e amei a sinopse. Li sua resenha e apenas reforçou a minha vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir